terça-feira, agosto 30, 2005
Pelo sonho é que vamos
Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo Sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.
Chegamos? Não chegamos?
-Partimos. Vamos. Somos.
Afinal o Michael tinha razão
Porque, segundo uma notícia TVI e o próprio Genea Portugal, o Presidente Bush descende do D. Afonso Henriques. E, muito provavelmente, herdou do tetra-tetra-tetra-tetra-....... avô a vontade de lutar contra os Mouros!
Assim se vê que o culpado da guerra do Iraque foi o nosso Afonsinho, que sempre foi um miúdo conflituoso que antes de arranjar problemas com os mouros já se tinha 'chateado' com a mãe e com os primos galegos!
Ganda miúdo aquele!!!!!!!!!!!
Ginny??????? disseram Ginny???????????
Agora que os testes sobre o fabuloso mundo do Harry Potter brotam na net, roubei este à Angela para descobrir que eu sou a Ginny Weasley, já que ninguém 'ama' mais o Harry do que eu (a Ginny)... para além de que sou o protótipo da inocência (eu bem dizia!!!!)... Só não percebo como é que é possível eu ser a Ginny, se eu não tenho cabelo ruivo!!!!!!!
Bem, o que vale é que a Ginny é quem, no final, fica com o herói da história... o que me vai acontecer também! Vou passar a andar mais atenta às cicatrizes!!!!!!!!
Which HP Kid Are You?
domingo, agosto 28, 2005
I'm a Gryffindor!!!!!!!!!!!!!!!
The sorting hat says that I belong in Gryffindor!
Said Gryffindor, "We'll teach all those with brave deeds to their name."
Students of Gryffindor are typically brave, daring, and chivalrous.
Famous members include Harry, Ron, Hermione, Albus Dumbledore (head of Hogwarts), and Minerva McGonagall (head of Gryffindor).
Take the most scientific Harry Potter
Quiz ever created.
quinta-feira, agosto 25, 2005
Na moda
As 'ventoinhas'! Acabei de ver uma reportagem na TVI sobre elas... isto realmente nada como eu começar a falar uma coisa para ela se tornar tema de conversa se meio mundo!
Pés
Isto voltar de férias com um pé estragado não é uma boa ideia... ando coxinha e de muleta e embora engula dois comprimidos contra as dores de doze em doze horas, estas não estão a melhorar grandemente...
Por isso, agora durante uns tempos nada deste género de sapatos...
quarta-feira, agosto 24, 2005
PARABÉNS DIOGO
Um quarto de século é uma idade marcante! É diferente de 24 ou de 26. É um número redondo, metade de 50 e um quarto de 100! Significa que já viveste um quarto da tua vida e que estas agora a entrar na melhor parte dela!
Os primeiros 25 anos são a adaptação, o crescimento, a aprendizagem e a 'asneiragem'... daqui para a frente é a sério! Por isso a responsabilidade, meu caro Diogo, não é brincadeira!!!!!
Miúdo, MUITOS PARABÉNS!
terça-feira, agosto 23, 2005
O amor anda no ar nos livros do Harry Potter
Já há muito tempo que eu andava a ver que a J.K. Rowling estava a preparar um romance entre os dois melhores amigos do Harry Potter, a saber Miss Granger e Mr. Weasley, aka Ron e Hermione.
Ao longo dos vários livros eram deixados indícios mas neste último é definitivo que o Ron e a Hermione estão apaixonados um pelo outro, embora não o admitam (longe disso!). Aliás, embora a relação dos dois sempre tenha sido tudo menos pacífica, neste último livro o conflito latente chega ao ponto das duas pesonagens se deixarem de falar em virtude de sucessivos mal entendidos. Claro que, no meio da confusão, quem já não sabe o que fazer é o pobre Harry que além de ter que se preocupar com o Lord Voldemort e com os ciúmes que sente da "sua" Ginny, tem que continuar ser 'melhor amigo' de duas pessoas que não se falam.
Pois bem, já se está a ver que no último livro, ao fim de 7 anos em Hogwarts, lá vamos ter o casalinho Ron e Hermione... e eu discordo!
Desde o princípio sempre achei que a Hermione devia ficar com o Harry, na medida em que eles fazem o 'perfect match'. Ele o feiticeiro talentoso em virtude do seu nascimento e do facto de ter sobrevido ao ataque do Lord Voldemort e ela a bruxinha estudiosa e 'marrona' que sabe sempre os livros na ponta da língua! Enquanto Harry é o símbolo da inteligência inata e do instinto, Hermione representa a inteligência mais teórica, o estudo e o método. Complementam-se!
Mais, durante os 6 anos em que acompanhámos as aventuras do Harry Potter, percebemos a grande cumplicidade e amizade que liga o Harry e a Hermione, e por isso também achava que era com ela que o Harry deveria ficar...
Mas a JK Rowling discorda da minha opinião e parece destinar a Miss Granger ao Ron, apesar dos dois se darem mal deste o primeiro ano de Hogwarts e da sua relação fazer faísca! Eu bem sei que muitas vezes estes são sinais de que 'o amor anda no ar', mas continuo a achar que apesar da relação amor/ódio das duas personagens eles não ficam bem... é que não ficam!
Por isso ando a fazer lobbying pela dupla Harry/Hermione!
Oh que saudades da Britolândia
Depois de dois dias aqui no Portugalito já se foi este grande patriotismo e já só se pensa na próxima incursão pela Britolândia... que mais não seja porque lá não tenho o nariz sempre entupido, não fico com o cabelo impossível de se pentear e não oiço as tragédias do costume: "incêndios incontroláveis"; "sporting a perder"; "défice, défice e mais défice"; PM chamado Sócrates, e outras histórias do género!
Será possível que o patriotismo cresça à mesma proporção das milhas que nos separam deste pedaço de terra à beira mar plantado???
Se assim for o Diogo vai ficar o mais patriota dos portugueses.
segunda-feira, agosto 22, 2005
Para subcrever o manifesto contra os acentos,
basta mandar um email para slih2005@yahoo.com, com o subject "subscrição de manifesto".
Quanto mais assinaturas melhor! A bem de Portugal, contra os acentos!
Manifesto contra os acentos*
Já de volta a casa, estou destreinada de usar acentos. Se os 'patrões' não se importarem vou comprar um teclado bife para mim.
E sabem porque? Porque por cada palavra com acentos é mais 1 segundo que perdemos a escrever. Pois num texto de 1000 caracteres, em que é possivel ter cerca de 20% de acentos, cedilhas, 'tracinhos se' e etc..., são mais 200 segundos que se perdem, ou seja 3,3 minutos.
Se aumentarmos o tamanho do texto e pensarmos, por exemplo, num memorando, que terá não menos do que 15.000 caracteres, mantendo a proporção de acentos e cedilhas, teremos qualquer coisa como 50 minutos que se perdem só para colocar acentos!
Com base nesta teoria que acabo de criar, a abolição dos acentos parece-me uma medida de racionalização económica que, em última análise, servirá de combate ao défice!
Abaixo os acentos! Viva os teclados ingleses!!!!!!!!!!!!!!!!
________________________
* Pode mesmo acontecer que algum me tenha escapado, porque depois de estar 15 dias a escrever em teclados bifes, e complicado lembrar-me de ir aos acentos!
quarta-feira, agosto 17, 2005
Falando em comida...
Na Idade Media o pao, ao fim de tres dias, era cortado ao meio e dessas metades faziam-se pratos. Como o pao era tao duro, tao duro, os pratos nao absorviam nada e eram os recepientes perfeitos para a comida. Anos mais tarde estes pratos de pao foram substituidos pelos de madeira, que ao que consta, nenhuma vantagem tinham relativamente aos seus predecessores!
Spinach Pie
Pensem numa tarte de espinafres, como aquelas que ainda hoje nos comemos. Agora deixem-se transportar para a Inglaterra isabelina, onde tal prato ja era confeccionado com frequencia.
Pois bem, nessa altura uma normal quiche de espinafres comia-se da seguinte forma: passava entre os varios comencais, sendo que cada um tirava com uma colher parte do recheio da tarte. Depois de todos se terem servido, ficava a base da tarte (feita de massa, tal como as nossas!) que, imaginem, nao so nao se comia como era reutilizavel ate 8 vezes!
Disgusting!
Durao Barroso
Parece infantil mas eu fiquei feliz por ver que toda a gente conhece o 'Barroso'. O pior e acharem que ele e espanhol!
Ils sont fous ces anglais III
Eu vou fazendo aqui no Blog o 'bestiario' das coisas fantasticas que os ingleses dizem ou fazem... a ultima foi descobrir que na era pre-pre-historica Inglaterra estava mais ou menos no local onde hoje esta Marrocos*. Acontece que com os movimentos tectonicos, a actual Ilha acabou por se desprender do continente africano e deslocar-se para a sua actual localizacao.
Eu podia agora fazer piadas muito mazinhas!!!!!!!!!!!!
_____________________________________
Nuno, se a geografia se mantivesse ja podias vir jantar comigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
terça-feira, agosto 16, 2005
Razoes para gostar de Oxford
Richard Burton, Exeter College
Hugh Grant, New College
And, last but not the least (0n the contrary!)
Dame Margaret Thatcher, Sommerville College
Piada politica do dia!
Atendendo a grande vontade dos nossos governantes em levar a 'coisa' para a frente, se na minha ausencia a Ota ja tiver sido construida, agradeco que avisem o motorista do PM para me ir buscar ao aeroporto (domingo as 22).
E que nao trouxe € suficientes para o Taxi!!!!!!!!!!!!
No news
Uma das vantagens de estar num College que permanece no seculo XVIII e nao saber as noticias, o que, em geral, e uma boa noticia!
Enquanto isso em Portugal...
sera que o Primeiro Ministro comeca a ser queimado*???????????????????????
_____________________________________
* Grande regresso Paulo!
_____________________________________
* Grande regresso Paulo!
Henry VIII
Aqui por estas bandas o senhor e um verdadeiro heroi! Ninguem quer saber se ele matou varias das suas mulheres, se mandou cortar a cabeca ao seu melhor amigo (Thomas More), se retirou a confianca ao seu mais fiel cardeal (Wolsey), se fundou uma nova religiao so porque lhe apeteceu ou se desbaratou todo o dinheiro herdado de Henry VII na construcao de palacios (consta que quando morreu tinha 60 palacios!)
O que interessa e que Henry VIII era o mais belo e elegante rei europeu do seu tempo, deixando o Rei de Franca a kilometros de distancia no que tocava ao seu guarda roupa e a sua natural elegancia e estilo!
Eis o maior dos reis Ingleses, na sua pose de jogador de rugby!
segunda-feira, agosto 15, 2005
Estou zangada com a JK Rowling...
...porque no final de 600 paginas o grande final e a morte do Professor Dumbledore e a descoberta de que o Half Blood Prince era afinal o Professor Snape que, tal como eu imaginava, continuava do lado do Lord Voldemor! Nao acho bem!
E agora mais nada nos resta que esperar mais dois anos para saber o que acontece, a seguir, ao Harry Potter!
E agora mais nada nos resta que esperar mais dois anos para saber o que acontece, a seguir, ao Harry Potter!
Enquanto isso, em Oxford
Como ja todos sabem, passei o fim de semana na cidade rival de Cambridge e esta e a prova do crime: eu tendo como pano de fundo a Bodleian Library, a maior do Reino Unido!
Foi giro, sobretudo por estar com o Diogo, o unico portugues que vi em 8 dias, mas tambem porque vale sempre a pena conhecer uma nova cidade, mesmo que no final de chegue a conclusao que Cambridge e muito mais giro!!!!!!!!!!
E se Cambridge tem a sua Bridge of Sights, claro que Oxford nao poderia ficar atras e tem uma tambem! Ils sont fous ces Anglais!
sexta-feira, agosto 12, 2005
Quidditch
E aqui sou eu no campo de quidditch de Hogwarts... so nao me aventurei na vassoura porque ando um bocado destreinada da minha tecnica de voo!
Ceilidh
O Ceilidh foi o maximo! Nao so consegui entrar como me diverti imenso... a verdade e que um ano depois continuo a nao atinar com aqueles passos todos, mas tambem nao e isso que e importante! Por outro lado, aprendi e fazer o butterfly embrace escoces e a dar a volta sem o desfazer!
Quem quiser aprender, eu ensino! 5 € e nao se fala mais disso!
In the other town
Afinal sempre pude vir a net antes de 2.a feira, porque o Diogo me deixou na sala de computadores da residencia dele enquanto foi tratar da laundry!
Pois bem, primeiras impressoes sobre "the other city": gosto mais de Cambridge! E mais pequena, mais arrumada, mais cidade universitaria. Oxford e, ao contrario, uma cidade maior e muito mais cosmopolita, mas o que ganha em dimensao perde em charme!
Mas claro, esta imagem e so daquilo que vi da estacao do autocarro ate a residencia, por isso admito que amanha durante o dia possa mudar de opiniao...
quinta-feira, agosto 11, 2005
Ils sont fous, ces anglais! II
Alguem fazia ideia que o primeiro fundador do Castelo de Windsor* foi o Rei Artur e que era ai que estava a sua Tavola Redonda??????????
Aqui por estas bandas consta que assim foi, embora a tal sala da tavola redonda date do seculo XI e o Rei Artur, se alguma vez passou de uma fraude historica, tenha vivido por volta do seculo VI!
A verdade e que o castelo foi fundado por William the Conqueror que quis dar alguma graca ao seu castelo e inventou a historia de que este teria sido a localizacao da mitica Tavola Redonda onde o Rei Artur reunia os seus cavaleiros!
Ils sont fous, ces anglais! I
Alguem fazia ideia que a Abadia de Westminster foi fundada por Sao Pedro? Pois, e verdade! Mesmo tendo tal fundacao ocorrido 9 seculos depois da morte de Sao Pedro, em Roma, a verdade e que os ingleses dizem que a sua abadia foi fundada pelo primeiro Papa e guardiao das portas do Ceu!
Va-se la saber porque!!!!!!!!!!!!
Nao houve trovoada!!!!!!!!!!!!!
Viva! Viva! Viva!*
______________________
______________________
E por incrivel que pareca li mais de 50 paginas do Harry Potter! Ja cheguei a parte em que o Ron e a Hermione nao se falam (porque estao cheios de ciumes um do outro) e suspeito que o Half Blood Prince seja Tom Ridley, tambem conhecido por Lord Voldemor. Mais tres milenios e acabo a leitura!
Hilariante
Imaginem uma sala com 30 computadores, varias pessoas, cada uma no seu computador, e uma delas (that happens to be me!) a rir sozinha a olhar para o ecra.
O que achariam? "Enlouqueceu"!
Mas nao! E isto o que acontece quando estou no messenger com o Nuno e as nossas conversas se tornam perfeito surrealismo! Nuno*, dou-te duas palavras e aposto que te vais rir a ler isto: "pinguins" e "hipopotamo"!
Foi gira a nossa conversa nao foi???????????????
_______________________
Obrigada pela companhia! Es um querido e eu adoro-te (l)!!!!!!!!
quarta-feira, agosto 10, 2005
Evening Lecture
Com tempo de trovoada, hoje a Evening Lecture e sobre "The witches crisis in the XVI century".
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que meeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo!
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que meeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo!
MSN
O MSN e a maior invencao da humanidade, assim como a net e o email! Gracas a estes meios em pouco tempo, e sem gastar dinheiro, falei com a mae, com o Diogo (para combinar o nosso fim de semana) e com o Nuno (para matar saudades do meu amiguinho que esteve no Brasil!).
E, para cumulo, escrevi no meu Blog lindo e maravilhoso, que e neste momento o melhor Blog da Bloggosfera nacional e internacional!
VIVA AS NOVAS TECNOLOGIAS!!!!!!!!
E, para cumulo, escrevi no meu Blog lindo e maravilhoso, que e neste momento o melhor Blog da Bloggosfera nacional e internacional!
VIVA AS NOVAS TECNOLOGIAS!!!!!!!!
Hogwarts in Cambridge
Ontem adormeci em cima do Harry Potter and the Half Blood Prince e hoje acordei a achar que estava atrasada para a aula de DADA (Defense Against the Dark Arts) com o Professor Snape. Acham normal?????????
The other town
Sexta-feira vou viajar pela East Anglia ate Oxford, mais conhecida em Cambridge como "the other town", ja que a rivalidade entre as duas cidades nao permite que o nome da outra seja pronunciado! (tipo Lord Voldemor no Harry Potter).
Ja me informei e ha camionetas com partidas regulares para the other town, que demoram cerca de 3.30 a percorrer uma distancia que eu apostaria que se faz em 2 horas (sera uma forma de desincentivar as idas a Oxford?????????)
Mas como estava a dizer, vou para Oxford ter com o Diogo que apesar dos seus afazeres com os chinesinhos ja me prometeu uns passeios pela cidade que, por esta altura, ele ja deve conhecer como as palmas das maos!
Estou naturalmente curiosa por conhecer "the other town" mas aposto que ela nao consegue ser mais bonita que Cambridge!!!!!!!!! (Se repararem eu ja assimilei a maneira de pensar dos Cambridgianos. Ja agora, acham muito mal levar a minha camisola de Cambridge???????)
Portugal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Emigrada, for a while, nas terra de sua majestade (nunca sei como se escreve esta palavra!) assumo definitivamente o papel da patriota e visto a 'camisola' de Portugal cheia de conviccao e orgulho! (Isto apesar de em dois dias ja me terem perguntado se era Russa (!) ou Polaca (!) - sera que eu tenho cara de eslava por acaso????????????)
Querem um exemplo? Na aula de Architecture in Cambridge o Professor perguntou a cada um de nos qual o edificio que mais nos tinha impressionado em termos arquitectonicos. A maioria dos alunos - americanos ou japoneses - falaram das maravilhas do renascimento italiano, dos templos gregos e das piramides egipcias. Os espanhois, para nao darem muito o ar do - eu sou espanhol - tambem resolveram nao falar de nenhuma obra prima castelhana mas de obras universais, como a Catedral de Sao Pedro.
Pois bem, aqui a vossa amiga, que vem de um pais cheio de Monumentos resolveu falar da Torre de Belem (de repente convertida em Tower of Bethlehem). Porque???????? Porque e nossa. Porque e bonita. Porque representa as descobertas, o novo mundo, as novas culturas, os novos horizontes. Porque e de um estilo unico no mundo - o Manuelino. Porque e o simbolo do Portugal grandioso de outros tempos, que foi pioneiro e que deu «novos mundos ao mundo».
Tower of Bethlehem, former prison, built in an unique style called Manuelino (after the King Manuel I), known worldwide for the use of sea elements (like sea shells and twisted rope forms) as ornamentation as a tribute to the discovery of Brazil and of the sea passage to India.
E agora, para completar o quadro, deixo-vos uma musica que eu nao consigo ouvir nestes computadores, mas que fala de Portugal, enjoy it!
Querem um exemplo? Na aula de Architecture in Cambridge o Professor perguntou a cada um de nos qual o edificio que mais nos tinha impressionado em termos arquitectonicos. A maioria dos alunos - americanos ou japoneses - falaram das maravilhas do renascimento italiano, dos templos gregos e das piramides egipcias. Os espanhois, para nao darem muito o ar do - eu sou espanhol - tambem resolveram nao falar de nenhuma obra prima castelhana mas de obras universais, como a Catedral de Sao Pedro.
Pois bem, aqui a vossa amiga, que vem de um pais cheio de Monumentos resolveu falar da Torre de Belem (de repente convertida em Tower of Bethlehem). Porque???????? Porque e nossa. Porque e bonita. Porque representa as descobertas, o novo mundo, as novas culturas, os novos horizontes. Porque e de um estilo unico no mundo - o Manuelino. Porque e o simbolo do Portugal grandioso de outros tempos, que foi pioneiro e que deu «novos mundos ao mundo».
Tower of Bethlehem, former prison, built in an unique style called Manuelino (after the King Manuel I), known worldwide for the use of sea elements (like sea shells and twisted rope forms) as ornamentation as a tribute to the discovery of Brazil and of the sea passage to India.
E agora, para completar o quadro, deixo-vos uma musica que eu nao consigo ouvir nestes computadores, mas que fala de Portugal, enjoy it!
British Weather
Ontem gabava-me do bom tempo Cambridgiano e hoje Deus castigou-me... Nao esta frio mas estao umas nuvens feissimas e ar de que vai chover. Eu so sei uma coisa, se houve trovoada alguem que se meta num aviao e que venha ter comigo, porque eu tenho pavor de trovoadas, ainda mais num quarto com uma janela sem estore (e assim que se escreve?) ou portadas de madeira.
Ai que medo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Autarquicas
O Nuno Van Uden manda um email em que da conta que no proximo dia 12 havera uma accao de campanha com a Dr.a Maria Jose Nogueira Pinto.
A minha pergunta e: quem me da boleia ate ao Cais do Sodre???????
Os ataques
Por aqui nao se sente minimamente o clima dos ataques de Londres, parece outro pais. Se nao fossem os americanos a dizer que viajaram por Edimburgo ou que nao querem ir a Londres eu nem me lembraria que Londres esta em alerta laranja e que fica a menos de uma hora de Cambridge!
terça-feira, agosto 09, 2005
Duroliponte
Este era o nome da cidade romana de Cambridge que hoje, na aula de Architecture of Cambridge, fomos explorar. Bem, nao fomos bem explorar porque nao ha nada para explorar... nem ruinas, nem vestigios, nada! So aquilo que os arqueologos pensam que tera sido a cidade romana de Duroliponte, que se transformou em Cambridge na epoca Vicking, por influencia do nome romano de uma outra cidade, Combretovium, que os Vickings terao confundido com Duroliponte.
Engracado nao e? No meio dos 'vestigios' romanos, visitamos o antigo castelo, que podem ver na imagem infra:
E mesmo a ideia que qualquer um de nos faz de um castelo, nao e???? Bem, o que foi engracado foi descobrir que os romanos, habituados as colinas de Roma, nao concebiam cidades planas, como era o caso de Duroliponte. Assim, 'construiam' colinas como a que se ve na imagem, no cimo das quais construiam os castelos e as muralhas da cidade.
King's College Library
Mais uma fotografia tipo postal... os punts e em fundo a biblioteca do King's College, onde foram filmadas algumas cenas do filme Charriots of Fire.
Beatriz, a 'comuna'
Ontem devo ter passado por comuna, quase de certeza, no meio de um grupo de americanos 'fachos' que achavam o Presidente Bush muito liberal, que eram contra o welfare state que existe na America, que eram contra a imigracao e o facto de em algumas cidades americanas nao haver quase nenhum americano puro (como se isso existisse!) e fortemente a favor da pena de morte (so tinham pena que ela nao existisse em todos os estados!).
No meio disso, e ja a acharem que eu eu era discipula do Louca e da Drago (so nao acharam porque essa malta do BE nao e conhecida na america!), la me perguntaram o que era feito de Salazar. Eu nem queria acreditar... estes americanos serao fas do senhor de Santa Comba???
D. Afonso Henriques vs George W. Bush
Neste momento os meus queridos leitores estao a pensar: "A miuda enlouqueceu, este titulo so se justifica com excesso de sol na moleirinha!"
Passo a contar a historia: estando ontem, depois da lecture da noite a conversa com um grupo de americanos, e depois de lhes explicar onde fica Portugal, que Portugal e uma democracia e faz parte da Uniao Europeia, que temos luz electrica ha uns quantos anos e nao vivemos em palhotas desde os tempos do Viriato (nao falei do Viriato para nao os baralhar!), foi a vez da pergunta fundamental: "and what about muslins? Are there many in Portugal?" Ao que eu respondi que nao, que os nossos imigras sao basicamente africanos das nossas ex-colonias e, actualmente, romenos, moldavos e outros do mesmo genero.
Neste momento, um dos mais cultos resolve dizer: "But Portugal was invaded by muslins..." Eu la lhes expliquei que sim, mas que isso foi ha muitos seculos atras e que Portugal foi fundado por um Rei, D. Afonso Henriques, que nao gostava de mouros, que os combateu e lhes foi conquistando o que e o actual territorio portugues.
E entao chegado o momento hilariante da noite quando um deles diz: "So, your first King was just like President Bush"! Helas.... nem eu resumiria a historia de forma mais perpicaz!
Sunny days
Parece que definitivamente o bom tempo se mudou para Cambridge! (Sera por minha causa???)
A verdade e que depois de 3 dias de tempo rafeiro, ora sol ora nuvens, ora frio ora quase calor, hoje esta um autentico dia de verao portugues! Ou melhor, nao do verao que os lisboetas estao a ter neste momento, pelo que vejo no Lobi do Cha, mas do verao mesmo lisboeta, com sol, calor e muita luz!
Vamos aguardar pelos proximos dias para ver se o tempo assim se mantem ou se voltamos ao inconstante english weather...
segunda-feira, agosto 08, 2005
Me in Cambridge
Ainda a Bridge of Sights, replica da Bridge of Sights de Veneza que, como alguns saberao e uma ponte que ficava dentro de uma prisao e que era usada pelos prisioneiros quando se dirigiam ao cadafalso. A de Cambridge (mais concretamente em St. Johns College) nao tem uma simbologia tao terrivel, mas tambem nao era agradavel para os estudantes, ja que era ao fundo da ponte que eram afixados os resultados dos exames e era para saber esses mesmos resultados que os alunos tinham que a atravessar!
Aqui por tras fica o lugar onde foi filmada a aula de Quidditsh no primeiro filme do Harry Potter!
Primeiro dia de aulas
O meu primeiro dia de aulas foi bastante interessante! Logo pela manha comecei por falar de espionagem na literatura, sobretudo da importancia central da figura de James Bond na forma como o publico normal ve os espioes e os agentes secretos.
Depois, falando de palacios e de politica na epoca tudor, aprendi que houve tempos em que Inglaterra andou pelas bandas de marrocos, mas que com o movimento das placas tectonicas veio parar a sua actual localizacao! Fantastico, nunca tal me teria ocorrido!
Que mais posso dizer? O grupo e completamente heterogeneo, em idades, nacionalidades e formacoes! E, claro, um pequeno fait divers: na aula de Palaces and Politics o professor (que nao so tem imenso jeito para expor a materia como e muito giro!) perguntou a cada um o que fazia e de onde vinha. Eu disse que era portuguesa e advogada (nao valia a pena estar a dizer que era estagiaria que eles nao iam perceber!) o que originou o seguinte comentario: mas em Portugal e-se advogado aos 16? (!) Pois e, aqui na britolandia nao tenho que me preocupar com a idade, ja que eles me tiram mais de 5 anos na boa!
Ainda sobre domingo
Ao fim da tarde, aproveitei para um passeio e fui a Missa na Our Lady and the English Martyrs Church, a unica (acho eu) Igreja Catolica em Cambridge, em que a missa das 6 era em latim! Foi uma experiencia diferente, mas interessante ver como, mesmo em latim e num pais protestante, a missa estava cheia, de sobretudo com pessoas da minha idade!
Um domingo na Britolandia
Domingo foi o meu primeiro dia passado inteiramente na Britolandia, em 2005! Pois bem, depois do stress da janela (que os mais proximos partilharam comigo!) e tendo conseguido perceber o seu mecanismo do 'tranca/destranca' (usado., porem, so na primeira variante!), adormeci a ler o Harry Potter (nao sei o que se passa comigo, mas nao consigo ler mais de 10 paginas do novo livro sem adormecer profundamente!)
12 horas depois acordei e fui proceder a minha inscricao junto da secretaria das Summer Schools, estava tudo em ordem, menos as 25£ pela noite extra que la tive que pagar!
Em seguida, pus-me a caminho da cidade com direito a paragem no Starbucks para tomar o pequeno almoco. Depois de uma volta a pe por Cambridge, la me decidi por um passeio de Punt, que e sempre agradavel e da para ver as vistas! Melhor escolha nao poderia ter feito porque, alem de ter apanhado um tempo relativamente bom (o relativamente e fundamental em inglaterra!), o meu 'driver' era Frances e decidiu fazer-me o passeio na lingua de Moliere ao inves da usual lingua de Shakespeare! Como podem imaginar a situacao foi hilariante!
O passeio valeu algumas boas fotografias e descobrir, com o tal frances, que a palavra GOLF quer dizer Gentlemen Only Ladies Forbiden! So os ingleses!
As I had promissed
Aqui vai a minha primeira foto em terras de sua magestade, uma homenagem as minhas queridas ventoinhas, nao e linda???????
*
________________________
*Atencao, estava pessimo tempo e eu estava dentro do bus (nao sou eu que sou ma fotografa!).
*
________________________
*Atencao, estava pessimo tempo e eu estava dentro do bus (nao sou eu que sou ma fotografa!).
sábado, agosto 06, 2005
Ventoinhas
Esqueci-me de um dado importantissimo! No caminho do aeroporto para cambridge vi uma ventoinha! Claro que tirei logo uma foto. A primeira das ferias! Nao e uma coincidencia engracada?????
Para descansar a familia
Ca estou eu em Cambridge, a postar directly do Mc cyber cafe! Fiquei sem telefone, nao percebo porque deixei de ter rede e com isso comecam as preocupacoes da mae! Mas atendendo a que e o meu telefone (o que nunca conseguiu ter voice mail), ja nao e de estranhar. Tive roaming durante umas horas e agora foi-se! Vou ver o que se passa e em ultima analise compro um cartao ingles!
Indo a viagem, posso dizer que correu muito bem e o excesso de bagagem nao me atrapalhou em nada! Da Portela a Heathrow as habituais 2.30, que eu passei a dormir so interrompendo o sono para comer a bela da sandocha! (A cavalo dado nao se olha o dente e a baguette ate vinha quentinha!) Depois em Heathrow a tambem habitul espera pela bagagem e depois ir a procura da Central Bus Station (que so por acaso e no outro lado do aeroporto!)
Depois comprar o ticket e esperar 20 minutos pelo bus. A bagagem no troley e eu sentada na estacao a ver os que passavam. Chega o bus, dou as malas ao motorista e entro, escolho um lugar ao sol a a prever o desfecho da historia: um ar condicionado do outro mundo! Os bifes devem achar que esta calor!
Duas horas depois cheguei a cambridge (a estacao e perto da downing street, onde fica o crowne plaza) e apanhei um taxi para o college. 5 libras depois estava no Porter's Lodge a fazer check in. Este ano o quarto e no ground floor pelo que nao foi preciso carregar as malas!
No meio de tudo isto nao vi o Diogo, ja que os seus chineses voltaram a oxford as 15.30, hora a que estava a chegar! :( Fica o encontro marcado para o weekend!
Durante a tarde dei um grande passeio mas nao pude ir fazer compras porque no quarto, do prometido fridge, nem sombra!
Agora e por-me a caminho e ficar por Newnham ate amanha!
Foram estas as noticias em directo de Cambridge! See soon!
Indo a viagem, posso dizer que correu muito bem e o excesso de bagagem nao me atrapalhou em nada! Da Portela a Heathrow as habituais 2.30, que eu passei a dormir so interrompendo o sono para comer a bela da sandocha! (A cavalo dado nao se olha o dente e a baguette ate vinha quentinha!) Depois em Heathrow a tambem habitul espera pela bagagem e depois ir a procura da Central Bus Station (que so por acaso e no outro lado do aeroporto!)
Depois comprar o ticket e esperar 20 minutos pelo bus. A bagagem no troley e eu sentada na estacao a ver os que passavam. Chega o bus, dou as malas ao motorista e entro, escolho um lugar ao sol a a prever o desfecho da historia: um ar condicionado do outro mundo! Os bifes devem achar que esta calor!
Duas horas depois cheguei a cambridge (a estacao e perto da downing street, onde fica o crowne plaza) e apanhei um taxi para o college. 5 libras depois estava no Porter's Lodge a fazer check in. Este ano o quarto e no ground floor pelo que nao foi preciso carregar as malas!
No meio de tudo isto nao vi o Diogo, ja que os seus chineses voltaram a oxford as 15.30, hora a que estava a chegar! :( Fica o encontro marcado para o weekend!
Durante a tarde dei um grande passeio mas nao pude ir fazer compras porque no quarto, do prometido fridge, nem sombra!
Agora e por-me a caminho e ficar por Newnham ate amanha!
Foram estas as noticias em directo de Cambridge! See soon!
sexta-feira, agosto 05, 2005
Cambridge
Pois é, depois do Diogo ter anunciado à Bloggosfera inteira que eu estou a caminho de Cambridge, não vale a pena esconder! :)
É mesmo verdade, como há 1 ano, lá vou eu para a Britolândia, como diz a minha amiga Inês (que não tem Blog e por isso não tem link!)
Amanhã às 8.20 da matina começo a minha journey e lá pelas 14.30 devo chegar a Cambridge, se tudo correr bem! E a essa hora lá está o Dioguito, sem os seus chinocas, para me ajudar com a bagagem (adorei a tua opção 3!) e depois vamos passear... E eu, que de sentido de orientação até tenho pouco (!), já conheço relativamente bem a cidade e posso mostrar tudo ao Di! (Cambridge é pequeno e as ruas principais são basicamente três!)
Atendendo à experiência do Diogo no 'punting', não o vou desafiar para um passeio no Cam, mas prometo que lhe mostro a Mathematical Bridge e a Bridge of Sights!
Prometo ir dando notícias cambridgianas aqui no Blog! Se não der, sempre podem ler o Blogadíssimo, onde o Diogo também vai dando conta dos meus passos!
Assinar:
Postagens (Atom)