domingo, maio 21, 2006

De vitória em vitória

Este fim de semana assitimos a mais um Congresso do PSD que, infelizmente, já não tem o 'picante' de outros tempos... com as directas e a ausência de protagonistas alternativos a Marques Mendes o que assitimos foi um espetáculo pífio de entronização que soa a falso.

Marques Mendes poderá ter vitórias de 90% dentro do PSD, mas continuará a saber que é um líder transitório que fará o caminho de pedras enquanto outro (que não sabemos quem será) se prepara para aparecer às portas de 2009.

Sem dúvida que é uma triste sina esta de ser um líder transitório, para as más horas e para um «longo domingo de oposição»... porém é o que assitimos à direita e, para nosso mal, não é o que verdadeiramente serve para preparar uma alternativa de governo!

5 comentários:

Finding Essex disse...

Este congresso passou-me ao lado e o festival da canção também: 'Mudam se os tempos, mudam- se asvontades...'

crack disse...

Cara BSC
Não estou totalmente de acordo com o que escreve, porque:
1 - é facto que estes congressos de legitimação das respectivas lideranças nos partidos da oposição à direita (?) do governo parecem pífios e cheiram a oportunismo e calculismo dos verdadeiros candidatos a líderes, que não querem queimar-se no fogo lento de uma longa travessia pelos terrenos da oposição quotidiana a um governo de maioria absoluta; no entanto, pergunto se esta falta de sal que encontramos na situação política actual não terá a ver com o mau hábito que adquirimos de preferir a politiquice rasteira à política, de valorizarmos a espuma dos "factóides", de preferirmos os sound bytes à verdadeira estratégia política do médio e longo prazo?; julgo que todos, mas especialmente as juventudes partidárias, deveriam pensar um pouco sobre isto, valorizarem a reflexão política e renegarem o caciquismo, que tem caracterizado a vida dos aparelhos partidários, com as terríveis consequências que agora se vêem; para jovens aprendizes da política reproduzirem modelos gastos e vícios, não merece a pena existirem, até porque os tempos que se avizinham não denunciam essa tendência, ou moda.
2 - a importância de um líder transitório, em tempos de oposição, pode ser imensa, dependendo de como esteja ele disposto a exercer essa ingrata tarefa; que mais não seja, e mesmo contra a vontade desse líder transitório, o partido pode aproveitar esse tempo para deixar actuar o efeito regenerador que as pausas exercem nos corpos "vivos"; infelizmente, a sede de poder é, frequentemente, má conselheira.
Apesar destas pequenas divergências, registo o que me parece o início de um saudável afastamento crítico da BSC relativamente aos piores tiques das estruturas aparelhísticas dos partidos, tantas vezes ampliadas pelas juventudes partidárias; Fazer Futuro passa, sem dúvida, por atitudes como esta sua, que, espero, não seja, apenas, um lampejo, que se perderá no bulício de irrequietudes a que são dados alguns serôdios j's! Afinal, o sucesso da moção que defenderam no congresso impõe seriedade e crescimento, para não ser apenas um amontoado de belas intenções, não é verdade?

Finding Essex disse...

Ninguém tem paciência para ler comentários tão longos... e a objectividade??

crack disse...

Cara Piramidallis
Touché, tem toda a razão!Aceito o "raspanete", mas, apesar disso, reincido no "crime":
- Quem quer ler, hoje? Só sms, e pouco mais... leia-se VPV, a propósito. Uma pérola!
- Objectividade não é, sempre, sinónimo de síntese. Esta é-o, sim, de talento. Infelizmente, nem todos o possuem e nem todos os que têm essa dita o exercitam. Faça favor de nos dar o bom exemplo.
:))

Finding Essex disse...

De facto hoje li o seu comentário do princípio ao fim... o que não posso dizer do anterior...
Vamos lendo uma coisita aki outra ali, mas ao preço a k estão os livros... :(
Mas hoje em dia, neste mundo alucinado,acelerado e com ritmo desenfreado temos de ser objectivos ou corremo o sério risco de sermos absorvidos pela multidão.
Um beijo para uma V.I.P.

LOL