sábado, outubro 06, 2007

Fim do Verão



O calendário diz-me que o verão acabou no dia 23 de Setembro, dia do equinócio de outono, mas não me decidi ainda se assim foi, de facto... Ainda a semana passada, em Évora, estavam autênticos dias de verão, e esta semana em Lisboa apanhei chuvadas dignas de um Inverno dos mais rigorosos... os defensores de Al Gore lá atiram com a teoria do aquecimento global enquanto os ambientalistas apontam o dedo aos nossos excessos como desculpa para a desregulação das estações!

Porém, independentemente do que marca o calendário ou os termómetros da cidade, psicologicamente, com o fim de Setembro, já começou o outono e começa a contagem decrescente para o Natal. As crianças voltam à escola, o trânsito torna-se novamente caótico, as montras trazem-nos as novas tendências da season, as botas e os lenços começam a teimar em sair do armário, os chapéus de chuva tornam-se acessórios quase obrigatórios, os meninos amontoam-se novamente no Metro com mochilas carregas de livros... volta a rotina dos dias de trabalho intermináveis e das noites que chegam mais depressa e mais frias, e com esta rotina vêm outras, que abandonamos no verão: as conversas demoradas à volta de uma chávena de chá, as idas ao cinema depois das 9, as aulas ao fim da tarde, as escapadelas de fim de semana a aproveitar os feriados, enfim, toda uma infinidade de coisas que sofre uma pausa no verão mas se retoma, ano após ano, com o entrar de Setembro... e para trás ficam as memórias de mais umas férias e de mais um verão!

E com o outono chegam também as saudades de outros invernos e de outras cidades, e para mim as saudades do outono em Londres, quando o frio já chegou, as lojas já se enfeitaram e a City já voltou a fervilhar com os negócios que se fecham a cada minuto!

Nenhum comentário: