sábado, outubro 13, 2012

Uma despedida



Hoje, quase um mês depois de ter feito 31 anos, lembrei-me que com isso os meus tempos de JP (Juventude Popular) acabaram oficialmente. Agora já não é apenas uma questão de escolha (a todo o tempo reversível), mas de impossibilidade de facto (a idade não perdoa). 

Passar por uma juventude partidária pode ser (deve e é) muito mais do que uma experiência da politiquice, do cacique e da falta de escrúpulos. Tudo isso se passa? Talvez. Mas há mais e há melhor. Há gente brilhante. Há gente trabalhadora. Há gente honesta. Há gente que, pura e simplesmente, acredita que a política pode e deve ser uma das mais nobres actividades: a de servir a causa pública. E o que haverá de mais nobre do que servir o nosso país – e os outros -, o melhor que sabemos e que podemos?

E isso, (chamem-me ingénua) também se pode aprender numa juventude partidária. Isso, (chamem-me ingénua) também aprendi na JP, com o exemplo de muitas pessoas que de forma desinteressada procuraram servir, o melhor que podiam e que sabiam, os seus concelhos, os seus distritos e o seu país.

E isto leva-me a pensar que, apesar de todas as disputas, todas as batalhas, todas as eleições (as ganhas e as perdidas), todas as discussões mais ou menos acaloradas, foram bons aqueles anos. Deixaram-me boas memórias e um punhado de desilusões mas, mais importante do que tudo isso, na JP fiz grandes amigos. Aqueles que me viram crescer; aqueles que cresceram comigo e aqueles que eu ainda hoje vejo crescer. Pessoas com quem aprendi muito e pessoas a quem (tenho essa ilusão) espero ter ensinado alguma coisa.

E aos que ainda por lá vão continuando as suas batalhas, apenas desejo boa sorte. Boa sorte e integridade, para lutarem sempre de forma honesta e de cabeça erguida. Porque faz parte acreditar. Porque faz parte lutar. Porque faz parte sonhar.

Nenhum comentário: