quinta-feira, agosto 30, 2007

Florença - Sienna - Pisa



Florença é, na nossa cabeça, a cidade do Renascimento, da arte, do Duomo, do David de Michelangelo, de Dante Alighieri, dos Medici... cidade de mil e uma histórias de príncipes e envenenadoras, mulheres anjos e poetas apaixonados, artistas e mecenas!

E curiosamente (ou não), não desilude nenhuma destas ideias pré-concebidas! Florença é tudo isto e muito mais ainda... é uma cidade verdadeiramente encantadora que consegue fazer a sua magia sobreviver a um dia de chuva intensa (o que, vos garanto, não é tarefa fácil!). É perfeitamente possível passearmos pelas ruas florentinas e imaginarmo-nos dentro das páginas da Divina Comédia ou reinventarmos uma cruel conjura contra Lorenzo di Medici! Uma cidade que derrama charme e beleza e encanta mesmo o visitante mais distraído...

Sienna, tradicional rival de Florença, é, igualmente, uma fabulosa pequena cidade italiana, com ruas íngremes e estreitas onde, a cada esquina, espreita um prédio lindo, numa igreja renascentista, uma lojinha de peles cheia de charme ou uma fabulosa catedral em mármore de cores.

Quanto a Pisa, a sua famosíssima Torre inclinada garante um permanente corrupio de turistas e curiosos que querem ver, de perto, o mais célebre erro de engenharia. Porém, à excepção da Torre e do Duomo, não considero que Pisa mereça uma visita... não encanta nem seduz como as suas duas vizinhas Toscanas.

Nenhum comentário: