quarta-feira, junho 09, 2004

Ronald Reagan



Não tinha ainda escrito sobre uma grande perda para o mundo ocidental, que aconteceu no início desta semana, com a morte de Ronald Reagan, que vai estar hoje em câmara ardente em Washington, no Capitólio, sendo as cerimónias fúnebres realizadas na próxima 6ª feira, na presença do Presidente George W. Bush, dos ex Presidentes Bill Clinton e George Bush e da antiga Primeira Ministra Britânica, Dame Margaret Thatcher.

Ronald Reagan chegou à Casa Branca em 1981 e testemunhou dos períodos mais marcantes da história recente. Foi Presidente numa época em que, um pouco por todo o mundo, eram grandes os líderes, quer à esquerda que à direita, de entre os quais não podemos deixar de destacar Margaret Thatcher, Helmut Kohl e Mikhail Gorbachev.

Foi Reagan o grande mentor da queda do comunismo; lutou pela democracia e pela liberdade; prometeu a recuperação económica e a América conheceu 8 anos de prosperidade; defendeu a paz mas nunca quebrou a vontade de ver desmantelada a cortina de ferro; e pretendeu impor a América como "the moral balance".

Será que foi bem sucedido? Penso que sim. O Mundo, tal como o conhecemos hoje, muito deve a homens como Reagan.

As suas palavras, no Inauguration Speech, deram o mote do que seria a sua presidência: «Government is not the solution to our problems; government is the problem.»

Para a história fica, ainda, outra citação que muito gosto: «America is too great for small dreams.»

Nenhum comentário: