sábado, julho 30, 2005

O pendular vs TGV (saber de experiência feito)

Quinta feira, por motivos profissionais, tive que ir ao Porto e lá apanhei o Alfa-Pendular ás 6.55 em Santa Apolónia (a minha primeira vez num comboio "de longo curso" em Portugal!). As indicações não eram as mais encorajadoras - enjoos, barulho, etc... - mas eu confesso que fiquei rendida! Quer dizer, à ida para lá não fiquei com grande opinião, já que dormi a viagem toda (ou estavam à espera de quê aquelas horas da madrugada!?) Mas no regresso, pude confirmar que, de facto, o pendular é um comboio de primeiro mundo! Só é pena as linhas serem do tempo dos 'steam trains'!

Tudo isto levou-me a mais uma reflexão sobre o TGV. Pois se temos o pendular e não o aproveitamos como deve ser por falta de linhas (tugas no seu melhor!), para quê gastarmos dinheiro com o TGV? Para ganharmos 20 minutos face ao tempo que o pendular podia demorar na viagem Lisboa-Porto e não demora porque não temos linhas apropriadas?

É ridículo! Gastámos milhões em material circulante (foi tão bom ter estudado Project Finance aplicado aos transportes!) e nunca fizemos as linhas apropriadas, ou seja, foi um investimento inútil. E agora queremos gastar mais milhões em novo material circulante que não é, de facto, tão mais rápido do que aquele que temos (e já pagamos!) e que só não está devidamente aproveitado!

Percebe-se a estupidez e o absurdo de tudo isto?????

Um comentário: