terça-feira, setembro 28, 2004

O Código



Confesso que durante o Verão resisti estoicamente ao livro do momento, «O Código da Vinci» por duas ordens de razões, distintas, mas de peso:

- em regra não gosto de seguir o rebanho nas leituras ou nos filmes do momento. Talvez por isso não tenha visto a «Paixão de Cristo» e tenha resistido ao «Código da Vinci»;

- tendo acabado recentemente um Curso de Direito nenhum título podería ser para mim menos apelativo do que um que contivesse a palavra «Código».

Pois bem, resisti mas acabei por sucumbir e ler o mais famoso policial dos últimos tempos. Confesso que, como a maioria dos livros, li-o de uma penada e gostei. Gostei da intriga policial alucinante e bem construída e gostei das pistas que nos dá sobre sociedades secretas e interpretações novas a dar aos Evangelhos e ao discurso tradicional da Igreja. Confesso também que, depois de ler o livro, não percebo quem fica chocado com o que lê e quem vê no Código da Vinci algo herético e anti-católico! Não percebo mesmo, mas talvez o defeito seja meu! O objectivo do livro não me parece ser um atentado à Igreja, ao Opus Dei ou à própria figura de Cristo que, antes pelo contrário, é visto através dos olhos do autor como uma figura extraordinária não apenas por ser filho de Deus mas, sobretudo, por ser um Homem que, no seu tempo, fez coisas excepcionais. Sai reforçada a humanidade de Jesus, mas uma humanidade que nada tem de ‘igual a nós’, porque é a humanidade de um Homem extraordinário que fez coisas extraordinárias. À mistura temos as histórias sobre a verdadeira natureza do Santo Graal, sobre o papel de Maria Madalena e sobre o estranho Priorato do Sião.

Não posso dizer que seja o livro da minha vida... nem será, tão pouco, o livro deste Verão... é um policial engraçado no qual, num fabuloso golpe de marketing, o autor envolve mitos antigos e sociedades secretas ligadas à Igreja. Tão só isto... não é uma tese, não é um documento histórico... é apenas um romance policial que tem um cenário que, qualquer pessoa com o mínimo de inteligência, sabe ser chave fácil para o sucesso de vendas!

Nenhum comentário: