quinta-feira, agosto 05, 2004

Perplexidades

Como ja foi por demais dito, estou em Cambridge a fazer um curso de verao sendo que os special subject courses que resolvi escolher foram:
  • The Defense of the Realm, Nato and the European Union
  • Britain and the Dictators
  • Britain and the Second World War

De todos estes temas, as aulas mais interessantes sao aquelas que falam da II Guerra Mundial. Em relacao a Nato ainda nao ouvi uma palavra e nas aulas em que se deveria falar dos ditadores, andamos a fazer a historia da I Guerra Mundial (talvez dentro de dias cheguemos a Stalin, a Hitler e a Mussolini!). Mas a parte disto ha coisas interessantes que me deixam espantada! Em Cambridge ha, de certeza, uma grande corrente de historiadores revisionistas! Caso contrario como se poderia justificar que tenhamos passado 1 hora e meia a discutir se Hitler queria entrar em guerra com a Gra-Bretanha ou se, pelo contrario, foi a isso obrigado pelo caracter obstinado de Churchill? Nota-se nestes professores um forte sentimento anti-americano e anti-Churchill o que me faz confusao na medida em que toda a vida fui ensinada que a Europa foi salva dos planos hegemonicos de Hitler pela coragem de Churchill e pela ajuda americana! Agora querem-me fazer crer que os alemaes nao queriam entrar em guerra com a Inglaterra e que ate fizeram ofertas tentadoras a Churchill que as recusou liminarmente! (que outra atitude poderia ter um democrata perante uma oferta de divisao do mundo de acordo com os interesses alemaes?)

Estou a esperar para ver o que mais me sera dito sobre estes assuntos... de uma coisa ja tenho a certeza, cambridge continua a ser um lugar 'estranho'!!!

Nenhum comentário: