sábado, maio 28, 2005

E quanto a franceses ficamos por aqui...

Para não me chamarem 'anti-francesa' primária, digo-vos que há certas coisas francesas (poucas!) de que gosto. E dessas poucas coisas, não gosto pouco, garanto! Desde logo o Champagne, que não há outro para além do francês. Depois, a moda. Se bem que seja verdade que os italianos estão cada vez mais à frente, o verdadeiro chic, o bcbg, é francês. Pode ter vários nomes, Dior, Yves Saint Laurent, Chanel, Lapidus, Balmain, Givenchi, Laroche ou Christian Lacroix... Nos acessórios, confesso que me mantenho 'fã' da Longchamps apesar da preferência estival pelas cores italianas!
Depois, temos Paris que seria quase perfeita se não fosse habitada por franceses (convenhamos que o é cada vez menos!)... Os Champs Elysées, a adorável Place Vendôme, o Meurice, o Louvre (que de nada precisa do mediatismo - e histeria - que lhe foi conferido pelo «Código Da Vinci»), o fantástico bairro de Saint-Germain des Prés... E, sem esquecer a grande vantagem que é estarmos a pouco mais de uma hora (pelo eurostar) de Londres! :)
Há também quem fale do romantismo de Paris e da beleza do francês. Discordo. Paris é demasiado fria e imperial para ser romântica e o francês perde toda a graça com os seus muitos 'r' e 'ui'! Mas, lá está, nem tudo é mau e salva-se o 'je t'aime' que, a bem da verdade, fica bem em quase todas as línguas menos na nossa!
E para que não digam que a inculta nem falou da música, aqui deixo Charles Aznavour...

*
_____________________________
* Só por acaso a cantar em inglês. Por essa é que não esperavam!

Nenhum comentário: