segunda-feira, março 12, 2007

11/3



Passaram ontem 3 anos sobre o dia 11 de Março de 2004, dia que ficará marcado, na história da Europa, como o dia em que o terror nos tocou de perto e em que a Al-Qaeda atacou o velho continente.

Madrid foi vítima imediata mas todos nós, Europeus, fomos o alvo. Naquelas carruagens viajava a nossa maneira de ver o mundo, a nossa liberdade, a nossa tolerância, os nossos valores civilizacionais. E foram eles que foram brutalmente atacados, assim como centenas de vidas inocentes cujo único pecado foi estar no sítio errado, na hora errada.

Três anos passados, é a vez da Alemanha e da Aústria serem ameaçadas. Não interessa já quem estava na célebre fotografia das Lages. Interessa apenas que o terrorismo tem por alvo o Ocidente, com tudo o que este representa. Mais do que uma luta ideologica contra Bush e seus aliados, este é um choque civilizacional, como nos diz Huntington. E quando a luta se centra no choque de civilizações não há lugar a cedências ou negociações. O nosso mundo é o mundo das liberdades, dos direitos, da inclusão e da tolerância. O mundo do extremismo islâmico é o mundo do terror, da imposição, da violação e ablação de liberdades individuais.

Não tenho dúvidas quanto a qual destes mundos deve prevalecer... para que os "11 de Março" não se repitam!

Nenhum comentário: