domingo, dezembro 04, 2005

4 de Dezembro de 1980

Passam hoje 25 anos da morte de Francisco Sá Carneiro e de Adelino Amaro da Costa. Eu não conheci nenhum, não era sequer nascida a 4 de Dezembro de 1980, e apesar de não ter a menor memória de nenhum deles, nenhum me é uma figura indiferente. Podem ser distantes, quase figuras históricas que nunca fizeram parte do meu ‘universo’, mas não me são indiferentes. Sobre eles tenho o testemunho directo daqueles que os conheceram, o conhecimento da história e as suas imagens, discursos, textos...

Amaro da Costa é, até hoje, uma referência do CDS, partido a que pertenço e através do qual aprendi a conhecer e a respeitar este nosso fundador. Homem de uma inteligência brilhante, parlamentar como não havia outro, provavelmente o nosso melhor ministro da defesa no século XX! Referência de honestidade, inteligência, capacidade política, dotes oratórios, coragem e determinação. Um líder, sem dúvida.

Quanto a Sá Carneiro, fundador do PPD/PSD, tenho que confessar que a sua história me inspira e que, se fosse possível saber o que eu teria pensado em 1975, se na altura já fosse nascida e tivesse consciência política, muito provavelmente teria sido fascinada pela personalidade política de Sá Carneiro, como tantos outros jovens à época. Mas nunca saberei.

Apenas posso saber, e isso a história ensina e o testemunho daqueles que os conheceram confirma, que eram dois grandes vultos na política portuguesa. Dois homens que tinham a força e a coragem de defender aquilo em que acreditavam e de quebrar com o marasmo instalado.

Dois homens que morreram antes do tempo e sem cumprir os seus projectos para Portugal, projectos esses que nos teriam levado, concerteza, mais longe. Dois homens e dois políticos de uma dimensão que hoje dificilmente encontramos... infelizmente!

Dois homens a quem hoje presto a minha homenagem, como jovem que nunca os conheceu, mas que ainda assim os admira e sabe a importância histórica que tiveram e o importante legado que nos deixaram.

Nenhum comentário: