terça-feira, agosto 07, 2007

Diário de viagem, Dia 3 - Isto é adrenalina pura!


Madame Carnerô finalmente em terras da França!


Lisboa, em casa, às 7.30, toca o despertador e eu salto da cama de um pulo. Sabia que tinha que me apressar para estar na Fontes Pereira de Melo às 9 para pedir a minha certidão de nascimento, documento imprescindível para ter de volta a prova física de existência à luz da lei!

Malas feitas (ou refeitas, melhor dizendo) à porta de casa para o caso do tempo apertar e os papás terem que mas ir levar a algum lado, e toilette acabada, lá vou eu a caminho do mais emocionante dia da minha vida neste ano de 2007. Em apenas 10 horas tinha que tirar um B.I. e apanhar o meu avião no Porto que, como sabemos, não fica propriamente aqui ao virar da esquina! Saí cheia de confiança de que iria conseguir fazer tudo se as burocracias infindas típicas do nosso país não me estragassem o esquema todo. Os horários eram apertados: avião às 20 no Porto o que implicava sair de Lisboa o mais tardar às 16...

Certidão de nascimento pedida e obtida, em 20 minutos, rumo de imediato ao Areeiro para pedir o B.I.. Faltavam 30 números e o tempo passava, demorado... já nem conseguia ouvir música tal era o meu estado de ansiedade! Finalmente sou atendida e digo à senhora que o meu pedido é uma urgência. Ela pergunta-me educadamente porquê e eu explico que tinha um avião para apanhar, ao que ela responde que as urgências são entregues no próprio dia mas às 19 horas. DESESPERO!!!!!!! Além de que precisava do comprovativo da viagem comprada para me aceitarem o pedido de urgência. NERDS, penso eu!!! Como querem que compre uma viagem antes de ter a certeza que consigo ir???? Gastar dinheiro só por gastar, antes dar aos pobres!

Lá opto eu pela minha estratégia "advogada estagiária com a cabeça no cepo", com voz embargada e olhar lacrimejante, e imploro para me fazerem o BI para as 3 da tarde! Consigo esse especial favor do país das burocracias mas tinha que lhes mostrar o bilhete comprado! Bonito serviço... na net não conseguimos comprar bilhetes no próprio dia e só depois de uma dúzia de telefonemas para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro consegui comprar o meu bilhete e pedir para me mandarem o comprovativo para o fax do serviços de BI's. Consegui tudo isso em tempo record e ao meio-dia garantiam-me que às 15 o meu novo BI estava pronto!

Tempo de vir a casa apanhar a mala e seguir de novo para o Areeiro para levantar o meu novo BI. Ainda não eram 3 e já o tinha na mão, lindo e fabuloso, o meu cartão de acesso ao mundo dos ricos e famosos! Agora só precisava de chegar a tempo ao avião... o que não era certo, já que os horários eram apertados!

15.30, em Santa Apolónia, embarco num inter-cidades com destino ao Porto, sem ar condicionado no dia mais quente do ano: 42 graus em Lisboa quando entrei no comboio! A viagem custou-me horrores: era o calor e era o stress de pensar que não ia conseguir chegar a tempo... para cúmulo o comboio empancou no Entroncamento e, à conta, disso levávamos um atraso de 20 minutos, o que nos tempos que eu tinha contabilizado fazia toda a diferença! Chegada ao Porto, às 7 (com avião às 8) diz-me a Vera (a minha anja da guarda que me permitiu chegar a horas ao avião) que o trânsito no Porto estava o caos do costume. Foi, portanto, com muita adrenalina que fomos da Campanhã ao aeroporto, chegando mesmo a tempo de ser a última a fazer o check-in!

Finalmente dentro do avião, mal queria acreditar que era verdade, que estava a caminho de Marseille e das minhas férias de sonho! Nada a apontar ao voo, que saiu a horas e chegou 40 minutos antes do previsto, tenho, porém, a dizer que se o aeroporto do Porto é primeiríssimo mundo, o de Marseille é qualquer coisa que mete medo! Chegada a solo francês esperei pelos meus companheiros de viagem Grupéticos até cair para o lado de sono, sendo acordada com os flashes das câmaras que não mais me largaram até aterrar na Portela! Finalmente o grupo dos 5 estava reunido e rumava a Cannes, onde o nosso luxuoso apartamento de 2 quartos e mesanine nos esperava ansiosamente!

Pelo caminho mais uma peripécia com o carro quando não se consegue reabastecer o veículo por não sabermos qual o combustível a usar: gasolina ou diesel! Só à Grupeta! Às 3 da manhã chegámos finalmente a Cannes onde me é feito o passeio da praxe e se bateram mais umas chapas no Palácio dos Festivais, à noite, como não poderia deixar de ser!

Para terminar a noite, conversa grupética amena, at last, at home!




___________________________________
Frase resumo: Depois de tantas peripécias, lá foi ela a caminho da Riviera!

2 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Bi, chorei e rebolei a rir com o relato destes dias!!! Quero mais, quero os outros dias, rápido, sff!!!
Tá demais!

Reisoca disse...

AP TÓPIXIMO :)
E Cannes by Night!