terça-feira, março 15, 2011

"I'M READY FOR MY CLOSE-UP"



José Sócrates em versão Drama Queen, afirma, do alto da sua sabedoria "eu compreendo que a vida não está fácil para nenhum cidadão europeu." Fácil, fácil não está. Mas está bem mais difícil para uns do que para outros. E os Portugueses estão em 3.º na escala da dificuldade, atrás da Grécia e da Irlanda. Vá lá perguntar aos Finlandeses ou aos Suecos ou mesmo aos Luxemburgueses se eles se queixam!

Já não adianta deitar-nos areia para os olhos com a crise internacional. Existiu? Claro (ainda que negada quase até ao fim por Manuel Pinho, ex ministro de Sócrates, aquele que na véspera da queda do Lehman Brothers afirmou que a crise tinha acabado)!

Portugal não está só a sofrer com a "crise internacional". Como bons nacionalistas, herdeiros da política "orgulhosamente sós", não queremos intervenção externa e por isso temos uma crise só nossa, feita à nossa exacta medida. Crise fruto do desgoverno e do descontrolo de 6 anos de escolhas políticas erradas que delapidaram os recursos do país. Não produzimos, não temos indústrias nem agricultura, não temos empresários nem investidores, não temos uma banca sólida e empresas públicas bem geridas.

Não é por acaso que a Moody's hoje nos baixou o rating de um A3 para um A1, dando conta de que poderá ser necessário o Governo vir a socorrer bancos e empresas públicas com dificuldades de financiamento nos mercados. Na Europa, que eu saiba, ainda se mantêm muitos "triple A", apesar da crise de "a vida não estar fácil para nenhum cidadão europeu."

Nenhum comentário: