sexta-feira, junho 25, 2004

O Programa das Festas

Parece impossível (até me assustei quando fiz as contas!) mas há quase 19 anos que ando na escola. Não admira, pois, que esteja farta!

Entrei para a escola, pequenina, inocente e ingénua, pensando que os meus dias de 'estudante' seriam para sempre recheados de brincadeiras, cumplicidades, recreios, jogos e canções! Nessa época, lembro-me ainda tão bem, invejava 'os grandes' lá da escola (que eram os do ciclo!) porque eles andavam sempre com livros e cadernos e um ar muito atarefado!

Acontece que os tempos de total despreocupação passaram depressa, e logo comecei a perceber que afinal a escola implicava trabalho e esforço!

Primeiro, para não assustar, vieram os desenhos e as aulas de francês, mais ou menos dadas a cantar! Depois o desafio de aprender a ler (foi em Fevereiro de 1988 que eu recebi o meu 'certificado' de como já sabia ler!), a escrever e contar... Logo de seguida a tabuada, os ditados, as composições, a história (para os pequeninos) e a geografia, o francês e o inglês, os verbos e as equações! Curiosamente (isto sempre me fez confusão) quanto mais aprendia mais me queriam ensinar, e assim ia aumentando a grossura dos livros!

E foi num instante, (passa mais depressa do que possam pensar os mais novos), que cheguei à fase dos trabalhos, das pesquisas, das orais, das teses e das dissertações!

Mas há uma lição que aprendi em pequenina, no meio da tabuada e dos «0 erros», que não esqueço: só com esforço, mérito, método, empenho e ambição podemos ter sucesso! Há uma frase de que gosto muito que diz que o único sítio que em que o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário! Pois não é que é verdade????

E é exactamente por ter aprendido essa lição, se bem que adocicada pelas canções e pelas brincadeiras nos intervalos, que ainda hoje me esforço e trabalho para atingir os objectivos. Isto tudo para dizer que, neste momento, o objectivo é ter uma boa nota no meu próximo exame e que, para tal, há que estudar muito (e bem)!

Pois é, tanta conversa para dizer que é este:

o meu 'Programa de Festas' para os próximos dias!

Um comentário:

crack disse...

ralafa...
que saudades!