sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Cultura à sexta


Carnaval de Veneza


O Carnaval de Veneza é conhecido pela beleza das máscaras e mais do que uma festa de ritmo e música, a folia italiana é contemplativa.

Em Veneza o turista é levado a conhecer a história das máscaras, que lembram os nobres e damas do século dezessete. Naquela época, os nobres venezianos procuravam manter o anonimato atrás das máscaras para se divertirem durante as noites, traindo as esposas, sem serem identificados. O mesmo faziam as damas, vestidas de colombinas.

O Carnaval de Veneza era um momento mágico que envolvia toda a cidade, era a "transgressão" de todas as regras sociais e do estado, era satisfazer a vontade de festejar, beber, dançar e quebrar as estritas regras sociais. Os mascarados viviam intensamente este período, saiam pelas ruas e bailes com capas e máscaras, estando completamente protegidos da revelação da sua identidade.

Hoje em dia o carnaval veneziano já não está associado a nenhum período de transgressão mas conserva, ainda, a tradição do uso de máscaras maravilhosamente confeccionadas manualmente e dos bailes fabulosos que atraem turistas de todo o mundo.

Nenhum comentário: