sexta-feira, junho 22, 2007

Cultura à sexta


Museu Guggenheim Bilbao, Espanha

Este fabuloso museu de arte contemporânea, situado em Bilbao, é ele próprio uma obra de arte, do ponto de vista da sua estrutura, do enquadramento na paisagem e da quebra com todos os paradigmas clássicos da construção .

Projectado pelo arquiteto Frank Gehry, o Guggenheim de Bilbao é hoje um dos locais mais visitados de toda a Espanha e faz parte do esforço levado a cabo no sentido de tornar Bilbao um pólo turístico apelativo. Hoje a cidade acolhe turistas vindos de toda a parte do mundo, atraídos pelo fabuloso museu.

O edíficio do Guggenheim é todo ele coberto por superfícies de titânio curvas que lembram as escamas de um peixe, o que faz com que o museu se insira perfeitamente na paisagem circundante. Visto do rio, o edifício parece ter a forma de um barco, homenageando a cidade portuária de Bilbao.

Do átrio central, que tem 50 metros de altura e lembra uma flor cheia de curvas, partem passarelas para os três níveis de galerias, o que permite não apenas uma luminosidade improvável num edifício fechado, mas também uma noção de abertura e de contemporanidade que não escapa nem aos visitantes mais desatentos!

O museu acolhe inúmeras exposições anualmente, possuindo uma das melhores colecções de arte contemporânea da actualidade, com obras que representam as várias correntes artísticas do século XX, sejam o cubismo, o futurismo, o construtivismo, o expressionismo alemão, o surrealismo, a pop art, ou o minimalismo.

Nenhum comentário: