terça-feira, outubro 30, 2007
segunda-feira, outubro 29, 2007
Ambições profissionais
domingo, outubro 28, 2007
Eu hoje acordei aqui
Grand Hotel Europe, St. Petersburg, Russia
sábado, outubro 27, 2007
Banquete Oficial em homenagem a Sua Alteza Imperial, Beatriz a Magnífica, da Rússia
Sua Alteza Imperial a Princesa Beatriz, a Magnífica, da Rússia acompanhada por Sua Alteza Imperial o Príncipe Ademar, o Bravo, da Prússia, ao jantar.
Sua Alteza Imperial a Princesa Beatriz, a Magnífica, da Rússia.
Sua Alteza Imperial a Princesa Beatriz, a Magnífica, da Rússia com Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Giuseppe Borgia.
Sua Alteza Imperial a Princesa Beatriz, a Magnífica, da Rússia acompanhada por Sua Alteza o Príncipe Afonso, o Grande, da Borgonha.
Sua Alteza Imperial a Princesa Beatriz, a Magnífica, da Rússia acompanhada por Sua Alteza Imperial o Príncipe Ademar, o Bravo, da Prússia.
sexta-feira, outubro 26, 2007
Pensamento do dia
«I like my money right where I can see it... hanging in my closet»
Apetece-me ir às compras...
Cultura à sexta
Foi ontem inaugurada, pelo Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, a exposição "Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - de Pedro, o Grande, a Nicolau II", no Palácio Nacional da Ajuda. Esta exposição, de várias obras do Museu Hermitage de S. Petersburgo, estará em exibição em Lisboa até Fevereiro e é a concretização de uma parceria cultural entre Portugal e a Rússia que se pretende que culmine na criação, em Lisboa, de um "pólo" do Museu Hermitage, em 2010, à semelhança do que já acontece em Londres, Amsterdão e Las Vegas.
O Hermitage de S. Petersburgo, foi fundado em 1764 quando a Czarina Catarina, a Grande, adquiriu uma vasta colecção de obras de pintores flamengos tendo-a instalado no Palácio de Inverno, residência oficial dos Czares.
Tendo sofrido constantes renovações e novas aquisições, o Museu Hermitage de S. Petersburg ocupa hoje 6 edifícios contiguos, nas margens do Rio Neva, sendo o maior Museu do mundo, tendo no seu acervo mais de 3 milhões de obras de arte, entre pintura (onde pontuam obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rubens, van Dyck, Rembrandt, Poussin, Claude Lorrain, Canaletto, Canova, Rodin, Monet, Renoir, Cézanne, van Gogh, Gauguin, Picasso e Matisse), escultura, joalharia, vestuário, porcelanas Lomonosov e uma fabulosa colecção de joalharia Fabergé. Acresce uma vastíssima colecção de 'regalia' Imperial onde encontramos algumas jóias da corte Imperial Russa.
A título de curiosidade, alguém que quisesse visitar as 1057 salas que compõem o museu, perdendo apenas 1 minuto em cada obra, levaria 11 anos para visitar todo o Hermitage. De igual modo, as salas dedicadas aos pintores do Renascimento Flamengo (nomeadamente Rembrant, van Dyck e Rubens) possuem mais obras expostas que o Rijksmuseum, de Amsterdão. Estas curiosidades dizem, de facto, alguma coisa sobre o acervo do Hermitage e sobre a sua importância no panorama cultural europeu!
Garanto, tendo já visitado, que a exposição desde ontem patente na Galeria D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda, merece, sem duvida, uma visita e fica o desafio, durante a noite de hoje, das 21 às 24 horas, a entrada será gratuita!
quinta-feira, outubro 25, 2007
My first State Ball
[Children:]
So long, farewell, au revoir, auf wiedersehen
[Liesl:]
I'd like to stay and taste my first champagne
«Menina do Mira Rio»
quarta-feira, outubro 24, 2007
Beatriz, Czarina
Parabéns Inês e João!
Parabéns aos dois (e já agora ao Baby) pelo exemplo que representam, pelos grandes, grandes amigos que são e pelos excelentes pais que acredito que vão ser!
Guilty Pleasures
Azul, David Bustamante
Azul y es que este amor es azul como el mar azul
como de tu mirada nació mi ilusión
azul como una lágrima cuando hay perdón
tan puro y tan azul que me ahogó el corazón
Y es que este amor es azul como el mar azul
como el azul del cielo nació entre los dos
azul como el lucero de nuestra pasión
un manantial azul que me llena de amor
segunda-feira, outubro 22, 2007
Eu hoje acordei aqui
Penafiel Park Hotel & Spa, Penafiel
Em mais uma excelente edição das Universidades JP, com o tema «O que é a política». Durante 3 dias, aprendemos mais e dissertamos sobre vários temas, como o papel dos jovens (e das Juventudes Partidárias) na Política, os regimes e sistemas políticos, as bases do pensamento político, a relação entre a política e a religião e as estratégias de comunicação e o discurso político. 3 dias intensos de trabalho e de aprendizagem, sabiamente pautados por momentos de puro convívio descontraído e informal, numa fabulosa síntese de participação política de altíssimo nível e diversão, que a JP sempre tão bem soube fazer!
sexta-feira, outubro 19, 2007
Cultura à sexta
Começa hoje a 21.ª Edição do Portugal Fashion, a par com a ModaLisboa o maior evento de moda em Portugal. Este ano o Portugal Fashion abandonou a cidade do Porto e instalou-se, de armas e bagagens, em Gaia, numa tenda de 1200 m2, com capacidade para 1000 pessoas (lugares sentados), exactamente a mesma estrutura que foi usada na última edição da Passarella Cibelles, em Madrid. Esta parceria com a Câmara Municipal de Gaia irá manter-se, pelo menos, até 2010, naquela que segundo os organizadores representa uma parceria muito positiva com um forte parceiro institucional.
Ao longo dos 3 dias do Portugal Fashion serão apresentadas 34 colecções Primavera/Verão, desenhadas por 12 criadores consagrados, cinco novos designers e 16 marcas. Um evento a não perder!
PROGRAMA
SEXTA, 19 DE OUTUBRO
21h30 - Felipe Oliveira Baptista
22h30 - Tenente Jeans
23h30 - Miguel Vieira
SÁBADO, 20 DE OUTUBRO
16h30 - Jovens Criadores (Andreia Lobato, Celsus, Diogo Miranda, Odete Barreiro by Celtic, Tany Calapez)
18h00 - Anabela Baldaque
19h00 - Luís Onofre
20h00 - XIK - Katty Xiomara Íntimo
22h00 - Indústria (Acetato by Filomena Machado e Carlos Paulino; Concreto by Helder Baptista; Celtic Jeans; Hermar by Sofia de Almeida; Id Values; Paula Borges by Lúcia Borges; Gangsters by Eduardo Cabral; X & Y Couture by Luís T)
23h00 - Fátima Lopes - Mulher
DOMINGO, 21 DE OUTUBRO
15h30 - Rita Bonaparte
16h30 - Marco Mesquita
17h30 - Fátima Lopes - Homem
18h30 - Pedro Pedro
19h30 - Colectivo de Calçado (Aerosoles, Cohibas, Coxx, Dkode, Eject, Fly London, José Reis Design, Sílvia Rebatto)
21h30 - Storytailors Narke
22h30 - Jotex by Luís Buchinho
Impressoes sobre o Conselho Europeu V
(Ja agora, a titulo de informacao adicional, parece que o senhor esta solteiro!)
Impressoes sobre o Conselho Europeu IV
Impressoes sobre o Conselho Europeu II
Impressoes sobre o Conselho Europeu I (num teclado sem acentos)
Nao sei bem explicar, mas para mim, que acredito na Uniao Europeia, e uma sensacao fantastica esta de saber que estive presente (e fiz parte) de um momento historico do processo de integracao europeia! Ao mesmo tempo, tambem nao deixa de ser um orgulho ver este Tratado aprovado em Portugal, durante a Presidencia Portuguesa do Conselho, com um Presidente Portugues da Comissao Europeia e saber que, de hora em diante, a Uniao se ira reger pelas regras do Tratado de Lisboa!
Apreciacoes mais concretas sobre o Tratado (na sua substancia) ficarao para mais tarde, e com acentos!
terça-feira, outubro 16, 2007
Músicas SLIH
Completamente SLIH, esta música de Madonna, ou não sintetizasse ela o pensamento deste blog, presente desde o seu primeiro post: like it, or not! Por isso mesmo, daquele endereço meio esquisito (que é o deste BLOG, desde o início) aparece algo do género Some Like it Hot (and some like it not), numa tentativa de contornar o óbvio problema do simples e eficaz Some Like it Hot estar já ocupado! Mas mesmo assim, mesmo sendo uma escolha B, houve uma razão para ficar assim, uma postura de princípio que se pode resumir, muito simplesmente, ao refrão deste «Like it or Not»:
This is who I am
You can
Like it or not
You can
Love me or leave me
Cus I'm never gonna stop
No no
Cimeira de Lisboa
Será que a 'boa-vida' é pecado?
É por causa de dias de dolce far niente, como este, que eu não compreendo aquelas senhoras que lutaram pelo voto, que queimaram soutiãs e exigiram direitos iguais. Nós mulheres não seríamos muito mais felizes quando tínhamos um homem a ganhar mais do que nós tínhamos capacidade de gastar, criadas para tratarem da casa, amas para tratarem das crianças, amigas com quem tomar chá e artes várias que nos mantinham entretidas?
Enfim, pensando de outra maneira, talvez dias assim só sejam verdadeiramente especiais porque são raros, caso contrário que tédio seria a nossa vida sem um prazo a correr, uma reunião sem previsão de acabar, um telefonema inusitado (de trabalho) ou um contrato para fechar!
domingo, outubro 14, 2007
Sex and the City, the Movie
E ao que parece, além de ser o deleite para quem gosta de "trapos" e das eternas aventuras do quarteto na terra dos homens, este SATC também trará a novidade da época para os hopeless romantics, já que fará Carrie subir, finalmente, ao altar com o seu eterno on/off lover Mr. Big!
Aguardemos, pois, já que a estreia está prevista para Maio!
Emergency Room
sexta-feira, outubro 12, 2007
Cultura à sexta
QUINTA, 11 DE OUTUBRO
SÁBADO, 13 DE OUTUBRO
Pensamento do Dia
quinta-feira, outubro 11, 2007
Does the devil wear Prada?
quarta-feira, outubro 10, 2007
Real life sucks...
Um filme onde o crime compensa e onde não existe o menor traço de moralidade nem de julgamento sobre o bem e o mal. A personagem central é um homem ambicioso o suficiente para casar, sem amor, com a filha do patrão; obcessivo o suficiente para não se conseguir desligar de uma arriscadíssima relação com a ex-futura-cunhada americana; frio o suficiente para matar vítimas inocentes, sem o menor traço de culpa; e inteligente o suficiente para, no meio de tudo isso, construir uma carreira de sucesso!
Sem dúvida que estamos perante um filme amoral (mas uma excelente imitação da vida real) onde o vilão acaba bem, a menina bem comportada fica com um marido assassino e infiel e a amante é morta a tiro de caçadeira...
terça-feira, outubro 09, 2007
domingo, outubro 07, 2007
Eu hoje acordei aqui
Trump International Hotel & Tower, Chicago, USA
sábado, outubro 06, 2007
Mudam-se os tempos...
Pensamento do dia*
__________________________
* Sim, nos últimos tempos tenho andado muito pensadeira... será do tempo ou da idade?
Fim do Verão
Porém, independentemente do que marca o calendário ou os termómetros da cidade, psicologicamente, com o fim de Setembro, já começou o outono e começa a contagem decrescente para o Natal. As crianças voltam à escola, o trânsito torna-se novamente caótico, as montras trazem-nos as novas tendências da season, as botas e os lenços começam a teimar em sair do armário, os chapéus de chuva tornam-se acessórios quase obrigatórios, os meninos amontoam-se novamente no Metro com mochilas carregas de livros... volta a rotina dos dias de trabalho intermináveis e das noites que chegam mais depressa e mais frias, e com esta rotina vêm outras, que abandonamos no verão: as conversas demoradas à volta de uma chávena de chá, as idas ao cinema depois das 9, as aulas ao fim da tarde, as escapadelas de fim de semana a aproveitar os feriados, enfim, toda uma infinidade de coisas que sofre uma pausa no verão mas se retoma, ano após ano, com o entrar de Setembro... e para trás ficam as memórias de mais umas férias e de mais um verão!
E com o outono chegam também as saudades de outros invernos e de outras cidades, e para mim as saudades do outono em Londres, quando o frio já chegou, as lojas já se enfeitaram e a City já voltou a fervilhar com os negócios que se fecham a cada minuto!
No reservations
sexta-feira, outubro 05, 2007
Cultura à sexta
Assim começa a obra, «Os Maias - episódios da vida romântica», de Eça de Queiroz, abrindo o apetite para as mais de 600 páginas de narrativa densa, na qual a história da personagem principal, Carlos Eduardo da Maia, se entrelaça com os episódios da vida romântica, onde o autor se permite a crítica social ao ambiente e aos costumes da época, algo que Eça fazia como nenhum outro autor do realismo!
«Os Maias» mais do que uma história sobre o amor impossível e trágico de Carlos e Maria Eduarda é um retrato fabuloso de um certo Portugal elitista e balofo, ao mesmo tempo que profundamente provinciano e tacanho, que Eça, com a sua exemplar escrita, não poderia deixar de expor, com todos os seus vícios e falhas, como faz magistralmente nos episódios, por exemplo, do Sarau no Teatro da Trindade, das Corridas de Cavalos no Hipódromo de Belém ou do Jantar no Hotel Central, todos eles momentos em que as personagens centrais se cruzam com 'figurantes' que representam a suposta elite cultural, social e política do Portugal da Regeneração.
Acresce que, para além da crítica social e da intriga principal, «Os Maias» atravessam 67 anos da história de Portugal, começando nos tempos do absolutismo em que Caetano da Maia (bisavô) vivia e acabando em 1887, em época de pré Bancarrota e Ultimatum, quando Carlos e João da Ega, já apresentados como dois "vencidos da vida" percorrem o Chiado e os Restauradores e percebem que Portugal estava velho e decrépito, envolto em brumas. É um Portugal que, na óptica de João da Ega, a voz crítica dentro da obra, vive da aparência e da imitação do estrangeiro, mas que não conhece a modernidade nem anseia por ela. Desta forma Eça de Queiroz acompanha praticamente todo o século XIX Português, fazendo d' «Os Maias» um verdadeiro documento histórico e testemunho de uma época.
«Os Maias» foram pela primeira vez publicados em Junho de 1888, em dois volumes, permanecendo até hoje como um dos grandes títulos da narrativa portuguesa, e hoje em dia podem ser facilmente descarregados da Internet, provando que as grandes obras não apenas resistem ao tempo e às tecnologias como as acompanham!
quinta-feira, outubro 04, 2007
Posts em atraso - cinema
Recentemente vi 2 filmes que não posso deixar de recomendar, mas curiosamente apenas postei sobre aquele que não gostei... curiosidades da vida de uma blogger que anda muito negligente na postagem...
Pois bem, «The Bourne Ultimatum» e o «Stardust» são dois filmes que, por motivos diversos, são imperdíveis! Enquanto que o primeiro é um thriller frenético com (mais) uma interpretação genial de Matt Damon, o segundo é um conto fantástico (no sentido da fantasia) sobre o poder transformador do amor, em que vemos Robert de Niro como nunca o imaginámos!
São, portanto, 4 horas (mais coisa menos coisa) de entretenimento de qualidade que não vão, concerteza, defraudar expectativas!
quarta-feira, outubro 03, 2007
Artistas SLIH
Fusos Horários
Como é que uma loura se pode orientar com amigos nos 4 cantos do mundo???