terça-feira, junho 08, 2004

Força Portugal



As Eleições Europeias continuam a dar que falar e continuarão. Pelo menos até ao próximo sábado, quando o tema se esgotar. Sim, V.Exas leram bem... não estou a falar de domingo, dia em que todos iremos votar. Estou a falar do acontecimento do próximo Sábado, dia 12, às 17.00, no Estádio do Dragão. A partir desse momento nenhum outro assunto haverá para além dos golos, das faltas, dos cartões, dos jogadores, das fintas, das faltas, etc...

Mas até esse dia glorioso chegar, os portugueses vão ter que se contentar com os fait-divers de uma campanha que parece que nunca mais começa!

Como apoiante da Coligação FORÇA PORTUGAL, tenho que confessar que me tenho divertido imenso com o desnorte do Partido Socialista. Parafraseando o candidato Bloquista, o PS anda em ziguezague. Ataca à direita, finta à esquerda, falha o golo e ainda leva um cartão vermelho, mesmo no fim do jogo!

Mas a diversão não basta, e aquilo que eu gostaria de ver era um amplo debate sobre a Europa na Sociedade Portuguesa, numa altura em que os 25 se preparam para aprovar algo tão importante e, porque não dizer, polémico, como o Tratado Constitucional. Um debate sério, aprofundado sobre os desafios de uma Europa a 25 e sobre futuros alargamentos e/ou parcerias estratégicas – casos da Turquia, Rússia, Israel, Magrebe, etc. Gostaria de ver discutida a relação Euro-Atlântica e qual a ideia da UE para a Nato e a sua relação com a PESC. São questões importantes, fundamentais, em relação às quais andamos todos alheados e para as quais também não tenho visto respostas por parte dos candidatos da oposição!

A bem da verdade, a única questão ‘europeia’ sobre a qual o PS tem falado é o suposto ‘euro-cepticismo’ do CDS! É pena que o Professor Sousa Franco não saiba o que é ser Euro-céptico e confunda a posição de um partido que quer mais Europa, ainda que construída com pequenos passos, mas firmes; feita com e para os povos e não contra eles; solidamente apoiada pelos Estados e pelas Nações ao invés de Federalista, com euro-cepticismo! É pena, mas é o adversário que temos! E é o mesmo que confunde Direita com Extrema-Direita, com Fascismo, com Racismo e com Xenofobia. Que confunde o grupo Europeu UEN, com neo-fascistas, pretendendo, com isso, dizer, naturalmente, que a actual Presidência da UE é perigosamente extremista de Direita!

Como dizia outro senhor que, noutro jogo, ainda no primeiro tempo se fintou a si próprio ‘fugindo’ do campo, «é a vida»!

Nós queríamos discutir a Europa. Eles preferem os padeiros, os apitos e outros artefactos igualmente interessantes. Temos pena, mas é esta a Esquerda Que Temos!

Pode ser, já que acham tanta graça a metáforas, que domingo fiquem contentes de levar um grande melão para casa!!!!!!!!

Força Portugal!

Nenhum comentário: