sexta-feira, setembro 07, 2007

Cultura à sexta


Hundertwasser Haus, Vienna, Áustria

A Hundertwasser Haus, em Viena, é um dos mais visitados edifícios da cidade, atraindo turistas das mais variadas proveniencias e fazendo já parte do património cultural da cidade.

Desenhada pelo pintor, escultor e arquitecto austríaco Friedensreich Hundertwasser, o edifício foi construído entre 1983 e 1986 e caracteriza-se pelo chão ondulante, a fachada multi-colorida e os famosos jardins nos telhados. O edifício tem 52 apartamentos, 4 escritórios, 16 terraços privados e 3 terraços comuns, tendo um total de 250 árvores e arbustos.

Hundertwasser, sempre controverso, caracteriza-se por um estilo pós-surrealista, com influência declarada de Gustav Klint e Egon Schiele, desenhando indiferenciadamente cartazes, selos, roupa ou edifícios, aliando sempre os elementos do surrealismo e do desconstrutivismo à sua natural irreverência e forma particular de entender a arte: forma de intervenção social, no seu caso concreto, através da criação de espaços amigos do ambiente.

O seu estilo inconfundível de cor e movimento permanece em algumas das suas criações não apenas em Viena mas também em Darmstadt, Magdeburg e Essen.

Nenhum comentário: