quinta-feira, novembro 24, 2005

Afinal............

Bruxelas não é uma cidade assim tão feia, nem tão fria........... depois de um vin chaud e de uns bombons o meu olhar sobre a Grand Place (Gross Markt) melhorou exponencialmente e já posso dizer que estou de certa forma rendida ao charme (ainda que eurocrático/frio) de Bruxelas.
Claro que isso não me faz deixar de perceber que esta é, provavelmente, a cidade mais organizada de forma desorganizada (ou desorganizada de forma organizada) que eu já conheci! Parece impossível, mas hoje estive 1 hora e 15 minutos à porta do Parlamento Europeu, com a minha coordenadora de curso e outros colegas, à espera de taxis que nunca apareceram. Porquê? Porque hoje começou a chover e simplesmente não havia taxis suficientes em Bruxelas e os que havia só queriam fazer serviços grandes (leia-se aeroporto). Seulement à Bruxelles!
Depois há toda esta coisa de Bruxelas ser 'le couer de l'Europe' (a menos que o coração agora se situe na ponta direita do corpo, não percebo a ideia!) e de ter que ser cosmopolita, europeia e whatever. Conclusão, acaba por não ser nada! Nem é belga, nem é flamenga (é assim que se diz?) nem é francesa, nem é alemã, nem é holandesa, nem é nada! É uma mistura infinda de coisas e de coisa nenhuma, o que é estranho... porque se, por um lado, aqui toda a gente se poderia sentir em casa, a verdade é que quase ninguém se sentirá verdadeiramente em 'casa' numa cidade de tal forma impessoal, institucional e (ir)racional!
Mais, sa c'est à moi!

Nenhum comentário: