sexta-feira, agosto 31, 2007

Cultura à sexta



Desde dia 1 de Agosto, no Palácio do Freixo, no Porto, está aberta ao público uma exposição com 285 peças de Salvador Dali, entre desenhos, esculturas e quadros originais.

Salvador Dali, pintor catalão, é, porventura, o maior ícone do movimento surrealista, sendo conhecido não apenas pela sua personalidade excêntrica e provocadora, mas sobretudo pelas suas obras de inegável qualidade plástica mas de difícil percepção para uma visão realista. Dali não apenas cria arte como recria e reinventa conceitos banais e prosaicos, fazendo uma flor voar ou um rosto decompor-se. E mesmo quando evoca elementos bizarros ou, até mesmo, tétricos, fá-lo com tal mestria que o resultado final é belo.

Dali teve o seu treino, como pintor e escultor, na Academia de San Fernando, tendo sido arrebatado pelas tendências modernistas, tal como o Simbolismo, Cubismo e o Dadaísmo, e pelos mestres Picasso e Juan Miró, que influenciaram profundamente as suas obras e o seu estilo. Salvador Dali, com o seu génio artístico, conseguiu conciliar todos os estilos de arte desde o classicismo mais académico à vanguarda mais avançada, fazendo-o por vezes numa mesma obra.

As suas obras são, de igual modo, marcadamente influenciadas pelas teorias Freudianas da psicanálise, sendo os seus quadros muitas vezes imagens de sonhos, confusas e desconexas, que só podem ser 'lidas' pelo subconsciente, uma vez que o surrealismo, tal como Dali o descrevia, é a tentativa de transformar em imagem a irracionalidade.

A exposição de Dali permanecerá no Freixo até dia 4 de Novembro, todos os dias das 10:00 às 22:00, e merece certamente uma visita.


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá afilhada linda de cabelos compridos e belos olhos verdes. Passei pra te deixar um beijinho e dizer-te que adoro esse quado, adoro Dali. Hoje é que era estar no Porto a ver os abions....vrrrruuummmm.....

Beijos :)