sexta-feira, dezembro 31, 2004

Fecho das Contas SLIH (2004)

Chega o último dia do ano e com ele esta necessidade de fazermos balanços e retrospectivas. Podemos fazê-los de várias maneiras, tendo como objectivo realçar momentos marcantes para toda a humanidade, personalidades que se distinguiram, factos que foram marcantes no nosso Portugal ou na nossa rua ou, olhar para nós próprios e fazermos o nosso balanço pessoal. Acertar as contas com o ano velho e limpar o passivo, para ele não entrar connosco no ano novo! (Felizmente a nossa vida não se guia pelas estritas regras de contabilidade que não permitem apagar os passivos por completo e começar o ano com superavit de esperança, de fé, de alegria, de confiança, de planos...)
Pois bem, eu quero falar do meu 2004, do meu ano que, posso dizer, foi em todas as vertentes um ano rico em acontecimentos, em mudanças, em etapas terminadas e noutras iniciadas... foi um ano diferente dos últimos e, no fecho das contas, não posso dizer que tenha sido mau.
Pois bem, vamos aos factos que marcaram o meu 2004, por meses, para ser mais fácil!


Em Janeiro, numa semana alucinante, fiz 3 orais de melhoria de nota (Urbanismo; Contencisoso Administrativo e Bancário) e, entre as três, subi 6 valores, fazendo um belo trio composto por um 15, um 16 e um 17! Foi uma semana em cheio, trabalhosa que se fartou mas que valeu bem a pena! No meio das sessões de estudo intensivo, no Open Space da Católica, aprofundaram-se cumplicidades e passaram-se tardes e noites bem animadas! Foi também em Janeiro que comecei a pensar no que seria o meu futuro depois de acabar o curso e que tive que decidir a complicada questão: fazer estágio ou não!

Em Fevereiro embarquei numa aventura política, com estes meninos, e sobretudo por causa deste menino, num projecto que desde logo me entusiasmou, porque permitiu criar uma dinâmica nova na Concelhia de Lisboa da JP e pessoalmente me deu oportunidade de voltar a fazer coisas que gosto e das quais andava meio arredada! Além disso permitiu reencontrar, numa cadência quase diária, pessoas de quem gosto muito!

Em Março decidi o meu futuro profissional, aceitando o convite destes senhores! Não posso dizer que o processo de selecção tenha sido vivido com muito sofrimento ou ansiedade (sempre estive confiante) mas o facto de ter sido escolhida e de ver o mérito recompensado foram, sem sombra de dúvida, motivo de orgulho! Em Março não podia dizer a 100% que tinha feito a escolha certa... tinha que esperar uns meses para descobrir que, de facto, tinha acertado!

Em Abril, por mais que puxe pela minha cabecinha não consigo encontrar nenhum acontecimento marcante! Ou melhor, já que não falar de nada é chato, realço aqui a primeira vez que fiz madeixas! Foi uma experiência importante, até porque agora, para manter o ‘tom’ tenho que andar sempre preocupada em ir ao cabeleiro! É caso para dizer que começou, aqui, o processo de aprofundamento da minha ‘lourice’!

Em Maio comecei a época final de exames e o friozinho na barriga que nunca tinha sentido, por se aproximar um exame, senti então! Foi o mês das fitas, da benção, da última aula, dada pelo Professor Germano Marques da Silva, da altura em que caiu, definitivamente, a ficha e percebi que ia acabar o curso e separar-me das pessoas que durante 5 anos partilharam comigo aulas e apontamentos, com quem conversei no bar, sobre coisas sérias e sobre as maiores banalidades, com quem vivi momentos bons e outros menos bonitos! Foi um mês de mudança e de pontos finais que são, geralmente, coisas que nos magoam... mas fazem-nos, igualmente, crescer e tornarmo-nos mais fortes!

Em Junho continuei com os meus exames mas havia um facto novo: EUROPEIAS 2004! Dediquei alguma da minha atenção (e muita da minha escrita!) a esta campanha e, como é natural, o resultado não foi o que gostaría. Como facto mais marcante neste mês tenho que destacar a criação do meu BLOG! O primeiro post foi ‘postado’ dia 2 de Junho às 2:07 pm e assim foi inaugurado o SLIH! Deste então um longo caminho temos percorrido! Foi também o mês do Euro, bálsamo para Portugal inteiro que vibrou com a nossa selecção!

Depois de um Junho ‘cheio’, Julho foi o mês alucinante! Mês dos últimos exames que representaram vários sucessos e um grande susto, apanhado com DIP (e à época partilhado com os meus leitores!)! No dia 22 de Julho fazia a minha última oral – DIP, precisamente – e, pela primeira vez, entrei na sala nervosa. Até esse dia não sabia o que era ter medo de uma oral! Acho que foi a vingança dos meus colegas que durante 5 anos me viram entrar para uma oral como se fosse dar um passeio no parque! Foi o mês em que soubemos que o Dr. Durão Barroso ía embora e, assim, os meus últimos dias de ‘assessora’ foram vividos com a ansiedade própria de quem não sabe o que o Presidente vai decidir! Foi uma experiência angustiante mas deu para ficar com a ideia quase completa do que é ser membro de um gabinete ministerial, e das suas vicissitudes! Foi também o mês de algumas revelações que não esperava... depois de algum choque inicial provou-se que, em geral, as amizades, se verdadeiras, resistem sempre!

Agosto, mês de FÉRIAS! Merecidas, reconfortantes, entusiasmantes! Férias em Cambridge, lugar fantástico onde espero regressar este ano! Conheci gente diferente mas sempre interessante, estive comigo mesma, diverti-me e aprendi imenso! É um experiência, sem dúvida, a repetir! Em Agosto, porém, o facto mais marcante é uma despedida, que tinha que ser feita, mas que custou um bocadinho... Para sempre ficam as memórias de tempos e pessoas que deixam saudade e que muito me ensinaram!

Em Setembro inicia-se uma vida nova... uma etapa que se dá por iniciada e que espero que seja tão boa como a anterior! Mês de descoberta de uma nova ‘profissão’, de um novo mundo profissional, de novas pessoas... mês, em geral, de boas surpresas! Sobretudo a semana de formação intensiva em Madrid valeu muito a pena, por todos os motivos! Não tivesse perdido o meu telemóvel, e tería sido perfeita!
É também o mês dos meus anos e, por isso, o meu mês preferido, ano após ano!

Se Setembro foi o mês das novidades, Outubro foi o mês da ambientação! Aprender a trabalhar em coisas novas e perceber que, apesar de ter andado 5 anos na faculdade a estudar e até ter tido boas notas, não sei grande coisa! Não posso deixar de destacar como facto marcante a minha primeira aproximação à Ordem dos Advogados, um mundo à parte, em todos os sentidos e nem todos eles bons!

Em Novembro, mais uma mudança. Depois de 2 meses a trabalhar em Fiscal, ‘rodo’ para o Departamento de Direito Público... novas pessoas, novos desafios, novas questões em que pensar! As primeiras noitadas da nova vida profissional e os primeiros fins de semana a trabalhar também datam de Novembro! Mês igualmente marcado por conflitos e discussões que, felizmente, acabaram por se resolver, não sem deixarem lições que procurei aprender!

Por fim, Dezembro... mês da reviravolta, no país, e também para mim! Mês que foi renovar da esperança e em que foram dados passos importantes para o futuro! O mais importante do meu Dezembro foi o ter feito mil e uma coisas, não ter parado quieta um minuto, e ainda assim não ter tido tempo para nada! Será que é isso a vida de advogada? Espero ter plantado, mesmo no final deste ano, sementes que darão uma bela colheita na próxima primavera! But, just the future can answer to this!

Para além dos factos, podia nomear pessoas mas isso seria extremamente injusto porque haveria sempre aquelas de quem me iria esquecer e não seria correcto! Ao invés de pessoas vou nomear apenas algumas coisas que merecem destaque neste meu ano!

Filme do Ano: quase um dos últimos que vi, Phantom of the Opera, pelos motivos já explicados (aqui em baixo)... um musical divino, uma recriação fabulosa do ambiente da Opéra Populaire, actores fantásticos!

Sentimento do Ano: é muito feio dizer, mas é o orgulho! Orgulho em mim, pelos resultados académicos, pelo desempenho profissional, pelo muito que fiz neste ano! Orgulho na minha família, por todos os motivos, orgulho no meu País que este ano demonstrou, em vários campos, ser capaz dos maiores feitos, no futebol (Euro 2004) e na política (Durão Barroso Presidente da Comissão Europeia)! Orgulho no meu partido, o CDS, que tão bem se portou no Governo e que no ano que vem vai ter um resultado histórico (de dois dígitos!)

Música do Ano: impossível escolher... são tantas! Foi um ano cheio de músicas e de momentos musicais!

Cidade do Ano: Londres... no verão ou no inverno, com chuva ou com sol (como esquecer o famoso escaldão!), com as compras e com os teatros, no o Harrod’s e em Portobello Road! Londres, a minha cidade de 2004, e todos os anos, ou não fosse ela um amor eterno!

Sabor do Ano: os morangos! Adoro morangos e tudo o que leva morangos: sumos, batidos, cheese-cake, tartes, morangoskas, compotas! Que 2005 seja, um bom ano p’ros ‘Morangueiros’!

Descoberta do Ano: eu sei que é ao retardador, mas é mesmo isto: câmara no Telemóvel! Até perder, em Madrid, o meu Nokia 7210 eu não sabia o que era ter um telefone que tira fotografias e a graça que isso tem! Por isso adoro o meu Nokia 6610i que, além de tudo o que o meu querido 7210 tinha, tem câmara! Outro serviço que merece destaque é a net wireless! Parecendo que não dá um jeitão poder andar a passear o portátil pela casa e poder continuar a ‘assapar’, passo a publicidade!

Cheiro do ano: o meu perfume, Light Blue, da Dolce Gabanna, porque se nas cores do meu Blog sou instável, nos perfumes sou muito fiel!

Paixão do ano: o meu BLOG! Lindo, fantástico e agora até Cor-de-Rosa!!!!!!! Para além desta, haverá outras das quais falaremos melhor em 2005!

Irritação do Ano: estamos quase a terminar 2004, não pensemos pois em irritações mas apenas no que de bom o 2005 nos vai trazer!


UM GRANDE 2005 PARA MIM!
UM GRANDE 2005 PARA VOCÊS!
UM GRANDE 2005 PARA PORTUGAL!
UM GRANDE 2005 PARA O MUNDO!

e, se me permitem...

UM GRANDE 2005 PARA O MEU CDS/PP!!!!!

Nenhum comentário: