domingo, setembro 27, 2009

HÁ CADA VEZ MAIS PESSOAS A PENSAR COMO NÓS




O verdadeiro voto útil. O voto nas melhores ideias. O voto nas melhores políticas. O voto em quem mais trabalhou. O voto em quem mais pode fazer por Portugal. Sei bem que há cada vez mais pessoas a pensar como nós. Mas, por hoje, não se limitem a pensar. Votem também como nós. Vamos dar força ao CDS. Juntos seremos ainda mais!

quarta-feira, setembro 09, 2009

Sobre educação

No dia em que Portugal conheceu o Relatório OCDE sobre abandono escolar, pondo em evidência os nossos maus resultados, quando todos se unem na crítica unânime às políticas educativas da dupla Sócrates/Maria de Lurdes Rodrigues, quando a oposição fala, em quase uníssono, da necessidade de repôr a autoridade os professores e revogar o Estatuto do Aluno, todos deviam perder (ou ganhar) dez minutos a ler o discurso de Obama na abertura do ano escolar. Tudo o que é importante dizer-se sobre a educação, o esforço, o mérito e o trabalho está lá. É uma lição de democracia, de liberdade e de responsabilidade. Pais, professores, políticos, mas, sobretudo, alunos deviam ler com muita atenção este discurso e perceber o que se joga, todos os dias, nas escolas: o futuro de cada um de nós (vocês) e do nosso país.

«Já fiz muitos discursos sobre educação, e falei muito de responsabilidade. Falei da responsabilidade dos vossos professores de vos motivarem, de vos fazerem ter vontade de aprender. Falei da responsabilidade dos vossos pais de vos manterem no bom caminho, de se assegurarem de que vocês fazem os trabalhos de casa e não passam o dia à frente da televisão ou a jogar com a Xbox. Falei da responsabilidade do vosso governo de estabelecer padrões elevados, de apoiar os professores e os directores das escolas e de melhorar as que não estão a funcionar bem e onde os alunos não têm as oportunidades que merecem.

No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos.

E hoje é nesse assunto que quero concentrar-me: na responsabilidade de cada um de vocês pela sua própria educação.

Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar. E é a vocês que cabe descobrir do que se trata. É essa oportunidade que a educação vos proporciona.

Talvez tenham a capacidade de ser bons escritores - suficientemente bons para escreverem livros ou artigos para jornais -, mas se não fizerem o trabalho de Inglês podem nunca vir a sabê-lo. Talvez sejam pessoas inovadoras ou inventores - quem sabe capazes de criar o próximo iPhone ou um novo medicamento ou vacina -, mas se não fizerem o projecto de Ciências podem não vir a percebê-lo. Talvez possam vir a ser mayors ou senadores, ou juízes do Supremo Tribunal, mas se não participarem nos debates dos clubes da vossa escola podem nunca vir a sabê-lo.

No entanto, escolham o que escolherem fazer com a vossa vida, garanto-vos que não será possível a não ser que estudem. Querem ser médicos, professores ou polícias? Querem ser enfermeiros, arquitectos, advogados ou militares? Para qualquer dessas carreiras é preciso ter estudos. Não podem deixar a escola e esperar arranjar um bom emprego. Têm de trabalhar, estudar, aprender para isso
.
»

Excerto do School Year Opening Speech, por Barack Obama


terça-feira, setembro 08, 2009

Quem foi que disse????

A Madeira é "a expressão de um vasto e notável progresso no País."

"A Madeira é bem o exemplo, com democracia, com autonomia, com a integração europeia de um vasto e notável progresso no País."

A Madeira é "um trabalho notável, é uma conquista extraordinária, é uma obra ímpar e isso deve ser reconhecido."

"Na Madeira, tudo é uma conquista e, por isso, é que a vivência e concepção de autonomia na Madeira não é tanto a institucional, a conceptual ou jurídica, é sempre uma concepção de luta, de combate, de tenacidade, de vitória, de dinâmica, de afirmação em crescente."

"Mas toda esta obra historicamente tem um rosto e um nome, e esse nome é o do presidente do Governo Regional da Madeira, a quem quero também prestar uma homenagem, na diferença de posições, por esta obra e este resultado."

Alberto João Jardim é "um exemplo supremo na vida democrática do que é um político combativo."


Terá sido Manuela Ferreira Leite na sua recente e polémica visita à Madeira? Terá sido algum dirigente nacional do PSD? Não! Por incrível que pareça todas estas afirmações, que elogiam amplamente a obra (mas também o carácter, a combatividade e a forma de fazer política) de Alberto João Jardim são do Presidente da Assembleia da República e distintíssimo militante e dirigente socialista Jaime Gama, quando da sua visita ao Funchal, em 2008.

Nessa altura, Alberto Martins, João Tiago Silveira e demais amigos socialistas não se manifestaram ofendidos com os elogios ao Presidente do Governo Regional. Dualidade de critérios em tempo eleitoral não vende nem convence. Temos pena!

Sou insuspeito de simpatias por [preencher, a gosto]

sou insuspeito de simpatias pela Madeira
Por José Sócrates, Primeiro Ministro de Portugal (Madeira incluída)

Pois é! O PM não discorda, apenas, de AAJ, das suas políticas e estilo. O PM não se limita a criticar o Governo Regional da Madeira. O PM não gosta da Madeira. Da terra, do arquipélago. Das suas gentes e dos seus votos (suponho). E, com a mais distinta lata, admite-o, em discurso directo.

Depois disto podemos imaginar outras frases, igualmente verdadeiras, de José Sócrates, que vivem na sua cabeça prontas para um dia (próximo) se libertarem:

Sou insuspeito de simpatias pela Manuela Moura Guedes e o seu Jornal Nacional.
Sou insuspeito de simpatias pelos professores.
Sou insuspeito de simpatias pelos jornalistas.
Sou insuspeito de simpatias pelos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.
Sou insuspeito de simpatias pelos profissionais de segurança.
Sou insuspeito de simpatias pelos agricultores.
Sou insuspeito de simpatias pelas famílias.
Sou insuspeito de simpatias pela classe média.
Sou insuspeito de simpatias pelas PME's.
Sou insuspeito de simpatias pelos idosos.
Sou insuspeito de simpatias pelos doentes.
Sou insuspeito de simpatias pela liberdade de imprensa.
Sou insuspeito de simpatias por todos aqueles que falam da minha licenciatura.
Sou insuspeito de simpatias por todos aqueles que falam do caso "Fripór".
Sou insuspeito de simpatias por todos os portugueses que me criticam.

sexta-feira, setembro 04, 2009

“Um homem incapaz de tomar conta da sua família não pode tomar conta do País”.*

Qual o objectivo desta crónica de Fernanda Câncio, no DN de hoje? O que pretende insinuar? Qual a mensagem ou a "moral" que pretente passar?

Terá alguma relação (remotamente... muito remotamente) com o veto presidencial às alterações da lei da união de facto? É que, se era esse o propósito da cronista, lamento mas o texto saiu-lhe ao lado! Ninguém, à esquerda ou à direita, contesta a liberdade de duas pessoas viverem em união de facto. Felizmente os tempos mudaram e já não há discriminação quanto ao estado civil! Temos (e tivemos) Primeiros-Ministros casados, divorciados, viúvos e unidos de facto, sem que tenha vindo mal ao mundo (e ainda bem que assim é).

O que algumas pessoas contestam, é a imposição de certa esquerda de tentar tornar, por via legislativa, as uniões de facto em "quase-casamentos" quando, manifestamente, essa não é a vontade das partes! (Mas lá está, certa esquerda e este Governo em particular tem dificuldade em aceitar que as pessoas tenham vontade própria.) E isso apenas confirma a já tristemente célebre frase do nosso PM no debate de quarta-feira de que "a liberdade de escolha é pura demagogia". De facto, para certa esquerda, a última fronteira da modernidade é, na verdade, limitar a liberdade individual. E não me parece que fosse essa a lógica de Sá Carneiro, a ver quer pela sua acção, quer pelo seu testemunho de vida.

Por último, não me parece que a esquerda deva querer falar de Sá Carneiro e da sua relação com Snu Abecassis, sob pena de termos todos que relembrar o que, à época, o grande "democrata" Mário Soares (e hoje, possivelmente, convertido em apoiante das ditas causas fracturante) pensava e dizia sob o tema, assumindo o mais abjecto conservadorismo e intransigência ao defender os valores da "família tradicional" contra o seu oponente em "situação familiar irregular".

Felizmente os tempos mudaram... mas o passado continua a ser o que foi!



___________________________________
* A frase é de Mário Soares num tempo de antena das eleições intercalares, em Dezembro de 1979.

quinta-feira, setembro 03, 2009

O que se passou?




"E quando não me virem no ar é porque alguma coisa se passou." MMG, hoje, em entrevista ao Público.


Amanhã não a veremos no ar. O que se passou?

Asfixia Democrática???

Jornal de Moura Guedes suspenso e direcção de informação demite-se

Gabinete de José Sócrates acusado de ameaçar gestor do PSD


Vale a pena ler e tirar as devidas consequências (com efeitos a 27 de Setembro). Nem Cavaco, no auge do Cavaquismo, ousou ir tão longe!

Portas vs Sócrates - as frases



"Há um filme que se chama 'Sei o que fizeste no Verão passado'."
JS

"O senhor para resolver a segurança no Cacém vai até ao Iraque."
PP

"O que está em julgamento é a maioria absoluta que este governo teve. Para si, ou tudo é culpa do passado ou é culpa do mundo."
PP

"O optimismo do primeiro-ministro perante a crise social significa que não percebeu a realidade ."
PP

"Não sou optimista nem pessimista. Sou determinado."
JS

"O primeiro-ministro dorme descansado com a injustiça social."
PP

"A liberdade de escolha é pura demagogia."
JS

"Vá interrogar os seus camaradas."
PP

"Não lhe dou troco."
pp

quarta-feira, setembro 02, 2009

O pai babado

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és...