sexta-feira, julho 28, 2006

Almeida Garrett

Noutro dia, a propósito dos programas de Português que damos na escola, falaram-me de Almeida Garrett e de como ele não tinha 'graça nenhuma' (sic). Bem pelo contrário, digo eu!
Não apenas as suas "Viagens na Minha Terra" são uma delícia de sensações e impressões, como tem uma obra dramática fabulosa, da qual se destaca "Frei Luís de Sousa", para além de uma obra poética muito eclética, da qual pela inegável importância sobresaem as "Folhas Caídas".
Almeida Garrett, porém, para além de um grande nome da literatura, foi também uma figura incontornável e fascinante do século XIX Português. Participou no desembarque do Mindelo, tomou parte na revolução liberal, viajou pela Europa, foi um maiores dandies da capital, somando romances e aventuras e chegou mesmo a ocupar o lugar de Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Tudo isto para dizer que, de facto, mal vai este país quando os alunos não gostam de Almeida Garrett (ou será que são os professores que conseguem fazê-los não gostar?).

Um comentário:

Finding Essex disse...

Reamente... eu não gosto de Almeida Garrett so de me lembrar da Dolores no frei luís... blurgh...

e da Joaninha das viagens k horror


digamos que na minha opinião ele tem algumas luzes de brilhantismo.. algumas, que por vezes se apagam na entediante prosa!!