quarta-feira, agosto 10, 2005

Portugal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Emigrada, for a while, nas terra de sua majestade (nunca sei como se escreve esta palavra!) assumo definitivamente o papel da patriota e visto a 'camisola' de Portugal cheia de conviccao e orgulho! (Isto apesar de em dois dias ja me terem perguntado se era Russa (!) ou Polaca (!) - sera que eu tenho cara de eslava por acaso????????????)

Querem um exemplo? Na aula de Architecture in Cambridge o Professor perguntou a cada um de nos qual o edificio que mais nos tinha impressionado em termos arquitectonicos. A maioria dos alunos - americanos ou japoneses - falaram das maravilhas do renascimento italiano, dos templos gregos e das piramides egipcias. Os espanhois, para nao darem muito o ar do - eu sou espanhol - tambem resolveram nao falar de nenhuma obra prima castelhana mas de obras universais, como a Catedral de Sao Pedro.

Pois bem, aqui a vossa amiga, que vem de um pais cheio de Monumentos resolveu falar da Torre de Belem (de repente convertida em Tower of Bethlehem). Porque???????? Porque e nossa. Porque e bonita. Porque representa as descobertas, o novo mundo, as novas culturas, os novos horizontes. Porque e de um estilo unico no mundo - o Manuelino. Porque e o simbolo do Portugal grandioso de outros tempos, que foi pioneiro e que deu «novos mundos ao mundo».

Image hosted by Photobucket.com

Tower of Bethlehem, former prison, built in an unique style called Manuelino (after the King Manuel I), known worldwide for the use of sea elements (like sea shells and twisted rope forms) as ornamentation as a tribute to the discovery of Brazil and of the sea passage to India.

E agora, para completar o quadro, deixo-vos uma musica que eu nao consigo ouvir nestes computadores, mas que fala de Portugal, enjoy it!