sexta-feira, agosto 17, 2007

Cultura à sexta



Pyotr Ilyich Tchaikovsky, compositor russo nascido em 1840 em São Petersburgo, é um dos mais aclamados compositores do final do século XIX, sendo que a sua obra se tornou conhecida e admirada pelas melodias distintamente russas que criava. Tchaikovsky é um dos poucos compositores que se sentia igualmente confortável escrevendo óperas, sinfonias, concertos e obras para piano, tendo-nos deixado uma vastíssima obra.

Com formação na área da ciências jurídicas, Tchaikosvky cedo, porém, manifestou o seu génio musical, quando aos 8 anos já lia partituras difíceis com a mesma facilidade que a sua professora de piano. Particularmente sensível ao trabalho de Rossini, Bellini, Verdi e Mozart, Tchaikosvky cresceu com o gosto da música e quando a sua mãe morreu, em 1854, Tchaikovsky compôs uma valsa em sua memória. Impressionado com esta reacção, o pai contratou um dos maiores professores de piano da época, Rudolph Kündinger, que terá dito que não encontrava em Tchaikovsky as qualidades necessárias para um compositor, nem tão pouco, para um 'performer'.

Estava, porém, o mestre errado e Tchaikovsky, apesar de acabar os seus estudos de Leis, e conseguir uma colocação no Ministério da Justiça, decidiu estudar música no Conservatório de São Petersburgo onde acabou por se tornar um dos mais afamados professores, tendo uma relação até hoje pouco clara, com o 'Grupo dos Cinco', um grupo nacionalista e progressista de músicos liderado por Mily Balakirev que ligava Tchaikovky à oposição conservadora e o criticava pela natureza mais 'internacionalista' da sua música. De todo o modo, uma colaboração entre Tchaikosvsky e Balakirev produziu a sinfonia Romeo e Julieta.

Na parte final da sua carreia Tchaikovsky tornou-se maestro em Moscovo e foi condecorado pelo Czar Alexandre III, em 1885 com a Ordem de São Vladimir. Morreu em 1893, estando a sua morte até hoje envolta em mistério.

De entre as suas obras mais conhecidas e aclamadas, estão os seus Ballets como «O Lago dos Cines» e «O Quebra-Nozes», as Óperas «Dama de Orleans» e «Rainha de Espadas» e as Sinfonias «Pequeno Russo», «Polonesa» e «Sonhos de um dia de Inverno».

Nenhum comentário: