quinta-feira, junho 17, 2004

Gosto da Espanha, e depois?????

Espero que ninguém duvide que eu seja patriota, que goste de Portugal e tenha muito orgulho em ser portuguesa, até porque são verdades inabaláveis.

Se há sentimento que considero bonito e saudável é o patriotismo. Devemos gostar do país em que nascemos, defendê-lo, apoia-lo, servi-lo e honrá-lo. Desde pequenina que me foi ensinado que devemos respeitar a nossa Nação e ter orgulho na terra em que nascemos, mesmo que seja um pequenino país, à beira mar, muitas vezes na cauda das estatísticas, cujo auge de glória passou há 500 anos! Com o muito que tem de bom e com o que tem de mau, Portugal é a minha Pátria e tenho muito orgulho nisso!

Porém, gostar de Portugal não impede que haja outros Estados que me inspiram sentimentos de admiração e respeito. Não é segredo para ninguém que sou verdadeiramente pró-Americana, desde tenra idade, que tenho um imenso fascínio pela Inglaterra e que também tenho um fraquinho por Espanha (que, ao contrário do insinuado por alguns Dahh's que andam por aí, não é fruto de acontecimentos recentes que me aproximam do país vizinho!!!!).

Eu sei que Espanha é o típico e tradicional 'inimigo público número 1', mas eu tenho que confessar que esse tipo de 'histórica rivalidade ibérica' não me inspira a mínima simpatia! Estamos no mesmo barco (esta península à beira do Atlântico que partilhamos desde tempos imemoriais), logo é melhor que nos demos bem! Para quê alimentar uma rivalidade que não faz sentido???? Uma relação privilegiada com Espanha pode fazer a diferença numa Europa a 25, para além de que eles são o nosso único vizinho, uma economia pujante e uma Potência em potência (perdoem a redundância!).

Se gosto dos Espanhóis (a 'costela espanhola' da família deve ter vindo inteirinha para mim, porque não conheço mais ninguém tão 'ibérico' por entre a parentela!) é já flagrante que não gosto de franceses. Irritam-me solenemente! Não terá explicação racional, mas acho que aquela mania deles de que são os melhores (quando na verdade são, na generalidade, muito mauzinhos!) é algo que me tira do sério! Mas também pode dever-se apenas ao facto de ser muito mais 'anglo-saxónica' na maneira de pensar e ver o mundo e, naturalmente, isso me fazer herdar a tradicional antipatia 'towards the frogs'!

De todo o modo, embora simpatizando com os Espanhóis, (sobretudo porque têm uma Monarquia!!!!!) domingo, claro está, vou estar a torcer para que Portugal lhes dê uma valente goleada!!!!! E para que a Grécia perca e, assim, mesmo perdendo com Portugal, a Espanha possa passar aos quartos de final e mandar para casa os irritantes Franceses!

3 comentários:

Anthrax disse...

Só pelo facto de afirmar que não grama os franceses, eu (moi même), não só não lhe chamo herege, como retiro todos os os hereges que lhe ando a chamar desde o início do dia.

E fique sabendo que acabou de fazer um «piqueno pózinho», muito feliz :)))

BSC disse...

Anthrax não me diga que desconhecia que eu não gramava os Francíuses!!!! Pensei que tal 'desgramanço' fosse público e nortório!

Mas fico feliz de ver que o amigo é um anti-francês militante, tal como eu!!!!! E 'right this moment' deve estar a vibrar com a fantástica selecção do amigo Beckam!!!!! (E rezando para os Frogs perderem com a Croácia!)

Cá por mim, como sou, usando a expressão do Crackdown, fruto de 'mestiçagem' com gente lá das Englands, trago uma bandeira da Inglaterra (em forma de pin!) na lapela!!!!!

Anthrax disse...

Por acaso ainda não tinha reparado que o amigo era um anti-francês militante também :))) Mas fico muito, muito contente e confesso que até pulei quando a Croácia marcou o 2º golo. Infelizmente empataram.

De qualquer forma, ainda espero arranjar pelo menos uma bandeirita com a cruz de S.Jorge (sempre é mais bonita que a Union Jack).