sexta-feira, abril 27, 2007

Cultura à sexta



Betty Boop, a famosa boneca animada, celebrizada pelo seu «boop-boop-a-doop» e pela sua imagem provocadora e sexy, sempre com saias muitos curtas e com uma liga encarnada à mostra, foi criada em 1930, como namorada de Bimbo, no filme animado Dizzy Dishes. A boneca inspirava-se nas divas da década de 30, sobretudo a actriz e cantora Helen Kane, que se diz ter sido o modelo para a sua criação.

Em 1932, Grim Natwick, o reponsável pelo desenho da boneca, decidiu que o seu aspecto pouco humano, não favorecia a carreira de Betty Boop e redesenhou-a, atribuindo-lhe o penteado que a celebrizou como a primeira flapper em desenho animado. Foi também nesta altura que lhe atribuiram, definitivamente, o nome de Betty Boop. De 1932 até 1939 Betty Boop participou em perto de 100 filmes animados para televisão.

Porém, a imagem demasiado feminina e ousada de Betty Boop cedo levantou problemas com a censura que, em 1934, em nome da moralidade, determinou que Betty não poderia continuar a usar decotes nem roupas insinuantes. Os irmãos Fleischer modificaram, então, a imagem de Betty, vestindo-a até o pescoço, mantendo, contudo em evidência as formas da boneca, e fazendo-a usar roupas justas que a tornaram, aos olhos da crítica, ainda mais provocante. Assim, em 1939, Betty Boop foi mesmo proibida de aparecer nas televisões e cinemas, pelo Comitê Moralizador.

Desde 1939, altura em que a carreira de Betty Boop conheceu um fim abrupto, a boneca tem tido participações esporádicas na televisão e no cinema, tendo tido, no filme «Quem Tramou Roger Rabbit?», em 1988, a sua última aparição cinematrográfica.

A titularidade dos direitos sobre a personagem Betty Boop foi passando de mão em mão, ao longo dos anos, devido a uma série de fusões empresariais, sendo que, actualmente, a Lions Gate Home Entertainment detém os direitos de imagem em vídeo e DVD, a CBS Paramount Television, os direitos de transmissão televisiva e a Paramount Pictures os direitos de uso da imagem de Betty Boop no cinema.

Nenhum comentário: