segunda-feira, maio 09, 2005

60 anos depois

Image hosted by Photobucket.com

Comemoraram-se hoje, em Moscovo, os 60 anos sobre o fim da II Guerra Mundial e sobre a vitória aliada.

Há 60 anos soldados russos hasteavam a sua bandeira no Reichstag, e se tal imagem significava o fim de um Regime totalitário e sangrento, marcava o início de um outro, não menos totalitário e não menos sangrento.

A entrada dos soviéticos em Berlim não apenas significou o fim da II Guerra Mundial como também marcou o início da Guerra Fria e da opressão de vários povos na área geográfica que ficou conhecida como Cortina de Ferro. Talvez por isso os estados Bálticos se tenham recusado a estar presentes nas comemorações de hoje, porque, se é verdade que Moscovo foi fundamental à queda do Nazismo, é também verdade que, por onde passou, não trouxe uma verdadeira libertação mas a substituição de um regime totalitário por outro.

É por isso que me custa ver estas comemorações em Moscovo. Entendo que seria mais lógico e menos fracturante fazê-las em Berlim, palco privilegiado de todos os eventos da II Guerra Mundial.

De todo o modo, o importante é celebrar esta data pelo que ela representa em termos de vitória da legalidade e dos direitos do homem sobre a tirania, o totalitarismo e as monstruosidades do regime Nazi. E é por isso que hoje é um dia feliz para a Europa e para o Mundo.

Nenhum comentário: