quarta-feira, junho 30, 2004

Mais uma de auto-promoção

Em menos de um mês 2000 visitas.

Obrigada a todos!

FORÇA PORTUGAL

Mais uma vez Portugal vai jogar e de certeza que vai ganhar! As laranjinhas já cá cantam!!!!!

Força Portugal!!!!

Estado em que me encontro II

«Não compliquem o que é fácil»

Podia ser este o mote do exame que acabei de fazer! Mas a verdade é que o português gosta de complicar e complica tudo! Espero que o Professor ainda assim, dê o devido valor à clareza do meu raciocinio e lógica das soluções encontradas!

Por uma questão de respeito pelos rituais, vou repetir o que disse a 21 de junho: «É este o meu estado de espírito no momento: letárgico. Depois de quase 3 horas de concentração máxima, dissertando (ou, sendo rigorosa, produzindo doutrina ao mais alto nível) sobre (...) temas de manifesto interesse e máxima problematização jurídica, mereço descanso!» que assim pode ser que se repita também a nota!

terça-feira, junho 29, 2004

A Constituição, lembram-se????



Quem me conhece sabe que eu não sou a fã número um da nossa Constituição advogando, inclusivamente, que ela deveria sofrer uma importante revisão que a curasse das várias maleitas de que ainda padece e que a fizesse deixar de ser um catálogo de Direitos Fundamentais!

No entanto, mesmo sem gostar particularmente desta Constituição, ela existe e, por isso mesmo, deve ser respeitada. Não pretendo ser constitucionalista (para isso já temos o Professor Jorge Miranda!) mas, como quase jurista que gosta das questões de Direito Público, permito-me opinar e dar o meu 'parecer' sobre o assunto que andamos todos a discutir: a saída do Primeiro Ministro.

As esquerdas (e a direita esquizofrénica que temos) andam numa azáfama a convocar 'manifs', a 'postarem' ao metro nos seus blogs e a dividirem-se em comentários em direito para as TV's de forma a venderem a sua ideia: o PR tem que convocar eleições antecipadas. Vemos Miguel Portas (o especialista em Manifs) a gritar palavras de ordem contra Santana Lopes; João Soares (ai... que a inveja é uma coisa tão feia!!!!)na SIC Notícias a dizer as alarvidades do costume; os Barnabés (que 'abruptomente' ganharam um apoiante de peso) a incitarem às manifestações espontâneas, etc... É uma tristeza!

Mas voltando à Constituição,(aconselho a irem ler, não faz mal nenhum e talvez esclareça algumas dúvidas!), não é a esquerda que gosta dela e que a defende acerrimamente???? Pois se assim é, deveria atentar ao que ela diz e às soluções que preconiza! Em caso de saída do Primeiro Ministro, deve o Presidente da Répública procurar, no quadro parlamentar, a formação de um novo Governo. Isto muito simplesmente porque (para os mais distraídos) nós não elegemos directamente o Primeiro Ministro. Elegemos deputados que compõem uma assembleia da qual sai um Governo (geralmente formado pelo partido, ou partidos, que têm a maioria parlamentar). Neste caso, ao elegermos os deputado estamos implicitamente a mandatá-los para que escolham o Governo. O Primeiro Ministro poderá ser, então, o líder do maior partido ou qualquer outra pessoa que a maioria entenda ter qualidades, aptidões e capacidades para o cargo!

Assim sendo, saindo o actual Primeiro Ministro, deverá a maioria, (os nossos representantes, ao fim e ao cabo!) indicar quem deverá ser o novo PM. Como o actual Governo é apoiado pela maioria absoluta dos deputados, serão eles a fzer a escolha. Tudo se passa de forma clara, legítima, transparente e constitucional! Para quem tem falado de contrato (só se fosse o social!) e de incumprimento do mesmo, numa clara analogia ao Direito Civil, tem que perceber que não há aqui incumprimento da obrigação. Há apenas 'cessão' da posição contratual com consentimento da outra parte (no caso a outra parte será representada pelos deputados, naquilo que civilmente poderíamos chamar mandato com representação!)

Antecipar as eleições seria a solução de recurso caso a maioria não quisesse ou não conseguisse chegar a consenso e apresentar um novo Governo ao PR!

A mim parece-me claro...

Uma última nota em relação à manif de ontem, segundo fazem crer as notícias, parece que se gritavam palavras de ordem do género: «Começou a meter água e ele agora vai fugir». Será que os socialistas andam tão atrás que só agora se aperceberam do que fez o Eng. Guterres??????

segunda-feira, junho 28, 2004

16

Afinal valeu a pena este esforço!

Compromissos, Fidelidade e Interesse Nacional

Deixo aqui um texto que escrevi noutro local:

«Com os acontecimentos dos últimos dias, grande parte da Direita acordou assustada para a realidade de que, muito provavelmente, Santana Lopes será o próximo Primeiro Ministro. Acordaram e não gostaram do que viram! (Juro que me faz lembrar o filme Adeus Lenine...)

Dizem eles que preferiam Manuela Ferreira Leite, Dias Loureiro ou qualquer outro que não Santana Lopes e até já invocam o espírito (permitam-me a ironia) do Professor Cavaco!

Os argumentos são vários: a diabolização de Santana Lopes; o populismo imparável da dupla Santana/Portas; a falta de legitimidade do ainda Presidente da Câmara Municipal de Lisboa para assumir o Governo; o compromisso assumido por Durão Barroso em 2002; o facto da legislatura não ter acabado; etc...

Não percebem estas mentes iluminadas da Direita que estão a fazer o trabalhinho de casa ao PS e demais Barnabés, conduzindo o PR à inevitabilidade de ter que convocar eleições antecipadas, que ele não quer (na medida em que a maioria não chega a consenso!)

Mas vamos por pontos:

1. Durão Barroso não vai abandonar o Governo por seu interesse (muito menos fugir como Guterres!!!!)! Vai ter que deixar o cargo de PM porque o interesse nacional assim o exige. Neste momento, sejamos honestos, o interesse nacional é ter um Presidente da Comissão Europeia Português! É recentrar a União, depois do Alargamento a leste, e reforçar os nossos poderes nos equilíbrios instáveis da Comissão! Sejamos honestos, frontais e falemos, pois, claro!

2. Durão Barroso apresentou-se aos eleitores com um Programa de Governo que não é dele e não foi eleito, segundo creio, numa eleição pessoal. O PSD ganhou as eleiçõs e como tal foi chamado a formar Governo, apresentando como PM o seu líder. Nem isso, pelos parcos conhecimentos de Direito Constitucional que tenho, é obrigatório! O líder do partido mais votado e o PM podem não ser a mesma pessoa! Para além do mais há várias vissicitudes que podem acontecer a um PM que não implicam novas eleições (ao contrário do que se pasa com o PR): desde logo a morte ou a incapacidade permanente! Por isso mesmo, quando votamos nas legislativas estamos a votar em partidos e não em pessoas!

3. Durão Barroso, na minha opinião, não se poderia sentir amarrado aos compromissos eleitorais e como tal recusar esta hipótese que muito honra Portugal. Deve aceitá-la assegurando uma 'Transição' no seu Governo, mantendo as políticas e a linha de rumo inalteradas, apesar da mudança de caras. Assim não poderão os eleitores sentir-se defraudados porque não votaram nem no Zé Manel, nem no Pedro ou no Paulo. Votaram em programas, em partidos e em projectos! Esses continuam inalterados apesar de um novo PM e novos ministros!

4. Nós (CDS) estamos em coligação e por isso temos uma palavra a dizer sobre tudo isto. Não devemos, porém, perder de vista que o problema da sucessão de Durão Barroso no partido é um problema interno do PSD e como tal deve ser o PSD a resolvê-lo. Também nós não gostamos quando militantes de outros partidos vêm dizer quem deveria ser o Presidente do CDS! Deixemos o PSD resolver a sucessão interna e falemos depois do Governo! De todo o modo, um reparo ao que diz o Francisco, Santana Lopes não toma o PSD em jeito de Golpe Palaciano! Foi eleito em Congresso 1º Vice-Presidente pelo que quem votou em Durão Barroso sabia que nos seus impedimentos seria Santana a assumir a chefia do partido! É para isso que servem os 1ºs Vice-Presdentes, como sabes!

Como já devem ter percebido, sou das que apoia a ida do ainda PM português para Presidente da Comissão e do grupo que não sente pele de galinha ao imaginar Santana Lopes como PM! Desejo apenas que o bom senso impere entre as hostes da Direita (à esquerda já percebemos que 'tá tudo louco'!) caso contrário a opção pode ser, não entre Santana e outro qualquer do PSD, mas entre Santana e Ferro Rodrigues, de braço dado com Louçã!»

sábado, junho 26, 2004

FORÇA PORTUGAL

Eis que em pleno rescaldo da vitória de Portugal frente à Inglaterra explode nas notícias uma outra vitória nacional, também ela Europeia: a quase certeza da nomeação do Primeiro Ministro Português, Durão Barroso, para Presidente da Comissão Europeia.

Ainda sem saber o que irá acontecer e apenas com a certeza do que está a ser noticiado (fonte talvez pouco segura!) devo dizer que me sinto orgulhosa! Afinal de contas o nosso Primeiro Ministro foi reconhecido como o melhor para ocupar um dos mais importantes cargos Internacionais! É uma vitória sem precedentes e, naturalmente, e um bom motivo (à semelhança das vitórias futebolísticas!) para nos embandeirarmos e irmos para a rua gritar e pular, para o país fazer a festa pela noite dentro!

Por agora fica apenas um comentário: estou feliz porque, por momentos, todas as atenções Europeias estão concentradas em Portugal, tanto no futebol como na Política e pelos melhores motivos!

Força Portugal!

sexta-feira, junho 25, 2004

O Programa das Festas

Parece impossível (até me assustei quando fiz as contas!) mas há quase 19 anos que ando na escola. Não admira, pois, que esteja farta!

Entrei para a escola, pequenina, inocente e ingénua, pensando que os meus dias de 'estudante' seriam para sempre recheados de brincadeiras, cumplicidades, recreios, jogos e canções! Nessa época, lembro-me ainda tão bem, invejava 'os grandes' lá da escola (que eram os do ciclo!) porque eles andavam sempre com livros e cadernos e um ar muito atarefado!

Acontece que os tempos de total despreocupação passaram depressa, e logo comecei a perceber que afinal a escola implicava trabalho e esforço!

Primeiro, para não assustar, vieram os desenhos e as aulas de francês, mais ou menos dadas a cantar! Depois o desafio de aprender a ler (foi em Fevereiro de 1988 que eu recebi o meu 'certificado' de como já sabia ler!), a escrever e contar... Logo de seguida a tabuada, os ditados, as composições, a história (para os pequeninos) e a geografia, o francês e o inglês, os verbos e as equações! Curiosamente (isto sempre me fez confusão) quanto mais aprendia mais me queriam ensinar, e assim ia aumentando a grossura dos livros!

E foi num instante, (passa mais depressa do que possam pensar os mais novos), que cheguei à fase dos trabalhos, das pesquisas, das orais, das teses e das dissertações!

Mas há uma lição que aprendi em pequenina, no meio da tabuada e dos «0 erros», que não esqueço: só com esforço, mérito, método, empenho e ambição podemos ter sucesso! Há uma frase de que gosto muito que diz que o único sítio que em que o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário! Pois não é que é verdade????

E é exactamente por ter aprendido essa lição, se bem que adocicada pelas canções e pelas brincadeiras nos intervalos, que ainda hoje me esforço e trabalho para atingir os objectivos. Isto tudo para dizer que, neste momento, o objectivo é ter uma boa nota no meu próximo exame e que, para tal, há que estudar muito (e bem)!

Pois é, tanta conversa para dizer que é este:

o meu 'Programa de Festas' para os próximos dias!

PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL!

Primeiro foram as tapas,
Depois os bifes,
Agora as laranjinhas
E, para acabar, festejaremos com Champagne!


quarta-feira, junho 23, 2004

Ainda o Euro 2004

Este Euro 2004 fez-me chegar a algumas conclusões interessantes:

1. Sempre que faço uma previsão, ela falha redondamente. Assim sendo, from now on, prognósticos só no fim do jogo.

2. Todas as equipas de que gosto e por quem torço vão para casa mais cedo. Foi assim com Espanha, com Itália e será assim hoje ou com a Holanda ou com a Alemanha!

3. Todas as equipas que quero que percam, ganham e classificam-se. Foi assim com a FRANÇA!

Feitas estas considerações, e jogando pelo seguro, amanhã estarei a torcer entusiasticamente pela Selecção Inglesa e vou desejar intensamente que Portugal perca (prometo que vou tentar que seja com a mesma intensidade com que desejei que a França perdesse, tanto no Mundial de 98, como no Euro 2000, como nestes últimos jogos!)

Se eu assim fizer, e apesar do talento imenso deste menino (meu novo Herói), acredito que os ingleses vão ganhar um bilhete de ida para Londres e que Portugal caminhará alegremente para as meias-finais.




Agora digam lá o que uma pessoa não faz pelo seu país???

Aventuras na Terra do Nunca que é, como quem diz, o Reino da Fantasia

Parece que vai ganhando consistência a ideia que querer exportar o Primeiro Ministro Durão Barroso para a Europa como ‘dono e senhor’ da Comissão!

Tenho que dizer que a ideia de ver um Português como Presidente da Comissão me agrada. Assim como me agradaria ver Portugal como campeão da Europa ou qualquer outra vitória retumbante do nosso país!

È por isso que leio com algum interesse as notícias que vêm surgindo e que dão como certa a ‘candidatura’ de Durão Barroso. Fiquei então a saber, que o nosso PM reúne as condições necessárias (e exigentes) para o cargo, das quais se destacam: ser nacional dum Estado membro da Zona Euro e do Espaço Schengen, ser da família política que ganhou as eleições a 13 de Junho (PPE) e, requisito fundamentalíssimo, consta que fala um francês correctíssimo!

Os predicados exigidos ao Senhor Presidente da Comissão, como se percebe pela enumeração, têm tudo que ver com as suas capacidades, conhecimentos e experiência! À excepção da competência linguística, nenhum ‘requisito’ diz respeito à pessoa que irá ocupar o cargo! (Já agora, se a Europa é composta por 25 Estados porque será tão fundamental o Presidente da Comissão saber falar Francês? Porque não se exigir, também, que fale Inglês, Alemão, Italiano, Espanhol, Português, Polaco, Checo, Húngaro ou Lituano?)

Por outro lado, embora tendo vários predicados (qual donzela casadoira!) parece que há uma relação no passado do nosso PM que lhe corta as hipóteses de vir a fazer um bom casamento... relação essa trazida à colação pelo Senhor Zapatero e documentada por fotografias publicadas nos principais jornais europeus! Pois não é que o nosso PM passou um idílico fim de semana nos Açores na companhia dos ‘senhores da guerra’, que é como quem diz, George W. Bush, Tony Blair e José Maria Aznar, naquela que ficou conhecida como a «Cimeira das Lages»???? Com um passado destes, parece que as hipóteses de chegar à Presidência diminuíram bastante, e neste momento não há precedente, tipo Mette-Marit, que o salve do destino cruel de continuar em Portugal!

Assim sendo, com o ‘espúrio’ passado do nosso PM a afastá-lo da corrida, e atendendo a que os restantes ‘pretendentes’ ou são igualmente ‘pouco dignos’ do lugar ou se puseram fora do jogo, eu sugiro para Presidente da Comissão o Gato Maltês que, para além de tocar piano e falar francês, ao que consta não esteve na Cimeira dos Açores (pelo menos não aparece na fotografia)! Se ele se recusar, tentem o Gato das Botas!!!!

E, já agora, se a União caminha a passos largos para o reino da fantasia, porque não importar o Peter Pan da Terra do Nunca????

terça-feira, junho 22, 2004

"Tô nem aí"

Bem sei que isto de ter um Blog impõe certas obrigações, género escrever qualquer coisa, por muito idiota que seja, uma vez por dia.

Também sei que vocês, leitores assíduos, desesperam por posts novos, textos profundos, divertidos e inspirados, para saciarem a vossa ansiedade intelectual!

Mas hoje «tô nem aí», não me apetece! E como não posso deixar o meu Blog sózinho, desamparado e sem um textito novo, aqui vai a canção que dá título a este 'post' e a que até acho uma certa graça:

«De mãos atadas, de pés descalços
Com você meu mundo andava de pernas pro ar
Sempre armada , segui seus passos
Atei seus braços pra você não me abandonar

Já nem lembro seu nome, seu telefone eu fiz questão de apagar
Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página
Agora eu tô em outra....

Tô nem aí , Tô nem aí...
Pode ficar com seu mundinho eu não to nem aí
Tô nem aí , Tô nem aí...
Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir..

Boca fechada , sem embaraços
Eu te dei todas as chances de ser um bom rapaz
Mas fui vencida pelo cansaço , nosso amor foi enterrado e descansa em paz

Já nem lembro seu nome, seu telefone eu fiz questão de apagar
Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página
Agora eu tô em outra...
»

segunda-feira, junho 21, 2004

Estado em que me encontro I

«Hoje já não penso em mais nada»

É este o meu estado de espírito no momento: letárgico. Depois de quase 3 horas de concentração máxima, dissertando (ou, sendo rigorosa, produzindo doutrina ao mais alto nível) sobre Impacto Ambiental, princípio da imputação, responsabilidade civil por danos ecológicos, admissibilidade constitucional dos contratos de adaptação ambiental e demais temas de manifesto interesse e máxima problematização jurídica, mereço descanso!

Por isso, aqui fica uma imagem de um lugar onde não me importava nada de estar... e, já agora, que sabe preservar o ambiente!!!!



Edinburgh Castle, um lugar de sonho, onde todos os sonhos se realizam!

GANHAMOS!!!!! Missão Patriótica II - Eliminar os Franceses

Ontem Portugal superou-se e ganhou ao tradicional inimigo - os Castelhanos. À conta da vitória, faz-se a festa. À conta da vitória, e da nacionalidade do derrotado, bem entendido! Scolari bem que falava do 'mata, mata' ou do 'mata ou morre'. Tinha razão. Matámos para não morrer. Nuno Gomes foi elevado à condição de padeira II, versão masculina e de alvalade, em vez de aljusbarrota, trocando o 'á' pelo 'é', e mandando os espanhóis para casa com um só pé!

Não sei bem porque, devo ter a traição do Miguel de Vasconcellos no sangue, mas a minha alegria foi pela vitória das cores nacionais e não pela derrota da Espanha! Tenho que dizer a verdade, para a alegria ser completa esteve a mais aquele golo dos gregos que os puseram nos quartos de final! Não fora ele, passaríamos nós, os povos ibérico, quais senhores da linha da frente da Europa - face que fita o ocidente! Mas eles são tramados e mesmo perdendo não desistiram do segundo lugar do grupo! De todo o modo, de uma coisa estamos certos, se os voltarmos a encontrar - agora só na final - será para uma goleada histórica, para vingar a má estreia!

Passada a euforia, já só penso na nossa missão para 5ª feira - eliminar os franceses (que tenho esperança sejam os segundos classificados do grupo B). Essa missão patriótica visa: vingar as meias-finais do Euro 2000; dar uma lição aos franceses, mostrando-lhes quem manda; evitar o confronto com os amigos ingleses que seria uma tristeza termos que mandar embora. (Ter que torcer contra dois dos meus favoritos na mesma semana é demais!!!!)

FORÇA PORTUGAL!

sexta-feira, junho 18, 2004

Through the eye of the «Millennium Wheel»

Na tradição inaugurada na semana passada, continuo o meu álbum de viagens que, desta vez, nos leva à minha segunda cidade preferida (ex aequo com NYC, para dizer a verdade) - Londres!

Londres é um amor antigo e sempre um doce prazer revisitá-la. Em Londres tenho tudo o que gosto numa cidade: vida agitada, cultura, animação, lojas fabulosas, lugares pitorescos, pessoas simpáticas... é uma cidade cosmopolita, elegante, tradicional e tem aquele charme que o 'fog' lhe dá!

Digam a verdade, esta vista de Londres, através da «Millennium Wheel», com o Big Ben e as Houses of Parliament como pano de fundo, não é simplesmente fabulosa???



Como gostava que o meu Blog fosse como os quadros da Mary Poppins... se assim fosse 'saltava' já para dentro da fotografia!

Um link que vale a pena...

O meu amigo Anthrax diz que está com uma crise de criatividade. Não sei porquê, não noto nada... tomara toda a gente que tem crises de imaginação escrever como ele!!!!

Se não acreditam no que digo, devem ler o texto fantástico que ele acabou de escrever. Uma antologia (daquelas que copiamos e guardamos, para mais tarde recordar!) das piadas 'anti-francesas'.

Garanto-vos que vale mesmo a pena e, conforme sempre digo, embora a blogosfera seja imensa, há que «escolher bem». A boa escolha, neste caso, é este fantástico texto 'anti-francês-miliante'!!!!

3-0 / 2-2

Inglaterra ganhou à Suiça e eu fiz uma verdadeira festa, acreditem! A cada golo, a cada remate lá estava eu, aos gritos, a puxar pela equipa do meu coração (logo seguir à das quinas!)... tal entusiasmo pro-inglês fez com que, os que comigo viam o jogo, tenham achado que eu me entusiasmava mais com a equipa de Beckham do que com a de Figo... Mas não é verdade!

Na onda de entusiasmo dos 3-0 dos Ingleses, acreditei que o sonho era possível e que a Croácia podia ganhar à França. Quando marcaram o 2º golo foi o renovar da esperança de ver os franceses recambiados para casa mais cedo, qual Mundial da Coreia revisitado (menos a parte portuguesa, bem entendido!). Mas quis o destino que Trezeguet estivesse no local certo à hora exacta, no momento em que o guarda-redes croata não estava no seu posto! Empataram e agora é quase impossivel afastar os franceses! Pode ser que essa missão nos caiba a nós portugueses nos quartos de final! ;)

Para hoje os meus apoios vão para a Dinamarca e para a Itália! Não serão tão 'fervorosos' mas são igualmente empenhados!

De todo o modo, o 'fervor' e o 'empenho' do dia estão colocados nisto:

quinta-feira, junho 17, 2004

E para não restar a mínima dúvida, torço por:

PORTUGAL
PORTUGAL
PORTUGAL
PORTUGAL

Inglaterra
Espanha
Itália
Holanda
Alemanha

Gosto da Espanha, e depois?????

Espero que ninguém duvide que eu seja patriota, que goste de Portugal e tenha muito orgulho em ser portuguesa, até porque são verdades inabaláveis.

Se há sentimento que considero bonito e saudável é o patriotismo. Devemos gostar do país em que nascemos, defendê-lo, apoia-lo, servi-lo e honrá-lo. Desde pequenina que me foi ensinado que devemos respeitar a nossa Nação e ter orgulho na terra em que nascemos, mesmo que seja um pequenino país, à beira mar, muitas vezes na cauda das estatísticas, cujo auge de glória passou há 500 anos! Com o muito que tem de bom e com o que tem de mau, Portugal é a minha Pátria e tenho muito orgulho nisso!

Porém, gostar de Portugal não impede que haja outros Estados que me inspiram sentimentos de admiração e respeito. Não é segredo para ninguém que sou verdadeiramente pró-Americana, desde tenra idade, que tenho um imenso fascínio pela Inglaterra e que também tenho um fraquinho por Espanha (que, ao contrário do insinuado por alguns Dahh's que andam por aí, não é fruto de acontecimentos recentes que me aproximam do país vizinho!!!!).

Eu sei que Espanha é o típico e tradicional 'inimigo público número 1', mas eu tenho que confessar que esse tipo de 'histórica rivalidade ibérica' não me inspira a mínima simpatia! Estamos no mesmo barco (esta península à beira do Atlântico que partilhamos desde tempos imemoriais), logo é melhor que nos demos bem! Para quê alimentar uma rivalidade que não faz sentido???? Uma relação privilegiada com Espanha pode fazer a diferença numa Europa a 25, para além de que eles são o nosso único vizinho, uma economia pujante e uma Potência em potência (perdoem a redundância!).

Se gosto dos Espanhóis (a 'costela espanhola' da família deve ter vindo inteirinha para mim, porque não conheço mais ninguém tão 'ibérico' por entre a parentela!) é já flagrante que não gosto de franceses. Irritam-me solenemente! Não terá explicação racional, mas acho que aquela mania deles de que são os melhores (quando na verdade são, na generalidade, muito mauzinhos!) é algo que me tira do sério! Mas também pode dever-se apenas ao facto de ser muito mais 'anglo-saxónica' na maneira de pensar e ver o mundo e, naturalmente, isso me fazer herdar a tradicional antipatia 'towards the frogs'!

De todo o modo, embora simpatizando com os Espanhóis, (sobretudo porque têm uma Monarquia!!!!!) domingo, claro está, vou estar a torcer para que Portugal lhes dê uma valente goleada!!!!! E para que a Grécia perca e, assim, mesmo perdendo com Portugal, a Espanha possa passar aos quartos de final e mandar para casa os irritantes Franceses!

quarta-feira, junho 16, 2004

GANHÁMOS!!!!!!

Portugal 2, Rússia 0

Menos ais, menos ais, menos ais - Quero Muito Mais!



«Sempre com o desejo de cantar na final
Levantai hoje de novo o esplendor de Portugal”.
Tudo a postos...
Vamos ter fé uma vez na vida
E acabar o europeu de cabeça e de taça erguida.
Se temos saudade, temos vontade, temos saúde, temos atitude
Se temos tudo, de que é que o português se queixa?
Era esta a vossa deixa...

Marca mais!
Corre mais!
Menos ais, menos ais, menos ais!
Quero muito mais!
Joga mais
Sua mais
Menos ais, menos ais, menos ais!
Quero muito mais!»


E já agora, para além de estar a torcer fervorosamente pela NOSSA SELECÇÃO, e independentemente das contas portuguesas, gostava que a Espanha ganhasse à Grécia. Não por nenhum motivo especial, mas desde que me conheço que torço pelos Espanhóis!

Crónica de costumes, à laia Queiroziana, em torno da Blogosfera Nacional

A Blogosfera é algo que me fascina verdadeiramente, e quanto mais a vou conhecendo, maior é a perplexidade. Afinal os Portugueses gostam de escrever. Mais, gostam de partilhar o que pensam com os amigos, conhecidos e desconhecidos. Quererá isto dizer que somos todos escritores em potência, jornalistas sem redacção ou cronistas por descobrir???? Não sei, tenho até fortes dúvidas a este respeito. Há quem se aventure em abrir um Blog, pessoal, ostentando, qual novo rico que comprou o seu ‘títulosinho’, o seu nome em letras garrafais, para depois escrever coisas que não se entendem ou, pura e simplesmente , passar por lá de mês a mês para ‘tirar a febre ao doente’. Outros há que têm boa vontade, mas o que ‘postam’ é de tal pobreza que constrange. Não perceberão eles que mais vale fecharem para balanço, trespassar a loja ou, pura e simplesmente, acabar com o sonho de ter um BLOG????

Na verdade, por incrível que pareça (e parece, eu sei!) ainda há boas pessoas, interessantes e talentosas que não têm um Blog. A personalidade jurídica continua a adquir-se com o nascimento, completo e com vida, (artigo 66º do Código Civil!) e não com a criação de um Blog!!!!! Consequentemente, isto de ser Bloggista (ou Bloggeiro, com sotaque do Brasil!) não é para quem quer mas para quem pode!!!! Até condescendo que não fica bem ser um ‘Blog-excluído’, mas, acreditem, é bem pior ser um ‘Blog-falhado’!

