terça-feira, julho 10, 2007

Posts em atraso VI

SEXTA-FEIRA, JULHO 6, 2007

Cultura à sexta


Bustling Aquarelle, Kandinsky

Kandinsky, pintor russo do século XX, faz parte do famoso trio de abstraccionistas que levaram a pintura não figurativa mais longe (os outros são Piet Mondrian e Kasimir Malevich), sendo, possivelmente, o mais reconhecido dos três.

Wassily Kandinsky poderia ter sido apenas mais um professor de direito na velha Rússia dos czares, se não tivesse sido confrontado, certo dia, com um quadro de Monet que se tornaria o seu chamamento para a arte. Numa época em que os críticos mais tradicionalistas consideravam os quadros impressionistas meros borrões de tinta sobre a tela, Kandinsky ficou deslumbrado com essa forma de retratar a realidade, recriando-a e não se limitando a copiá-la. Levaria esta teoria mais longe do que qualquer outro pintor antes dele, "inventando" a pintura abstracta.

Kandinsky começou a sua carreira em Munique onde estudou pintura na escola de Anton Ažbè, que cedo o decepcionou por não lhe permitir a liberdade criativa que ansiava. Já na década de 1910 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata.

Com a I Grande Guerra Kandinsky abandona a Alemanha e acaba por regressar à Rússia natal entusiasmado pela Revolução de Outubro. Porém cedo se desilude com o rumo que segue o regime e sobretudo com a corrente oficial de que a arte deveria estar ao serviço do 'Partido'. Volta à Alemanha onde se junta ao movimento modernista Bauhaus sendo professor nessa escola até ao seu encerramento, pelos Nazis, em 1933.

A obra de Kandinsky encontra-se espalhada por vários museus sendo que grande parte da sua colecção se encontra em exposição permamente no museu Guggenheim de New York, onde existe uma sala exclusivamente dedicada ao artista russo, sendo que 150 dos seus quadros se encontram no Guggenheim de Bilbao.

Nenhum comentário: