sexta-feira, novembro 02, 2007

Cultura à sexta


The Golden Eagle, Transiberiano

O Transiberiano (a par de outras carreiras de sonho, como o Expresso do Oriente) é um mito da ferrovia assim como o Concorde era o mito da aviação. Este comboio luxuosíssimo, que lembra histórias de príncipes e princesas, atravessava a Rússia de São Petersburg a Vladivostok (no extremo oriental-sul da Rússia, na fronteira com a China) e foi inaugurado, na sua plena extensão, em 1916 pelo Czar Nicolau II.

Os planos iniciais para a construção de uma linha ferroviária que ligasse a capital do Império (São Petersburgo) ao extremo oriental são da autoria do Czar Alexandre II, consciente da importância de ter um serviço ferroviário que unisse as várias cidades do seu vasto império que se estendia por dois continentes. Foi, porém, no reinado do seu filho, Czar Alexandre III, que a construção se iniciou, tendo sido nesta altura nomeado Sergei Witte como Director dos Assuntos dos Caminhos-de-Ferro, em 1889. Em 1891 o Czar Alexandre III abençoou oficialmente a construção do segmento do Extremo-Oriente da linha, em Vladivostok, e o primeiro segmento entre Chelyabinsk to Omsk.

A linha transiberiana percorre 9.288 km, abrangendo 8 fusos horários e leva vários dias a completar a travessia da Rússia, sendo o terceiro mais longo serviço ferroviário contínuo do mundo.

Actualmente, para além de ainda servir os seus propósitos iniciais de ligação do vastíssimo território Russo, o Transiberiano é uma viagem de sonho que une dois continentes e que, ao longo de 15 dias, atravessa os Urais e a Sibéria, ligando a actual capital (Moscovo) à cidade de Vladivostok. Com um serviço de luxo, é a viagem de sonho para todos aqueles que queiram atravessar a Rússia nesta viagem não apenas turística mas também profundamente histórica e cultural!

Nenhum comentário: