domingo, julho 09, 2006

Mentalidade do 'quase'

Não há nada que me irrite mais do que a conversa que ontem se ouvia depois do jogo: «foi um honroso quarto lugar», «estivemos quase...». Não há lugares 'honrosos'... não há 'quase'. Há vitórias e há derrotas. Há vencedores e há vencidos. Nos jogos de futebol como na vida. (E porque a vida não é uma linha recta, os vencedores de hoje podem perder amanhã, e vice-versa). Por isso há que encarar as coisas de frente e sentirmo-nos bem (ou mal) com os resultados que temos. Bons ou maus, são os nossos, fomos nós que os fizemos! Não podemos andar eternamente culpar o árbitro, o professor, a sorte (ou a falta dela), o colega do lado, o governo, a oposição, a equipa contrária ou os espanhóis...

Esta é a mentalidade 'tuga' no seu melhor, a tal mentalidade pequenina, tacanha, do 'pouquechinho» e da auto-comiseração com o triste fado lusitano que não nos deixa ir mais além! E é esta mentalidade do 'quase' que temos que quebrar de uma vez!

Mais, será que é preciso achar um 4.º lugar bom para honrar a nossa selecção???? Claro que não!

A nossa selecção deu-nos 5 vitórias fantásticas. Fez-nos vibrar a cada minuto, com os golos, com as fintas, com as faltas, com os cartões. Durante quase um mês jogaram bem, chegaram às meis finais do campeonato do mundo, mostraram que Portugal existe e que pode (e quer) chegar longe. Cada vez mais longe. Não fomos campeões mas haveremos de ser... se nunca nos contertarmos com o quase.

Sinceramente eu não fico contente com o quarto lugar (mas qualquer fosse o resultado de ontem nunca ficaria contente... quarto ou terceiro era igual), porque o que eu queria era a taça! E só se continuarmos a achar que é possível ganhá-la é que voltaremos a jogar com garra e com alma. Se nos continuarmos a queixar que o 'sistema' não gosta de nós e que o quarto lugar é «honroso», no próximo mundial nem passamos a fase de grupos!

Um pouco mais de sol – eu era brasa.
Um pouco mais de azul – eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa…
Se ao menos eu permanecesse aquém…

Para quando sermos brasa???

Um comentário:

Rui Pedro disse...

Somos os primeiros dos países pequeninos e periféricos? Os primeiros lugares foram ocupados pela Itália, França e Alemanha. O que faz impressão é que o feito dos magriços parece inigualável. Passaram-se 40 anos e nada.