É que isto de ser Bloggista não é para qualquer um - requer talento, imaginação, dedicação e ‘militância’! Temos que vestir a camisola do nosso Blog, publicitá-lo e defendê-lo da concorrência. (Percebem agora o porquê daqueles ‘posts’ a dar os parabéns a mim própria pelo número de entradas???? Marketing. Puro marketing. Convencer quem lê que o meu Blog é o máximo, super popular - o Futebol Clube do Porto dos Blogs!!!!)

Mas voltando à Blogosfera portuguesa, para além dos ‘Blogs que não deviam ser Blogs’ (talvez tivessem alguma razão de existir se fossem uns diários manhosos escondidos no fundo da gaveta da mesa de cabeceira!) há bons Blogs de todas as cores e feitios, que falam um pouco sobre tudo. Temos os Blogs de Referência que ‘ninguém que seja alguém’ se pode recusar a visitar regularmente (Calma! Ainda não me ‘auto-incluo’ nesta categoria!!!!), temos os Blogs que falam de Política, à esquerda e à direita, os Blogs inteligentes, os pertinentes e os Barnabés desta vida, os Blogs intimistas, os conformistas e os arrivistas (será esta a minha categoria????), os Blogs armados em áugures e os leves, frescos e descomprometidos. Blogs de template simples e prático, feito em série na fábrica do Blogger, e os elaborados, com cores, fotografias e originalidades várias. Há Blogs para todos os gostos e a si, digníssimo leitor fiel do que vou escrevendo, cabe apenas escolher. Mas tenha cuidado, escolha bem!!!!!

terça-feira, junho 15, 2004

Bunratty Castle, County Clare, Ireland




I am the wind that breathes upon the sea
I am the wave of the ocean
I am the murmur of the billows
I am the ox of the seven combats
I am the vulture upon the rocks
I am a beam of the sun
I am the fairest of plants
I am a wild boar in valour
I am a salmon in the water
I am a lake in the plain
I am a word of science
I am the point of the lance of battle
I am the God who created in the head the fire
Who is it who throws light into the meeting on the mountain?
Who announces the ages of the moon?
Who teaches the place where couches the sun?
If not I?


«The Mystery», escrito por Amergin

Dunluce Castle, County Antrim, Ireland

Num dia em que estão quase 40º, um dos mais quentes do ano, para além do ar condicionado, nada melhor, para nos 'refrescar a alma', que os verdejantes campos da Irlanda!

Tenho que confessar que a Irlanda não faz, por enquanto, parte do meu álbum de viagens (sem dúvida que será um dos próximos destinos a considerar!) mas é daqueles lugares pelo qual tenho um fascínio imenso. Talvez seja apenas uma questão 'genética' e o tal 'apelo das raízes'... só sei que estes castelos me inspiram!!!

Espero que também se sintam 'inspirados' por este bonito Dunluce Castle em County Antrim.

segunda-feira, junho 14, 2004

1000

Acabei de passar as 1000 entradas!

Obrigada a todos os que têm feito do meu Blog ponto de passagem obrigatório!

Lições de um fim-de-semana alucinante...

Portugal perdeu contra a Grécia. Vamos ganhar à Rússia e à Espanha!

A Coligação Força Portugal perdeu nas Europeias. Vamos ganhar as Autárquicas de 2005, as Presidenciais e as Legislativas de 2006!

Como diz o ditado, quem ri por último ri melhor, e a nossa força é o nosso optimismo e confiança! E isso não há Gregos ou Socialistas que nos tirem!

Por isso, e apesar dos eventos deste fim-de-semana, continuemos com as bandeiras erguidas e gritando: FORÇA PORTUGAL!

sábado, junho 12, 2004

New York, New York




Mannahatta

I was asking for something specific and perfect for my city,
And behold! Here is the aboriginal name!

Now I see what there is in a name, a word, liquid, sane, unruly, musical, self-sufficient;
I see that the word of my city is that word up there,
Because I see that word nested in nests of water-bays, superb, with tall and wonderful spires,
Rich, hemm’d thick all around with sailships and steamships—an island sixteen miles long, solid-founded,
Numberless crowded streets—high growths of iron, slender, strong, light, splendidly uprising toward clear skies;
Tide swift and ample, well-loved by me, toward sundown,
The flowing sea-currents, the little islands, larger adjoining islands, the heights, the villas,
The countless masts, the white shore-steamers, the lighters, the ferry-boats, the black sea-steamers well-model’d;
The down-town streets, the jobbers’ houses of business—the houses of business of the ship-merchants, and money-brokers—the river-streets;
Immigrants arriving, fifteen or twenty thousand in a week;
The carts hauling goods—the manly race of drivers of horses—the brown-faced sailors;
The summer air, the bright sun shining, and the sailing clouds aloft;
The winter snows, the sleigh-bells—the broken ice in the river, passing along, up or down, with the flood tide or ebb-tide;
The mechanics of the city, the masters, well-form’d, beautiful-faced, looking you straight in the eyes;
Trottoirs throng’d—vehicles—Broadway—the women—the shops and shows,
The parades, processions, bugles playing, flags flying, drums beating;
A million people—manners free and superb—open voices—hospitality—the most courageous and friendly young men;
The free city! no slaves! no owners of slaves!
The beautiful city, the city of hurried and sparkling waters! the city of spires and masts!
The city nested in bays! my city!
The city of such women, I am mad to be with them! I will return after death to be with them!
The city of such young men, I swear I cannot live happy, without I often go talk, walk, eat, drink, sleep, with them!


Walt Whitman, Leaves of Grass ~ 1900

Álbum de viagens

Decidi que vou começar a por no meu Blog fotografias dos lugares que mais gosto e que já visitei. É uma forma de fazer uma espécie de álbum de memórias das viagens e dos lugares que me marcaram.

Vou começar com uma das cidades que mais gosto e da qual guardo as melhores recordações. Cidade que nunca dorme, cidade em que o barulho e a agitação são constantes. Quando lá cheguei, tive um verdadeiro choque - era o tamanho desmesurado de tudo que me fazia sentir uma formiguinha, era o barulho incessante, o fumo, os cheiros... tudo era grandioso e gigantesco. Cidade que nos esmaga pela sua dimensão mas também pela sua beleza única e vida incomparável. Depois de uma primeira impressão tão forte e marcante, veio a paixão. Igualmente forte e arrebatadora!

Posso dizer, com alguma segurança (apesar da pouca idade!) que é uma das cidades da minha vida e talvez aquela à qual mais gostaria de voltar.




New York, «city that never sleeps»!

sexta-feira, junho 11, 2004

Ameaça Terrorista

Ouvi agora, uma notícia TVI, que dá conta da detenção, no Porto, de 14 árabes que se presume terem ligações à Al-Qaeda e que um 15, vindo da Holanda, continua 'a monte', passo a expressão. Consta que este 15º elemento seja um operacional muito próximo da organização de Bin Laden. A conclusão, do pivô, é que a ameaça terrorista no Euro 2004 é bem real.

Pela minha parte, prefiro pensar que Portugal ainda está fora da rota do terrorismo internacional e que o Euro 2004 acontecerá sem sobressaltos e atentados.

Passando a outros assuntos, igualmente importantes, apesar do Euro e dos Santos, o meu fim de semana será dedicado a isto:



Não é um grande programa, convenhamos, mas tem que ser! É o último esforço e vale a pena apostar!

Cambridge III



I don't know why, but this reminds me of Hogwarts Great Hall... Will I find here 'Nearly Headless Nick', or better, Sir Nicholas Mimsy-Porpington?

Cambridge II



Beautiful red brick victorian building - Queen's College, Cambridge.

Cambridge I



A romantic view of Queen's College, in Cambridge.

PORTUGAL



Comemorou-se ontem mais um dia de Portugal e, subitamente, parece que uma onda de patriotismo se abateu sobre o nosso país e é ver bandeiras a esvoaçarem nas varandas e nos carros como que a demonstrar, a quem queira ver, que nós temos orgulho em ser Portugueses.

Este fenómeno é tão mais estranho quanto, por natureza, nós não somos um povo com orgulho na nossa História, no nosso passado, nas nossas cores e nos nossos símbolos. Poucos saberão cantar o Hino Nacional, de fio a pavio, sem se enganarem na letra, e contar-se-ão pelos dedos os que sabem explicar as cores e os símbolos da bandeira - sobretudo agora que as bandeiras 'made in china' trocam os castelos por pagodes perante a passividade geral (!). A verdade é que 'Patriotismo' não é um vocábulo muito utilizado nas terras lusas e o tradicional 'nacional-pessimismo' leva-nos a estar constantemente no bota-abaixo do que é bom, apesar de português!

Surpreendentemente o Futebol tem o condão de modificar esta maneira de ser lusa e parece que a promessa de uma vitória retombante num Campeonato de Futebol nos devolve o orgulho de sermos Portugueses.

É pena que só à conta do Euro os Portugueses demonstrem o orgulho que têm na sua pátria e que, depois de 4 de Julho, tudo volte ao marasmo, ao pessimismo e o desporto rei volte a ser o muito apreciado 'bota-abaixismo'!

Apesar destas considerações, mais ou menos desencantadas, naturalmente que espero que a Selecção Nacional ganhe o Euro e mostre a verdadeira raça lusitana - gente que luta, que acredita, que sonha e que conquista! No futebol, como na vida!

Vamos devolver o sonho aos portugueses e vamos provar que podemos vencer, nos relvados, na economia, na política e na cultura!!!

Viva Portugal!

quarta-feira, junho 09, 2004

Ronald Reagan



Não tinha ainda escrito sobre uma grande perda para o mundo ocidental, que aconteceu no início desta semana, com a morte de Ronald Reagan, que vai estar hoje em câmara ardente em Washington, no Capitólio, sendo as cerimónias fúnebres realizadas na próxima 6ª feira, na presença do Presidente George W. Bush, dos ex Presidentes Bill Clinton e George Bush e da antiga Primeira Ministra Britânica, Dame Margaret Thatcher.

Ronald Reagan chegou à Casa Branca em 1981 e testemunhou dos períodos mais marcantes da história recente. Foi Presidente numa época em que, um pouco por todo o mundo, eram grandes os líderes, quer à esquerda que à direita, de entre os quais não podemos deixar de destacar Margaret Thatcher, Helmut Kohl e Mikhail Gorbachev.

Foi Reagan o grande mentor da queda do comunismo; lutou pela democracia e pela liberdade; prometeu a recuperação económica e a América conheceu 8 anos de prosperidade; defendeu a paz mas nunca quebrou a vontade de ver desmantelada a cortina de ferro; e pretendeu impor a América como "the moral balance".

Será que foi bem sucedido? Penso que sim. O Mundo, tal como o conhecemos hoje, muito deve a homens como Reagan.

As suas palavras, no Inauguration Speech, deram o mote do que seria a sua presidência: «Government is not the solution to our problems; government is the problem.»

Para a história fica, ainda, outra citação que muito gosto: «America is too great for small dreams.»

Um esclarecimento

À semelhança do que fizeram outros Blogs ponderei se deveria tirar os posts nos quais mencionava o Professor Sousa Franco e, em jeito de brincadeira e provocação, comentava os acontecimentos da campanha.

Entendo que não devo fazê-lo. O respeito pelo Homem passa por preservar a sua memória e isso implica que mantenha os textos nos quais o criticava politicamente, na medida em que foram escritos num contexto de campanha eleitoral que, por diversos motivos, se tornou extremada, e pretendiam tão só defender as ideias do partido do qual sou militante da coligação que apoio.

Esses textos acabam por ser prova do empenho, da força e da convicção que o Professor Sousa Franco pôs na defesa das suas ideias, não evitando ser polémico e mordaz (e, em alguns casos, atacar violentamente aquele que considerava ser o adversário) e que, por isso mesmo, muitas vezes chocaram com as minhas posições merecendo, por isso, crítica política, também ela convicta e, algumas vezes, irónica.

É, pois, em nome da memória que nada apago mas que mantenho o pesar e a tristeza pela morte do Professor Sousa Franco, sobretudo nas circunstâncias dramáticas em que aconteceu.

Campanha de Luto

Estava a preparar um post (meio na brincadeira) sobre os acontecimentos hoje em Matosinhos, quando fui literalmente surpreendida pela notícia de que o Professor Sousa Franco teria sofrido um ataque cardíaco.

Já estando a escrever este texto soube que o Professor Sousa Franco acabou por falecer no hospital.

Face a este acontecimento tudo o que iria escrever perdeu o sentido porque esta não é hora para fazer brincadeiras.

Apesar de ser adversário da Força Portugal e ter atacado violentamente o CDS-PP, prefiro, neste momento, recordar Sousa Franco como meu Professor de Finanças Públicos ensinando, de forma entusiasmada, o funcionamento das finanças europeias (tema de que muito gostava)e tentanto explicar como se fazia um Orçamento de Estado (embora, na verdade, eu nunca tenha chegado a perceber!) As aulas invariavelmente acabavam 40 minutos depois da hora prevista e consta que nas orais era bastante acessível (eu dispensei directamente com um fabuloso 13, que ainda hoje não consigo justificar!)

Espero que o Partido Socialista, que se tem portado tão mal nesta campanha, não pretenda aproveitar politicamente este triste acontecimento.

terça-feira, junho 08, 2004

Sorry, Sorry, Sorry, Sorry, Sorry


Deixei-me entusiasmar e meti, literalmente, a pata na poça!!!!

Pois não é que estava eu a querer escrever um post civilizado e acabo a insinuar que a Dr. Ana Gomes usa cinta????????

Isto é um insulto. Verdadeiro e próprio. Ao nível dos óculos... e da careca...

E lá diz o ditado, pior a emenda que o soneto! Não é que acabei de me insultar a mim própria dizendo que tenho 'patas'????? Patas têm os burros. Logo, chamei-me burra.

Conclusão, INSULTEI-ME!!!!

A dança das cadeiras

Um amigo, num Blog de que muito gosto ;), resolveu chamar, pertinentemente, a nossa atenção para a mudança operada na lista do PS.

Segundo ele, Sousa Franco já não é o candidato ao PE, sendo agora Presidenciável, e é António Vitorino que o vai substituir nas Europeias! Até faz sentido... mas se estão numa onda de mudança, lá pelos lados do Largo do Rato, que tal Ferro Rodrigues para Juiz do Tribunal Constituicional, Paulo Pedroso para candidato a Primeiro Ministro em 2006 (coligado com o Sindicato dos Padeiros), Mário Soares para líder da JS, já (!), (de velho se torna a menino!) e Ana Gomes para Presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta (assentava-lhe bem, digam lá!)

Com esta troca de cadeiras talvez aquela gente (upps, será que isto já é insulto???) organizasse, at last, aquelas cabecinhas que andam tão baralhaditas.

Cá pela nossa parte, continuamos a cantar «É Força Portugal!!!!»

Salvador Dali

Vi na Bomba Inteligente um curioso teste que nos diz que tipo de génio louco somos. Tal teste vem, por isso mesmo, no perfeito seguimento das construções de Ludwig e das composições de Wagner.

Não deixem de experimentar!





Faça você também Que
gênio-louco é você?
Uma criação de O Mundo Insano da Abyssinia


Força Portugal



As Eleições Europeias continuam a dar que falar e continuarão. Pelo menos até ao próximo sábado, quando o tema se esgotar. Sim, V.Exas leram bem... não estou a falar de domingo, dia em que todos iremos votar. Estou a falar do acontecimento do próximo Sábado, dia 12, às 17.00, no Estádio do Dragão. A partir desse momento nenhum outro assunto haverá para além dos golos, das faltas, dos cartões, dos jogadores, das fintas, das faltas, etc...

Mas até esse dia glorioso chegar, os portugueses vão ter que se contentar com os fait-divers de uma campanha que parece que nunca mais começa!

Como apoiante da Coligação FORÇA PORTUGAL, tenho que confessar que me tenho divertido imenso com o desnorte do Partido Socialista. Parafraseando o candidato Bloquista, o PS anda em ziguezague. Ataca à direita, finta à esquerda, falha o golo e ainda leva um cartão vermelho, mesmo no fim do jogo!

Mas a diversão não basta, e aquilo que eu gostaria de ver era um amplo debate sobre a Europa na Sociedade Portuguesa, numa altura em que os 25 se preparam para aprovar algo tão importante e, porque não dizer, polémico, como o Tratado Constitucional. Um debate sério, aprofundado sobre os desafios de uma Europa a 25 e sobre futuros alargamentos e/ou parcerias estratégicas – casos da Turquia, Rússia, Israel, Magrebe, etc. Gostaria de ver discutida a relação Euro-Atlântica e qual a ideia da UE para a Nato e a sua relação com a PESC. São questões importantes, fundamentais, em relação às quais andamos todos alheados e para as quais também não tenho visto respostas por parte dos candidatos da oposição!

A bem da verdade, a única questão ‘europeia’ sobre a qual o PS tem falado é o suposto ‘euro-cepticismo’ do CDS! É pena que o Professor Sousa Franco não saiba o que é ser Euro-céptico e confunda a posição de um partido que quer mais Europa, ainda que construída com pequenos passos, mas firmes; feita com e para os povos e não contra eles; solidamente apoiada pelos Estados e pelas Nações ao invés de Federalista, com euro-cepticismo! É pena, mas é o adversário que temos! E é o mesmo que confunde Direita com Extrema-Direita, com Fascismo, com Racismo e com Xenofobia. Que confunde o grupo Europeu UEN, com neo-fascistas, pretendendo, com isso, dizer, naturalmente, que a actual Presidência da UE é perigosamente extremista de Direita!

Como dizia outro senhor que, noutro jogo, ainda no primeiro tempo se fintou a si próprio ‘fugindo’ do campo, «é a vida»!

Nós queríamos discutir a Europa. Eles preferem os padeiros, os apitos e outros artefactos igualmente interessantes. Temos pena, mas é esta a Esquerda Que Temos!

Pode ser, já que acham tanta graça a metáforas, que domingo fiquem contentes de levar um grande melão para casa!!!!!!!!

Força Portugal!

segunda-feira, junho 07, 2004

Pelo Sonho É Que Vamos



Schloss Neuschwanstein, um lugar de Sonho, na Baviera!


Pelo sonho é que vamos.
Comovidos e mudos,
Haja ou não haja frutos
Pelo sonho é que vamos.

Basta a fé naquilo que temos
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos,
Basta que a alma dêmos,
Com a mesma alegria,
Ao que desconhecemos e
Ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não Chegamos?

Partimos,Vamos,Somos!

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban



Pos terras de Sua Magestade, Harry Potter and The Prisoner of Azkaban, estreou dia 4 de Junho. Por cá teremos que esperar até 29 de Julho.

Não percebo porquê este 'gap' entre a estreia Mundial e a nossa estreia nacional, mas vou ter que me habituar à ideia de esperar até finais de Julho para ver o terceiro capítulo da saga de Harry Potter no grande ecrã. E sendo que a estreia Portuguesa é a 29 de Julho talvez prefira esperar e ir vê-lo a Londres, poucos dias depois!

Mesmo com mais de um mês de atraso, sempre tem mais 'style'!

Blogs

Como bem diz o sempre certeiro Crackdown, parafraseando outro senhor com um QI bem acima da média, Descartes, «Blogas logo existes».
Pois não é que é mesmo verdade????
Desde que comecei esta brincadeira de 'blogar', foram vários os amigos que se decidiram a entrar no mundo dos Blogs e começam a dar os seus primeiros passos!
Por causa deles a lista de links terá que sofrer algumas alterações!

300 visitas

Em apenas 5 dias estou a comemorar 300 visitas. Não será, necessariamente, um record imbatível, mas é um resultado bastante satisfatório! Sobretudo a se atendermos ao facto extraordinário de em 2 dias não ter feito rigorasamente nada neste Blog e, nos restantes, nada ter 'postado' de grande interesse!

Mas o facto é que, ainda assim, toda a gente gosta de me ler!!!! É inegável, sou uma quase CELEBRIDADE da Blogosfera! Facilitando as coisas, eu estou para os Blogs como a Julia Roberts está para os filmes, como o Picasso está para a pintura ou como a Madonna está para a música! Somos fenómenos comparáveis!!!!

Ninguém quis saber mas eu digo na mesma, o exame de sábado correu, digamos que, mais ou menos! O caso prático era fácil... nada que não tenha resolvido com relativa facilidade e conhecimento! O pior foram as perguntas teóricas, sobretudo aquela sobre as medidas anti-abuso que constam das ADT portugueses! Lá para segunda feira que vem saberei a nota e depois partilho com esta maravilhosa audiência esse grande momento de emoção!

Por agora tenho um trabalho de Contratação Pública para fazer e preparar o próximo exame, dia 21!

Mas, até lá, blogo!!!!

sexta-feira, junho 04, 2004

Informações úteis

1. As Directivas Comunitárias em matéria de tributação de lucros entre empresas associadas sobrepõem-se às convenções bilaterais para evitar a dupla tributação.

2. O princípio da territorialidade tomado em sentido objectivo vem sendo progressivamente abandonado optando os Estados por critérios como a residência (para as pessoas singulares) ou a direcção efectiva (para a pessoas colectivas).



Agora digam-me como pode alguém sobreviver no mundo de hoje sem saber isto????

A história das quotas

Agora que descobri a forma de contornar os obstáculos e 'postar' em directo do meu centro de estudo intensivo, não quero outra vida!

É que no meio das convenções, das directivas, dos artigos, dos número e das alíneas faz bem vir 'desstressar' ao Blog!

Devo dizer que no meio do Direito Fiscal, a polémica em torno das mulheres e dos fogões me passou um pouco ao lado, mas tal foi o grau de crispação que a coisa atingiu que é impossível não falar do assunto!

Parece que o Ministro da Saúde está preocupado com a falta de rapazes nos cursos de medicina e quer impor quotas. O argumento, segundo creio, é que as futuras médicas terão menos tempo para se dedicarem à profissão (por serem mães) que os futuros médicos e como tal isso resultará em complicados problemas no SNS, que o Ministro está já a antever.

Mas digam-me cá uma coisa, Medicina não é por acaso aquele curso com médias absurdas (tipo 18,5) em que só entram os génios???? Pois se a maioria dos 'génios' são raparigas não há nada a fazer! No futuro teremos mais médicas que médicos. E depois????

Não há pachorra para a história das quotas, quer sejam elas para as mulheres ou para os homens, porque elas serão sempre uma forma de impor o que naturalmente não acontece e, neste caso, seriam uma forma de subverter as regras do mérito! Entra para Medicina quem tem qualidades, competência, inteligência e média para isso. São mais as raparigas que o conseguem? Paciência!

Mas o que acontece em Medicina passa-se em vários outros domínios! Felizmente a Ministra da Justiça é mulher, caso contrário também se lembraria de impor quotas para rapazes nos cursos de Direito, na medida em que, após anos de domínio masculino, as mulheres começam a dar cartas na advocacia, na magistratura (ainda esta semana tomou posse a primeira Juíza do STJ!) e na vida académica!

Na lógica do Ministro da saúde não tarda nada ainda veremos Tribunais encerrados por licença de parto!!!!

Haja paciência!!!!!

quinta-feira, junho 03, 2004

Chica-esperta

Eu sabia que os computadores aqui da Biblioteca (onde estou em reclusão de estudo) não deixavam entrar no Blogger e como tal pensava eu, na minha santa ingenuidade, que não conseguiria 'postar' nada nestes dias!

Enganei-me! Afinal há formas de contornar os obstáculos e eis-me aqui, a poder escrever 'quelques lignes' no meu Blog. Perguntarão vocês como consegui esta proeza... pois é, é a chico-esperteza típica portuguesa!

Pois bem, para colocar um comentário num Blog amigo tive que fazer login... depois de deixar no dito Blog o que me parecia pertinente, decidi experimentar clicar no símbolo do Blogger e eis que me aparece o meu Dashboard!!!!!

Não é fantástico???? Sinto-me verdadeiramente inteligente!

Se ao menos me sentisse assim ao olhar para aquele livro do Professor Alberto Xavier!!!!

quarta-feira, junho 02, 2004

O Big Brother chegou às EUROPEIAS

Não resisto a um breve apontamento sobre a campanha para as Europeias de 13 de Junho: todos já sabemos que a campanha para o Parlamento Europeu não mobiliza ninguém e que os portugueses não estão minimamente interessados nestas eleições. Deste modo, o principal objectivo dos candidatos é lutar contra a abstenção.

Eis senão quando, num fantástico gesto patriótico, todos os candidatos se unem num pacto secreto para tornarem a campanha interessante e mobilizadora. Como o fazem???? Fazendo de tudo isto um imenso Big Brother onde não faltam os mexericos, os insultos e as birras!

Se não acreditam, vejam os últimos acontecimentos da campanha:

1. Sousa Franco diz que o PP é xenófobo e racista. Isto, é claro, para além de ser de extrema-direita.

2. O porta voz do CDS, António Pires de Lima, pede para Sousa Franco pedir desculpa, ao que este responde que não fala com o PP porque este partido está 'fora da democracia'. O Professor que se decida: ou fala ou não fala! Assim é que não dá, falar ele continua a falar, a diferença é que depois não nos ouve! (E não se leia aqui qualquer insulto, não é esse o caso!)

3. Miguel Portas, depois de fazer as suas brilhantes intervenções sobre o Iraque, as torturas praticadas nas prisões iraquianas e outros temas naturalmente Europeus, encontrou novo mote: o aborto! Pelo menos não se pode dizer que não seja um tema Europeu... é. Mais, é um verdadeiro tema Universal!

4. Manuel Monteiro diz que tem como ambição chegar a Primeiro Ministro! Mas começar por Euro-Deputado já não ía nada mal, não é???

Desta forma que Português não presta atenção à campanha???? Isto é melhor que Dali, puro SURREALISMO!!!!!!


Feito este 'parentesis', volto às directivas e às convenções para eliminação da dupla tributação.

Pondo a casa em ordem...

Comecei hoje nesta vida de Bloggista a solo e vou ter já que abandonar o meu Blog...

É verdade, lamento desapontar o meu imenso clube de fãs mas terei que fazer uma pausa na minha actividade bloggistica (la faculté oblige)!

Depois do exame de Fiscal Internacional prometo que volto, em força e cheia de ideias!

Verde

Mudei do rosa para o verde...

Não está perfeito mas sempre gosto mais! Espero sugestões e comentários!!!!

A Primeira Aventura

Pois é, tenho que escolher um template e não acho grande graça a nenhum dos que o Blogger me oferece!

Como nada percebo de HTML vou ter mesmo que me contentar com um daqueles modelos pré-fabricados e escolher o menos mau!

Não estou a gostar deste rosa shocking...

Bem, aproveito a hora de almoço para tentar por este Blog com um visual mais giro e mais dentro do espírito!

Até já...

A Inauguração

Dois amigos muito queridos resolveram criar as suas casas na Blogosfera. Eu para não ficar atrás decidi que já era tempo de me lançar, a solo, no mundo dos Blogs!

Eis o resultado. Não sei bem que irá sair daqui mas numa aventura nunca sabemos muito bem o rumo que tomaremos!

Que esperar deste novíssimo «Some Like it Hot»? Não sei... mas há-de ser qualquer coisa «muito à frente»! Like it, or not!