sábado, março 12, 2005

A remodelação*

Foi hoje a empossar o XVII Governo Constitucional, o que quer dizer que a contagem decrescente para a remodelação já começou. Atendendo à capacidade já demonstrada pelo PS, para captar ex-presidentes de outros partidos (como foi o caso de Sousa Franco nas Finanças, com Guterres e de Freitas do Amaral no MNE, com Sócrates), pode-se já imaginar o que será o futuro governo de estrelas, na pós-remodelação de uma próxima silly season.
Pois bem, em primeira mão, digo-vos que Sócrates terá já sondado alguns ex-presidentes partidários, que não manifestaram grande reserva em verem as suas respectivas fotografias remetidas para o Largo do Rato! E garanto que será uma equipa de luxo, atentem bem:
Cavaco Silva estaria disponível para integrar o Executivo de Sócrates como super-Ministro do Desporto e dos Assuntos Culturais (e de Estado, como é óbvio!). Como única condição, o Professor impôs, atendendo à acumulação de pastas, dividir o seu cargo com Maria Cavaco Silva, pedido a que Sócrates acedeu de imediato. Teremos pois pastas conjuntas, com tutela partilhada, no que seria já um hábito!
Álvaro Cunhal acedeu participar, não obstante as suas limitações de agenda, pelo que o lugar que lhe estará destinado será o da Secretaria de Estado da Juventude, com uma sub-Secretaria de Estado para a Renovação, tutelada por Carlos Carvalhas.
Fernando Nogueira, a viver em Paris há vários anos, acedeu ao convite de trocar o BCP pela pasta das comunidades portuguesas, sendo que, para a sua decisão, muito contribuiu poder trabalhar com alguém com a coerência de Freitas do Amaral!
Rui Machette protagonizará uma experiência única a nível governativo, que será a da divisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros em duas partes, sendo que Machette ficará com a tutela das relações transatlânticas e com a ala direita das Necessidades (a esquerda continua com Freitas). Acumulará ainda com a pasta das (empreitadas de) Obras Públicas.
Pinto Balsemão também já acedeu ao convite de Sócrates e deverá assumir a pasta do Turismo e Desportos de Inverno.
Marcelo Rebelo de Sousa, depois de longas negociações, aceitou o convite de Sócrates, mas terá imposto várias condições que importam alguma ginástica na orgânica do Governo. Tutelará, em conjunto, as pastas da Comunicação, dos Assuntos do Mar, da Educação e Ensino Superior e dos Assuntos Parlamentares, num Super Ministério que tem a designação provisória de "Ministério do homem que escreve com as duas mãos dois textos diferentes e dorme apenas três horas por noite e todos os dias mergulha no Guincho", ou seja, o MHEDMDTDDATHNTDMG!
Manuel Monteiro, pelo contrário, nenhuma condição impôs. Apenas queria ser Ministro e como tal, segundo fonte próxima, terá dito a Sócrates «Já que sou um líder sem partido, sem sede e (quase) sem eleitores, por que não ser um Ministro sem Pasta?». Sócrates terá aceitado a sugestão!
Pedro Santana Lopes terá sido o caso mais complicado para o actual PM, mas acabou por aceitar um lugar de subsecretário de estado, na dependência directa do super ministério de Cavaco. Negoceia-se, ainda, que fique com a tutela da Habitação.
Mas alguns ex-líderes ficaram de fora... Durão Barroso ter-se-á mostrado indisponível para voltar à política doméstica e Adriano Moreira e Paulo Portas não mostraram disponibilidade de ver as respectivas fotografias fora do Caldas!
___________________________
* Este texto é pura fantasia. A autora não se responsabiliza por qualquer futura ou eventual semelhança com a realidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ganda Governo.
Ouvi dizer que Rui Gomes da Silva já se candidatou a chefe de Gabinete do Marcelo, mas deve ser uma cabala. Involuntária, claro!

Anônimo disse...

A menina tem tanto de intiligente como de bonita