sexta-feira, março 14, 2008

Cultura à sexta*



A arte cinética, vulgarmente chamada Op Art, está no Museu do Chiado com uma exposição extensa de autores nacionais e internacionais, representantes desta corrente artística do século XX.

A chamada "Op Art" (optical art) é um movimento artístico vanguardista que parte de construções abstractas fortemente centradas na ilusão de óptica, sendo que muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco e, embora estáticas, criam a impressão de movimento, clarões ou vibração, e por vezes parecem inchar ou deformar-se.

Os trabalhos cinéticos centram-se na representação do movimento e vivem da interacção com o público, que se pode misturar, experienciar e, no fundo, dar sentido a essas obras. Esta corrente artística teve enorme influência na sociedade e nas artes da decada de 60, como a moda, a arquitectura, os media e sobretudo no design gráfico.

É esta forma de arte algo diferente que podemos experimentar no Museu do Chiado. Ao todo são 60 obras em exposição de cerca de 30 artistas, entre os quais os portugueses René Bertholo, Eduardo Nery, António Pedro, Nadir Afonso e Artur Rosa que estarão em exposição até 16 de Junho, justificando, plenamente, uma visita!



____________________________
* Depois de um interregno imenso, a Cultura à sexta está de volta ao SLIH, porque este também é um espaço que se interessa pela cultura, pelas artes, pela música e pelo cinema!

Nenhum comentário: