sexta-feira, maio 18, 2007

Cultura à sexta


Masterpiece, Roy Lichtenstein


Roy Lichtensteiné um pintor americano do século XX, que podemos inserir no movimento da Pop Art, que, assim como outros movimentos surge no auge do Modernismo com o objetivo de recriar a sociedade e acabar com o elitismo muitas vezes associado à criação cultural. Os artistas Pop querem chegar às massas e por isso não abdicam de utilizar ícones como a Coca-Cola ou celebridades (Marilyn Monroe e Elvis Presley) para chegar ao maior número de pessoas possível, trazendo a arte para dentro das nossas casas e para as ruas. Ao contrário, porém, do que muitas vezes se pensa, a Pop Art apenas pretendia representar o mundo social da época e celebrar as nuances da linguagem da cultura urbana, sem pretender fazer crítica social ou activismo político.

Lichtenstein celebrizou-se por utilizar o estilo banda desenhada como forma de arte, criando imagens descontextualizadas e desconexas que não dizendo nada, demostram como um quadradinho de BD pode ser uma obra de arte. Ao longo da sua carreira, Lichtenstein passou pelos estilos abstracionista, cubista e expressionista.

Neste momento, e desde 1996 a National Gallery of Art, em Washington, tornou-se o maior repositório de obras deste artista, com uma doação de 154 quadros feita pelo próprio, um ano antes da sua morte. Hoje em dia, há ainda 4.500 trabalhos de Lichtenstein em circulação.

Um comentário:

Anônimo disse...

DECONSTRUCTING ROY LICHTENSTEIN
http://davidbarsalou.homestead.com/LICHTENSTEINPROJECT.html

http://www.flickr.com/photos/deconstructing-roy-lichtenstein/

http://www.boston.com/news/globe/living/articles/2006/10/18/lichtenstein_creator_or_copycat/

http://mass.live.advance.net/printer/printer.ssf?/base/news-6/116453103614650.xml&coll=1

http://web.archive.org/web/20030310054018/www.newmassmedia.com/art.phtml?code=wma&db=art_fan&ref=23053

http://davidbarsalou.homestead.com/roylichtenstein.html

http://davidbarsalou.homestead.com/roylichtensteinsee.html