terça-feira, outubro 11, 2005

Ainda sobre fusões

Num outro post falava na fusão do CDS com o PSD mas esse post não era apenas mais do que um sound byte que não pretendia ter relação directa com a realidade. Porém, creio bem que a tal fusão não está tão longe quanto poderíamos imaginar. Não falo, de todo, de uma fusão total e do desaparecimento jurídico, digamos assim, do CDS. Mas se, de eleição em eleição, formos achando normal - e até bom - ganhar apenas quando vamos coligados e se perdemos o bom hábito de apresentar candidatos próprios aos diversos actos eleitorais, não tarda haver uma fusão real entre CDS e PSD, ou melhor, uma total diluição do eleitorado do CDS no eleitorado PSD, como já se verifica em alguns casos pontuais.

Hoje o Dr. Ribeiro e Castro congratula-se com as 19 Câmaras conquistadas em coligação, mas eu não posso deixar de ficar espantada quando vejo que, por exemplo, em Gaia, em 8 vereadores da 'coligação' apenas um é do CDS. Que proporção é esta? A que preço negociámos as coligações??? Como estará o Partido no dia em que a coligação acabar? Será que nos aguentamos quando formos a eleições sozinhos? Estas são questões importantes que as tais '20 câmaras' não podem escamotear!

É neste contexto de subalternização do CDS face ao PSD - que nunca tínhamos vivido, nem mesmo quando fomos governo ao lado do PSD - que é fundamental que o CDS apresente um candidato presidencial, porque não é admíssivel, nem desejável, que o nosso partido se vergue e ajude a eleger, pelo menos numa primeira volta, aquele que foi a causa do nosso declínio na década de 90 e que nunca, NUNCA, se preocupou com o CDS nem com a nossa existência. Nós temos memória, e devemos tê-la, e sabemos que foi o Professor Cavaco que fez do CDS o partido do taxi, por isso qual é agora a nossa obrigação moral de o ajudar a eleger?

O CDS não tem que ser o menino bem comportado face ao PSD e não tem que acolher nos seus ombros, sozinho, o peso do sentido de Estado. Nós não temos dívidas morais nem políticas para com o Professor Cavaco Silva e por isso, nestas eleições Presidenciais, estamos totalmente livres e devemos ser arrojados e, acima de tudo, sermos nós próprios. O CDS não ganha votos com esta postura de menino bem comportado, caladinho e seráfico, mas pode encontrar o seu caminho se voltar a ser a voz da oposição, como já foi - capitalizando a fraca dimensão política do líder do PSD - e não deixando cair as bandeiras que sempre o caracterizaram! O caminho do CDS é rasgar os tabus do cinzentismo e afirmar, orgulhosamente, a nossa diferença - já que estamos na época do orgulho na diferença. Orgulho em sermos de Direita, orgulho em sermos arrojados, orgulho em termos valores e bandeiras, orgulho em termos sido Governo e termos tido excelentes governantes, orgulho em termos apenas 7%, mas em termos sido a voz de muitos portugueses e de muitos que, pela primeira vez em Fevereiro deste ano, nos confiaram o seu voto por terem acreditado que o CDS estava renovado, pronto para ser governo e com bons quadros para oferecer ao país.

É esse CDS que tem que voltar porque foi esse CDS que conquistou novas fronteiras em Fevereiro, fronteiras que são as que verdadeiramente nos interessam e são o nosso futuro. E, na minha opinião, as Presidenciais podem ser uma boa altura para mostrar, a quem é de Direita, que a solução não é o cinzento Professor Cavaco mas alguém de Direita, com ideias e com voz, com coragem e combatividade!

Numa segunda volta, à qual estamos fatalmente condenados, logo o CDS pode dar uma lição de sentido de estado e respeito democrático que, dificilmente, imagino o PSD a fazer se, por mera hipótese académica, numa segunda volta tudo se decidisse entre um candidato de esquerda e um do CDS. Não nos esqueçamos que Cavaco Silva foi o homem que apoiou Soares na reeleição, em detrimento de Basílio Horta. Se na altura o Professor não se preocupou com a Direita, porque seremos nós agora a preocupar-nos?

2 comentários:

Senador disse...

Já agora, só por curiosidade, um nome ligado ao CDS para candidato à presidência sem ser Paulo Portas?

Pirolito disse...

Talvez o patriarca Pires de Lima?