segunda-feira, setembro 03, 2007

Milão



Milão, a terceira maior área metropolitana da Europa, desde a idade média que representa o papel de centro comercial, industrial e financeiro a nível europeu. Além disso, tem todos os restantes atributos que fazem uma cidade cosmopolita e moderna.

Diferente de todas as outras cidades italianas por onde passei, Milão será provavelmente aquela que reúne as características típicas de uma moderna capital: é o centro financeiro de Itália, é a maior área metropolitana do país em termos de população e é o grande pólo industrial do país. Muitas das marcas que imediatamente associamos a Itália são, efectivamente, de Milão, vejamos o caso da Alfa Romeo e da Armani, e nem precisamos de lembrar os grande clubes de futebol como o AC Mìlan e o Inter, também eles símbolos da cidade.

Para além disso, é uma cidade arquitectonicamente muito equilibrada tendo, apostado nos últimos anos na construção de modernos edifícios, por grande arquitectos, como Renzo Piano e Norman Foster, que mudarão, definitivamente, o skyline de Milão. Soma-se a tudo isto a dimensão história, artística e cultural que será sempre associada a Milão quer pelo intemporal La Scala quer pela indústria da moda que dá a Milão aquele toque de glamour tão sedutor.

Milão é uma cidade fabulosa, embora não possua a magia de Veneza, o encanto de Florença ou a grandiosidade de Roma, porque na sua imensa simplicidade e funcionalidade mantém todo o seu carácter e personalidade, num país de contrastes, sendo uma cidade, simplesmente, equilibrada!

Nenhum comentário: