terça-feira, abril 28, 2009

O efeito "Jackie Kennedy"

"Madrid se resistió a Napoleón, pero 200 años después se ha rendido a su réplica. Mejor dicho, se ha rendido a la mujer de su réplica. Visto lo visto, Napoleón cometió un error al enviar al general Murat a invadir la capital de España. Si hubiera mandado a Josefina, quizá la Historia habría sido diferente" (El Mundo)


Já se passara o mesmo com Jackie, e Kennedy percebeu-o como ninguém... por isso teve a inteligência de dizer, na visita oficial a Paris, em Junho de 1961 "I am the man who accompanied Jacqueline Kennedy to Paris, and I have enjoyed it." Sarkozy bem pode repetir estas palavras, porque é isso que ele faz, acompanha Bruni, que faz todo o trabalho mediático e diplomático, facilitando-lhe o trabalho político.

Aqui ficam algumas imagens da visita de Estado do casal Sarkozy a Espanha. À margem dos fait divers sobre moda e sobre Bruni, Sarkozy defendeu a participação de Espanha no G20 como membro de pleno direito. Diz a imprensa que uma nova época nas relações franco-espanholas foi iniciada... a ver vamos! Uma coisa, porém, é já certa, onde a "marca" Sarkozy vai, encanta!



_____________________________________
Nota: vale a pena ler a imprensa espanhola e francesa sobre a visita... Muito esclarecedora quanto a dois aspectos: (i) o quanto os espanhóis gostam da sua "princesa das asturias" e (ii) o efeito Bruni imprescindível na política Sarkozy.

Nenhum comentário: