sexta-feira, abril 27, 2007
Cultura à sexta
Betty Boop, a famosa boneca animada, celebrizada pelo seu «boop-boop-a-doop» e pela sua imagem provocadora e sexy, sempre com saias muitos curtas e com uma liga encarnada à mostra, foi criada em 1930, como namorada de Bimbo, no filme animado Dizzy Dishes. A boneca inspirava-se nas divas da década de 30, sobretudo a actriz e cantora Helen Kane, que se diz ter sido o modelo para a sua criação.
Em 1932, Grim Natwick, o reponsável pelo desenho da boneca, decidiu que o seu aspecto pouco humano, não favorecia a carreira de Betty Boop e redesenhou-a, atribuindo-lhe o penteado que a celebrizou como a primeira flapper em desenho animado. Foi também nesta altura que lhe atribuiram, definitivamente, o nome de Betty Boop. De 1932 até 1939 Betty Boop participou em perto de 100 filmes animados para televisão.
Porém, a imagem demasiado feminina e ousada de Betty Boop cedo levantou problemas com a censura que, em 1934, em nome da moralidade, determinou que Betty não poderia continuar a usar decotes nem roupas insinuantes. Os irmãos Fleischer modificaram, então, a imagem de Betty, vestindo-a até o pescoço, mantendo, contudo em evidência as formas da boneca, e fazendo-a usar roupas justas que a tornaram, aos olhos da crítica, ainda mais provocante. Assim, em 1939, Betty Boop foi mesmo proibida de aparecer nas televisões e cinemas, pelo Comitê Moralizador.
Desde 1939, altura em que a carreira de Betty Boop conheceu um fim abrupto, a boneca tem tido participações esporádicas na televisão e no cinema, tendo tido, no filme «Quem Tramou Roger Rabbit?», em 1988, a sua última aparição cinematrográfica.
A titularidade dos direitos sobre a personagem Betty Boop foi passando de mão em mão, ao longo dos anos, devido a uma série de fusões empresariais, sendo que, actualmente, a Lions Gate Home Entertainment detém os direitos de imagem em vídeo e DVD, a CBS Paramount Television, os direitos de transmissão televisiva e a Paramount Pictures os direitos de uso da imagem de Betty Boop no cinema.
quinta-feira, abril 26, 2007
Baked Beans Attack!
Pensamento do dia
Começo a constatar que as minhas notas aumentam na proporção do tempo dedicado ao CDS e à volta do líder! ;)
terça-feira, abril 24, 2007
domingo, abril 22, 2007
Paulo Portas PRESIDENTE
Confesso que não esperava outro resultado e que só quem não conhece o CDS e os seus militantes poderia acreditar que o nosso Portas não desse uma 'tareia' ao então ainda Presidente Castro.
Pessoalmente não vou sequer entrar na linguagem do politicamente correcto de agradecer ao derrotado o trabalho dos últimos 2 anos. (Quem me conhece sabe bem que não votei nele em Lisboa, não votei nele nas directas, não votei nele na Batalha e nunca achei que fosse o Presidente ideal para o CDS.) Fez o seu trabalho e o seu ciclo cumpriu-se. Esgotou-se.
Mais, digo hoje o que disse há exactamente 2 anos e 2 meses: Paulo Portas não devería ter saído. Ele é o nosso Presidente, o nosso Líder. Sem ele o CDS estava órfão. Com ele todos voltámos a sorrir e o Caldas voltou a encher-se. Ouvem-se novamente palmas e gritos de ordem. Sobretudo todos voltámos a vibrar e a gritar Portas, naquela sala de imprensa que tanto significado tem para todos nós.
E hoje, ao vê-lo, novamente, no púlpito do Caldas, na sala de sempre, esqueci-me que existiu um interregno e que até existiu um outro Presidente. Aquele lugar é de Paulo Portas, por isso vê-lo ali, a falar como Presidente, é a sensação de voltar a casa e ter os amigos de sempre à nossa espera.
Hoje começou um novo futuro para o CDS, e nós vamos directos a ele - Conquistá-lo!
Eu hoje acordei aqui!*
NAS NUVENS!
_________________________
sábado, abril 21, 2007
sexta-feira, abril 20, 2007
Cultura à sexta
quinta-feira, abril 19, 2007
I just call to say I love you
Não sei de onde veio esta mensagem porque não tem número. Não sei se é da candidatura do Dr. Ribeiro e Castro, mas suponho que seja de um dos seus apoiantes, a ver pela intenção de voto. Só sei que é de muito mau gosto a linguagem utilizada!
Mas indo por partes:
1) O Dr. Portas está igualzinho. Por acaso não está. Está ligeiramente diferente: melhor (sim, é possível). Mas no essencial, é bem verdade, está igual: combativo, frontal, perspicaz, bom comunicador, inteligente, trabalhador... E é por estar igual que o CDS o quer! Porque sabe as provas dadas que Paulo Portas tem, o que fez, o que disse, o que conquistou, e sabe que com ele vamos mais longe, Directos ao Futuro!
2) Acabou o mito. Que mito???? O mito de que Ribeiro e Castro é Presidente? Afinal até têm piada...
3) Morta a cobra acaba a pessonha. Esta linguagem nem merece qualquer comentário, fala por si. É mesquinha, é torpe, é suja.
4) Eu acredito no sonho de Amaro da Costa. Depois da cena Harry Potteriana de vão de escada, temos a tirada que apela ao sentimento. Mas relembro, apenas, que Amaro da Costa foi um dos melhores do CDS e faz parte da história de todos nós. Não merece ser usado como escudo de nenhum candidato. É património de todos!
5) Eu voto Ribeiro e Castro. Pois vote, que eu não lhe digo para não votar! Mas não me mande mais SMS deste género... Primeiro porque não gosto da linguagem, segundo porque a minha escolha está feita desde sempre, terceiro porque sms destes logo de manhã deixam-me irritada, e isso faz rugas!
quarta-feira, abril 18, 2007
Sobre o debate (3) - Pacificação
Sobre o debate (2) - Governo
Sobre o debate (1) - Regresso ao PPE
Curiosamente há um post meu no UGAD, (e que na época muita polémica gerou), datado de 12 de Julho de 2004 (durante a Presidência do Dr. Paulo Portas), felicitando o CDS por ter regressado ao PPE.
Eu devo ter visões do futuro... só pode! Vou pôr esse meu talento a render...
Diz que é uma espécie de magazine (3)
Será que teremos mais um ex-Presidente fora do CDS????
terça-feira, abril 17, 2007
Pergunta pertinente do dia
To be or not to be "Engenheiro"
As únicas questões relevantes no meio desta história são: (i) saber se o Primeiro Ministro mentiu e (ii) saber se existiu falsificação de documentos.
Estas são as únicas perguntas que têm relevância política, pelo que significam em termos de credibilidade e de carácter (ou falta dele).
Se mentiu não tem condições para ser Primeiro Ministro.
Se falsificou documentos (ou se da falsificação retirou algum benefício) terá que responder por esse ilícito penal, perante os tribunais.
domingo, abril 15, 2007
Sobre as eleições no CDS (em particular sobre a campanha)
Crime disse ela!
Artigo 256º (Código Penal Português)
Falsificação de documento
1 - Quem, com intenção de causar prejuízo a outra pessoa ou ao Estado, ou de obter para si ou para outra pessoa benefício ilegítimo:
a) Fabricar documento falso, falsificar ou alterar documento, ou abusar da assinatura de outra pessoa para elaborar documento falso;
b) Fizer constar falsamente de documento facto juridicamente relevante; ou
c) Usar documento a que se referem as alíneas anteriores, fabricado ou falsificado por outra pessoa;
é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
2 - A tentativa é punível.
3 - Se os factos referidos no nº 1 disserem respeito a documento autêntico ou com igual força, a
testamento cerrado, a vale do correio, a letra de câmbio, a cheque ou a outro documento comercial transmissível por endosso, ou a qualquer outro título de crédito não compreendido no artigo 267º, o agente é punido com pena de prisão de 6 meses a 5 anos ou com pena de multa de 60 a 600 dias.
4 - Se os factos referidos nos nºs 1 e 3 forem praticados por funcionário, no exercício das suas funções, o agente é punido com pena de prisão de 1 a 5 anos.
sexta-feira, abril 13, 2007
Cultura à sexta
Gaudí, e as suas criações, que espreitam pela cidade, são um símbolo do génio criador, da prosperidade e do espírito vanguardista da cidade de Barcelona, para sempre plasmado no modernismo catalão, variante local da art nouveau à qual Gaudí foi beber alguma da sua inspiração.
Em Barcelona, a arquitectura de Gaudí assume foros de excepção, num ambiente essencialmente funcionalista de uma cidade de desenvolvimento industrial. Gaudí deixou-se influenciar por inúmeras tendências, não tendo nunca dedicado a sua arquitectura à tentativa de cópia de um estilo determinado.
Nas obras de Gaudí encontramos vários elementos da arquitectura “mourisca”, sobretudo nos seus primeiros trabalhos, sendo que o contacto com o movimento da art nouveau, pelo qual se deixou influenciar, foi determinante em vários elementos usados, recorrentemente, e finalmente conheceu o seu período “gótico” com os famosos arcos parabólicos.
Desta mistura improvável nasce o estilo inconfundível de Gaudí que podemos observar na Casa Batló cuja fachada ondulante está decorada com mosaicos de vidro multicoloridos e placas de porcelana policromada. As varandas são feitas de pedra de Montjuïc, que parece ter sido moldada à mão e as cerâmicas coloridas, que se prolongam até ao terraço, fazem lembrar o corpo de um dragão.
quarta-feira, abril 11, 2007
O post clooney da semana
domingo, abril 08, 2007
Eu hoje acordei aqui
sábado, abril 07, 2007
Pecado é lhe deixar de molho
É gratis ou é de borla?
sexta-feira, abril 06, 2007
Cultura à sexta
A tradição remonta a 1885, quando o Czar Alexandre III ofereceu um ovo Fabergé à Csarina Maria, na Páscoa. (Na Igreja Ortodoxa a mais importante festa do calendário religioso é a Páscoa, celebrada com a troca de ovos). Assim, e desde 1884, Fabergé desenhou, todos os anos, na Páscoa, um ovo para a imperatriz. A tradição manteve-se com o Czar Nicolau II que ofereceria, também ele, à Czarina Alexandra e à Imperatriz viúva, Maria Feodorovna, um ovo Fabergé, em cada Páscoa.
Ao todo existem 50 ovos Fabergé (52 se contarmos com os trabalhos inacabados), desenhados entre 1885 e 1917, sendo fabricados com metais e pedras preciosas, sendo sinónimos do luxo e do génio da joalharia. Com a Revolução de 1917, os ovos deram-se como perdidos, tendo apenas um deles saído da Rússia, com a Imperatriz viúva Maria Feodorovna.
Neste momento, 20 dos ovos Fabergé estão em exposição permanente no Museu do Kremlin, 9 foram adquiridos à Família Forbes pelo milionário russo, Viktor Vekselberg, estando, igualmente, em exposição em museus russos. Pequenas colecções permanecem no Virginia Museum of Fine Arts e no New Orleans Museum of Art e em colecções privadas. 8 ovos Fabergé continuam ainda desaparecidos.
terça-feira, abril 03, 2007
Abril
The End of Love
domingo, abril 01, 2007
Eu hoje acordei aqui*
_______________________