terça-feira, setembro 11, 2007

Aquela idade

Há vários meses que ando a viver o chamado trauma dos 26. Parece estúpido, mas é verdade. 26 anos é diferente de 25. MUITO DIFERENTE! Não são apenas mais 12 meses... não! É toda uma perspectiva diferente que se abate sobre nós no dia em que chegamos aos 26 anos... Já estamos mais perto dos 30 do que dos 20 e isso mete medo a qualquer ser humano! Que mais não seja porque representa aquilo que a maioria de nós mais teme: deixar de 'estar a crescer' para 'começar a amadurecer' (que maravilhoso eufemismo)!

Podem até dizer-me que eu falo do que não sei e que é bem pior fazer 30 (medo), 40 (pânico) ou 90 anos, como a minha tia-avó fez há uns meses... Mas para mim nada disso agora importa. Eu vou fazer 26 anos e isso é, de facto, o que me interessa... E sobre isso, nada melhor que as palavras que um grande amigo resolveu dirigir-me nesta ocasião:

«Quando chegas aos 26 pensas que estás quase nos 30 e que a tua vida nada tem a haver com aquilo que imaginaste que seria e que andaste aqui a empatar, e o tempo e a vida estão a passar por ti. Não ligues, isso passa. Hás-de perceber que aos 26 és muito mais interessante do que há uns anos atrás, que já fizeste muita coisa e que ainda tens tempo para fazer muitas mais. Tens tempo de sobra para te apaixonar, casar ou não, ter filhos ou não, construir uma carreira de sucesso, fazer mil viagens malucas e sabe Deus o que mais, que a imaginação Dele é bem maior que a nossa. Vive a vida, constrói o teu caminho, acredita todos os dias e não olhes para trás e para a frente a pensar que já não tens tempo. Tens sempre tempo! É só questão de o aproveitar ao máximo

3 comentários:

DM em Caracas disse...

Oh minha querida, nao se preocupe que a menina e como o vinho do Porto, fica muito melhor com a idade!
E olha, pensa la e olha bem para tras:
- gostarias de voltar a fazer o curso?
- gostarias de voltar a fazer o estagio?
- nao estas contente com a tua vida agora?
- nao achas que melhoraste muito? Aqui entre nos que apenas uns milhoes de pessoas nos podem ler, eu sempre gostei muito de ti porque sempre foste inteligente e espirituosa, mas acho que estas muito melhor agora do que quando te conheci.
E tambem so aqui entre nos e numa de auto-critica: ha vezes em que olho para tras e penso como e que alguem ha 5 anos me conseguia aturar... Bem, hoje ainda nao e facil, mas acho que o mundo se habituou e eu melhorei um bocadinho!
Um grande beijo Macaense de Parabens!

Anônimo disse...

É bem verdade! O "abismo" dos "intas" aproxima à medida que vamos abandonando os "intes".

Reisoca disse...

Depois de ler o teu Post e de ler o Di, pensei: OS meus dois "meninos" já nao são uns adulexentes, já tao tao krexidos! :)