sexta-feira, outubro 26, 2007

Cultura à sexta


Foi ontem inaugurada, pelo Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, a exposição "Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - de Pedro, o Grande, a Nicolau II", no Palácio Nacional da Ajuda. Esta exposição, de várias obras do Museu Hermitage de S. Petersburgo, estará em exibição em Lisboa até Fevereiro e é a concretização de uma parceria cultural entre Portugal e a Rússia que se pretende que culmine na criação, em Lisboa, de um "pólo" do Museu Hermitage, em 2010, à semelhança do que já acontece em Londres, Amsterdão e Las Vegas.

O Hermitage de S. Petersburgo, foi fundado em 1764 quando a Czarina Catarina, a Grande, adquiriu uma vasta colecção de obras de pintores flamengos tendo-a instalado no Palácio de Inverno, residência oficial dos Czares.

Tendo sofrido constantes renovações e novas aquisições, o Museu Hermitage de S. Petersburg ocupa hoje 6 edifícios contiguos, nas margens do Rio Neva, sendo o maior Museu do mundo, tendo no seu acervo mais de 3 milhões de obras de arte, entre pintura (onde pontuam obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rubens, van Dyck, Rembrandt, Poussin, Claude Lorrain, Canaletto, Canova, Rodin, Monet, Renoir, Cézanne, van Gogh, Gauguin, Picasso e Matisse), escultura, joalharia, vestuário, porcelanas Lomonosov e uma fabulosa colecção de joalharia Fabergé. Acresce uma vastíssima colecção de 'regalia' Imperial onde encontramos algumas jóias da corte Imperial Russa.

A título de curiosidade, alguém que quisesse visitar as 1057 salas que compõem o museu, perdendo apenas 1 minuto em cada obra, levaria 11 anos para visitar todo o Hermitage. De igual modo, as salas dedicadas aos pintores do Renascimento Flamengo (nomeadamente Rembrant, van Dyck e Rubens) possuem mais obras expostas que o Rijksmuseum, de Amsterdão. Estas curiosidades dizem, de facto, alguma coisa sobre o acervo do Hermitage e sobre a sua importância no panorama cultural europeu!

Garanto, tendo já visitado, que a exposição desde ontem patente na Galeria D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda, merece, sem duvida, uma visita e fica o desafio, durante a noite de hoje, das 21 às 24 horas, a entrada será gratuita!

Nenhum comentário: