sexta-feira, novembro 30, 2007

Cultura à sexta



To Catch a Thief, filme de 1955, é uma das obras primas de Alfred Hitchcock, e considerado um dos seus filmes mais românticos. Foi rodado na Riviera Francesa, tendo como protagonistas aquela que se viria a tornar, dois anos mais tarde, Sua Alteza Sereníssima a Princesa do Mónaco, Grace Kelly, e o galã da época, Cary Grant.

A narrativa do filme é muito simples e baseia-se na história de John Robbie, um famosíssimo ladrão de jóias na reforma (Grant), conhecido como The Cat, que é considerado pela polícia o suspeito número 1 de uma série de roubos em hotéis da Riviera. Como em qualquer boa história de mistério e de suspense, Robbie, decidido a provar a sua inocência e a apanhar o ladrão, cria uma armadilha contando, para tal, com a ajuda de Frances, uma rica e bonita herdeira (Grace Kelly), no seu elaborado plano: usar as jóias da mãe dela (a mais fabulosa colecção na Riviera) como isco ao bandido. O plano, porém, corre mal e Robbie ve-se forçado a fugir à polícia francesa mas não desiste de encontrar o ladrão. Ao mesmo tempo, Frances, embora convencida de que Robbie é culpado, apaixona-se por ele ajuda-o a fugir, fascinada com a sua história. Depois de várias peripécias e enganos, finalmente, durante um baile de máscaras, e com a ajuda de Frances, Robbie consegue apanhar o novo 'cat' provando que estava verdadeiramente inocente. O casal, intui-se, ficaria junto e feliz, happily ever after, bem ao estilo dos contos de fadas!

Esta história, um êxito na época, tem sido repetida vezes sem conta e ficará para sempre na história do cinema como o filme que fez com que Grace conhecesse Rainier do Mónaco, com quem viria a casar, fazendo hollywood perder uma estrela e o Mónaco ganhar uma Princesa!

Nenhum comentário: