sexta-feira, abril 11, 2008

Cultura à sexta



A inauguração da nova galeria do Centro Português de Serigrafia no CCB, a 18 de Abril, é assinalada com uma exposição de Salvador Dalí, 100 Gravuras da Divina Comédia de Dante.

Esta exposição junta dois fabulosos artistas, um pintor surrealista do século XX e um poeta/dramaturgo do Quatrocento Fiorentino, por muitos tido como um dos maiores poetas de sempre e, sem dúvida, il sommo poeta da língua italiana (note-se que a Divina Comédia foi a primeira obra escrita em italiano).

O Inferno, o Purgatório e o Paraíso titulam as gravuras da série de aguarelas que mais não são do que a interpretação que Dali faz da alegoria poética/teológica de Dante Alighieri. As cem aguarelas de Dalí percorrem também a viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até ao centro da terra onde encontra Lúcifer, depois regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório, para, guiado pela sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.

Estas aguaralelas de Dalí foram criadas entre 1950 e 1960 por encomenda do Governo italiano, no âmbito das comemorações dos 700 anos do nascimento de Dante.

Nenhum comentário: