O SLIH vive hoje o seu primeiro dia 29 de Fevereiro. Por mais que pense no assunto, não entendo a razão de, no meio de todos os meses com 30 ou 31 dias, Fevereiro só ter 28. Nem percebo porque será que o dia extra se acrescenta logo no início do ano e não em Dezembro. Até seria engraçado, de 4 em 4 anos, termos a passagem de ano no dia 32 de Dezembro!
Compreendo que são dúvidas pouco ou nada pertinentes e que, com 28 ou 29 dias, lá vamos tendo o Fevereiro como o mês incompleto, o mês mais pequeno, o mês amputado e de dimensão variável e olhando para ele com aquela estranheza e benevolência típica do olhar que lançamos às coisas "diferentes".
Amanhã, felizmente, já será Março!
2 comentários:
Ai Bizinha, essas tuas questões!!! Vais dizer-me que não deste isto no Mira Rio também?
Fevereiro só tem 28 dias porque o Inverno é mais curto que o Verão (a Terra está mais próxima do Sol no Inverno e sofre uma aceleração, o que faz com que o Inverno seja mais curto, enquanto que no Verão a Terra está mais longe e a órbita é mais lenta, pelo que o Verão é mais longo) e para acertar o calendário retirou-se 2 dias a Fevereiro e pôs-se em Julho e Agosto. Porquê a Fevereiro e não a Dezembro ou Janeiro já é outra questão. Terá ou não uma explicação plausível, mas parece-me menos importante. Há uma teoria que foram os srs Júlio César e César Augusto que foram lá roubar para pôr nos seus meses.
O dia extra acrescenta-se a Fevereiro porque no calendário romano este era o último mês do ano.
Chama-se ano bissexto porque era acrescentado um novo 6º dia antes da calenda de Março (1º dia de Março), ou seja, passava a haver dois dias com 6º dia antes da calenda de Março - bissexto.
Já agora, sabias que os anos bissextos não são sempre de 4 em 4 anos? Nos anos múltiplos de 100 e não múltiplos de 400 não são bissextos.
Obrigada pela explicação ;) Mas eu continuo na mesma, ainda bem que só se repete dentro de 4 anos!!!!! ;)
Postar um comentário